A transformação de um apartamento a 360º

anadomenti anadomenti
Loading admin actions …

O projecto que temos a apresentar-lhe hoje irá certamente deixa-lo boquiaberto pois este apartamento, localizado em Itália da autoria dos VARQ.ARQ cujo atelier está localizado na cidade do Porto, é um exemplo digno de uma transformação a 360º. Os espaços que antigamente eram espaços de dimensões reduzidas, com pouca luz e mobiliário desadequado foram transformados em espaços amplos e luminosos onde o conforto e o requinte das peças de decoração e mobiliário utilizadas encontram o balanço perfeito ao serem confrontadas com os novos materiais e técnicas de revestimento introduzidas. 

O patinho feio

existente: Salas de estar ecléticas por Varq.
Varq.

existente

Varq.

Antes sequer de lhe apresentar-mos a transformação que este espaço sofreu, é importante começar pela sua história. Uma das grandes particularidades deste apartamento será o facto de o mesmo ser constituído por contínuas paredes estruturais que limitam a nova intervenção a pequenas demolições e abertura de vãos. 

Para além das premissas estruturais e arquitectónicas, também os materiais de revestimento assim como todo o mobiliário e peças de decoração aqui presentes eram complemente ultrapassados, sem nenhum estilo decorativo definido e sem o mínimo conforto.

As premissas

existente: Cozinhas ecléticas por Varq.
Varq.

existente

Varq.

Posto isto e a pedido do cliente, o novo projecto deveria ser um espaço mais aberto, onde a sala de estar e a cozinha comunicam entre si visualmente, possibilitando a criação de um espaço mais amplo e luminoso. Para além dos espaços comuns, o apartamento renovado deveria albergar duas suites e ao contrário do que pode observar nas imagens apresentadas, a decoração deste novo espaço deveria ser ao estilo ecléctico francês, mas ao mesmo tempo descontraído.

O antes

planta existente: Salas de estar ecléticas por Varq.
Varq.

planta existente

Varq.

Tal como pode ver na planta apresentada do projecto antes da transformação, este apartamento de 105m² era definido por cinco compartimentos dos quais três eram quarto e os outros dois a sala de estar e a cozinha. Estes compartimentos eram divididos por um corredor de distribuição localizado a meio do apartamento.

O depois

proposto: Salas de estar ecléticas por Varq.
Varq.

proposto

Varq.

Agora, e com um custo total de €35,000.00 este apartamento tem uma leitura unânime. Por um lado, o típico corredor deixou de existir, possibilitando assim o aumento das outras áreas. Temos agora uma área de entrada  que comunica directamente com a sala de estar e cozinha (que passaram a ser um único espaço). 

Para além dos espaços públicos e tal como era desejo do cliente, temos agora duas suites com áreas bastante generosas.

O conceito

proposto - sala - cozinha: Salas de jantar ecléticas por Varq.
Varq.

proposto – sala – cozinha

Varq.

Um dos conceitos perante a transformação desta casa baseia-se na introdução de dois volumes pretos funcionais. Um deles localizado na zona de entrada de forma a proporcionar privacidade na sala de estar e ao mesmo tempo conter os armários de arrumos de apoio à entrada e o outro na cozinha, contendo os armários e a lavandaria. Estes volumes, para além da sua função estética e funcional, foram introduzidos de forma a camuflar algumas das paredes que não foram possíveis demolir. Estes elementos criam uma ilusão de espaço continuo entre a sala de estar, a cozinha e a suite. 

Os materiais

proposto cozinha: Cozinhas ecléticas por Varq.
Varq.

proposto cozinha

Varq.

Para além dos volumes pretos criarem a ilusão de um espaço contínuo, existe outro elemento que recria a mesma ilusão: o chão. Agora revestido a tacos de madeira maciça, o chão dá a sensação de que o espaço é um único espaço permitindo assim uma continuidade visual entre as várias divisões. 

Agora é possível apreciar o estilo ecléctico francês nos tectos, disposição dos tacos de madeira, paredes e algumas peças de decoração. Ao mesmo tempo e de forma a proporcionar um ambiente descontraído, este estilo arquitectónico é combinado com uma linguagem contemporânea utilizada nos móveis da sala de estar, candeeiros e na ilha, que ao mesmo tempo que separa a cozinha da sala de estar, cria um espaço incrível para as refeições. 

Ficou encantado com a transformação deste apartamento? O que faria de diferente?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!