Projetos de Espaços Residenciais e Comerciais em Foz do Iguaçu

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Sala de Estar Ampla e Sofisticada, Estúdio Luciana Zamecki Estúdio Luciana Zamecki Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Os três espaços residenciais e comerciais que apresentamos neste livro de ideias foram desenvolvidos pelo Estúdio de Arquitetura Luciana Zamecki, que atua na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. A iluminação ganha destaque na sofisticada sala de uma residência e também no resto & lounge bar criado para uma mostra de arquitetura. A cor azul e o mosaico, por sua vez, marcam de forma delicada e discretamente irreverente o banheiro de outra residência. Confira em detalhes todos esses projetos!

1. Projeto Residencial: Sala Sofisticada

Os três projetos que apresentamos neste livro de ideias foram desenvolvidos pelo escritório Estúdio de Arquitetura Luciana Zamecki, sediado em Foz de Iguaçu, no Paraná, e atuando na arquitetura residencial, comercial e gastronômica. A profissional no comando do escritório graduou-se pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC) em 2011, especializando-se mais tarde em um Master em Arquitetura e Iluminação pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG).

Atraída desde sempre pelas artes em geral, assim como pela matemática, Luciana Zamecki encontrou na arquitetura a perfeita união da emoção, da ludicidade, da ousadia e da paixão com a racionalidade, o perfeccionismo e a praticidade. Com a sua especialização em iluminação, o encanto desse conhecimento e de suas possibilidades têm orientado vários de seus projetos. Outra área que a tem fascinado é a arquitetura gourmet, voltada para bares e restaurantes.

Assim, o Estúdio de Arquitetura Luciana Zamecki alia tendências em arquitetura, decoração e lighting design à concepção de projetos com uma linguagem contemporânea que se combina com primor à clássica, sempre com um foco nos desejos e necessidades dos clientes e promovendo a associação entre criatividade e um rigoroso padrão de qualidade em todos os serviços oferecidos.

Na imagem que vemos acima, o projeto de uma sala de estar procura imprimir sofisticação ao espaço. O pé-direito alto confere uma imponência que valoriza o ambiente, além de melhorar a ventilação e dar a sensação de amplitude. Esse mesmo elemento permite a instalação tanto de grandes janelas com longas e elegantes cortinas quanto de painéis e obras de arte.

É preciso chamar ainda a atenção para a opção por tons claros, em especial o bege, que aparece no mobiliário como o sofá de linhas retas e os bancos com estofado em capitonê. Um tom mais escuro foi escolhido para o estofado aveludado das duas poltronas com estrutura em madeira, ambas ladeadas por mesinhas de apoio redondas e escuras. Já a ampla mesa de centro com superfície escura e espelhada é destacada pelo belo tapete com estampa sinuosa e moderna em tons claros e escuros. Os pontos de cor são discretos, mas importantes, aparecendo nos quadros coloridos, nas almofadas em vermelho pálido e nas flores frescas em amarelo.   

Neste ângulo do mesmo espaço, o destaque vai para o belíssimo lustre de cristal que ornamenta a quina entre duas paredes, cuja luz evidencia tanto os belos vasos de porcelana na mesa lateral do sofá e as peças em cristal sobre a mesa de centro. A iluminação da sala se completa com spots embutidos no forro.   

2. Projeto Residencial: Banheiro com Mosaico Colorido

Um mosaico com ladrilhos coloridos sempre cria um efeito encantador em diversos ambientes. No caso deste banheiro, a cor azul foi escolhida como base para a decoração, uma vez que ela transmite a sensação de tranqüilidade sem imprimir um discreto toque de irreverência.  

Nesta primeira imagem, vemos uma faixa de revestimento azul ladeando o espelho acima da bancada aérea e clara da pia, onde se sobrepõe uma cuba redonda e branca. Logo abaixo da bancada, um armário também claro e de linhas simples e retas acomoda tudo que não se quer deixar à mostra. Uma porta separa esta área da área em que se encontram o vaso sanitário e o box.  

Já na segunda imagem, vemos a área que comporta o box de vidro e o vaso sanitário branco de design quadrado. O setor do chuveiro é todo revestido com o mesmo material azul da parede da pia, com um nicho retangular coberto por azulejos em branco, cinza e azul. Esses azulejos cobrem também a parede a parede lateral do box e da área do vaso sanitário, criando movimento com seus desenhos únicos em estampas diferentes.   

3. Projeto Comercial: Resto & Lounge Bar

O Soho Resto & Lounge Bar foi criado especialmente para uma mostra de arquitetura em Foz de Iguaçu, principal mercado de atuação da arquiteta Luciana Zamecki. A inspiração para o bar-restaurante foi o estilo cosmopolita e a pluralidade cultural dos bares de grandes cidades como Nova York, características que agradam em cheio os amantes das artes e da alta gastronomia.  



Os contrastes foram uma marca dos ambientes deste bar-restaurante belo e funcional, tais como preto/branco, claro/escuro, retrô/contemporâneo e clássico/moderno. Os revestimentos nobres, que incluíam porcelanatos, mosaicos de pedra e papéis de parede inusitados, conferiam aos espaços uma inusitada particularidade. Já o mobiliário tradicional estava em plena harmonia com a adega em favos, os painéis retrô iluminados e o teto com iluminação em fibra óptica que lembra o céu estrelado. O detalhe de sofisticação ficou por conta de obras de arte assinadas por diversos artistas plásticos, entre eles Valéria Zamecki.   

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista