Casa contentor multifuncional

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
CASULO, MEIUS ARQUITETURA MEIUS ARQUITETURA Varandas, marquises e terraços modernos
Loading admin actions …

Sabia que o contentor, para a arquitectura, é uma estrutura sustentável e económica e que o uso destas grandes peças, que são geralmente abandonadas nos grandes portos, garante menor descarte na natureza e viabiliza projectos com mais agilidade? Por esse motivo, o uso de contentores tem sido uma tendência na construção de casas, escritórios e projectos comerciais. Mesmo com a sua forte estética industrial, é possível fazer deles uma casa confortável, acolhedora e funcional.

Hoje, vamos conhecer a Casa Casulo, uma criação dos arquitectos do escritório Meius que usa o contentor como estrutura base e que busca reflectir a nova necessidade do acto de habitar. A ideia é responder ao desejo de pessoas que procuram uma vida mais simples, mas, em simultâneo, conforto e integração e que, para além disso, se interessam por um modo de vida ecológico que reutilize materiais.

Fachada

A entrada da casa é completamente aberta. Um deck de madeira separa o terraço da sala – ou barbearia – mas é possível ver que a casa foi construída apenas dentro da estrutura do contentor. Para deixar o ambiente menos industrial, para além da madeira no piso, o tecto é construído com paletes.

Casa-trabalho

A casa com as cores que representam o Brasil – verde e amarelo – funcionará como uma barbearia que poderá ser transformada em casa e vice-versa, tendo apenas que se mudar a disposição do mobiliário. O jardim integra uma vegetação nativa colocada em vasos de barro. As espécies escolhidas trazem vantagens como a adequação ao clima e mais resistência ao calor.

Customização do contentor

Na primeira etapa do projecto, o contentor passou por uma customização completa. Foram feitos cortes na lataria para tornar o espaço mais arejado. Na sequência, os arquitectos fizeram a divisão interna do ambiente onde está localizada a casa-de-banho. Por último, foi inserido na estrutura o isolamento térmico e acústico e os vãos receberam a parte eléctrica e hidráulica da casa.

Paletes no tecto

Era importante criar um ambiente confortável no terraço para que ele fosse uma parte viva do funcionamento desta pequena casa. No tecto, as paletes criaram um interessante desenho e as plantas ajudaram a criar sombras nesta região da casa. Os móveis de jardim também foram escolhidos de acordo com as cores da bandeira brasileira que contrastam com o piso escuro.

Quarto

O pequeno contentor integra o quarto com a sala e a cozinha. O quarto diferencia-se do restante espaço por ser inteiramente preto – tanto as paredes, como o candeeiro e a estrutura da cama são escuras. Ao lado da cama, uma porta abre-se para a paisagem natural. Por outro lado, os móveis da cozinha são em madeira clara.

Casa de banho

Na casa de banho, foi aberta uma janela para a entrada de luz natural. Três paredes amarelas contrastam com o lavatório na cor preta e com a parede da cabine de duche de tom cinza. Um espelho sem moldura e um pequeno quadro enfeitam as paredes.

Se ficou curioso quanto a este tipo de habitação, então não deixe de ler o nosso artigo: ’E que tal uma casa contentor?’.

Este tipo de habitação desperta-lhe interesse? O que achou deste projecto? Deixe-nos a sua opinião! 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista