Grandes ideias para varandas pequenas

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Toda a gente sonha com isso. Ter um espaço exterior, só seu, para mudar um pouco o quotidiano e embelezar a sua vida. Mas para tal, não será necessário ter um jardim imenso, digno de uma grande quinta. Uma pequena varanda é ela mesma uma pequena jóia. Se souber tirar partido e organizar bem, poderá obter um pequeno espaço para relaxar, passar bons momentos, como ler um livro, beber uma bebida ou aproveitar os próximos dias de verão, apanhando um pouco de sol. O mobiliário que por lá colocar será para o seu conforto, quanto às plantas e flores que plantará por lá, estas darão outra dimensão não só à pequena varanda, como também ao seu interior, um toque natural e de frescura bem agradável. 

Mesmo que a sua varanda seja um pouco estreita, e não tem aquela dimensão de um grande terraço, poderá com um pequenos truques, bem simples, obter um lugar sensacional, útil e super estético. É verdade o que importa não é o seu tamanho, mas aquilo que lá faz! Tanto faz, se a sua varanda oferece apenas espaço para duas cadeiras ou todo um conjunto de móveis, pois o que será feito com amor e decorado ao detalhe, de certeza que os resultados serão excelentes. 

Com o projeto certo , flores e plantas, uma área de estar confortável – uma pequena mesa e um pouco de decoração, esta será mesmo uma mini- varanda para um grande destaque. Então vamos lá para algumas ideias paradisíacas em prática para o seu cantinho verde da sua casa.

1- Móveis multifuncionais para poupar espaço

Não há dúvida que as peças ou móveis multifuncionais são a grande solução, nomeadamente quando o espaço é restrito, pois com um item consegue-se obter mais do que uma função.

Uma vez que abordamos o tema: varanda pequena, sabemos que o espaço não é cá coisa que se tem, como tal comprovamos com este exemplo da Anchovisdesign que é possível ter um móvel que dê para tudo! 

É claro que uma mesa, por mais pequena que possa ser, dá sempre jeito numa varanda, para tomar uma bebida ou uma refeição fora e até para quem procura inspiração na hora de trabalhar, ao levar o seu portátil até lá. E se pudermos acrescentar um toque floral, melhor ainda!

2- Calcular o espaço e projetar o seu projeto

Varanda - decoração de casa de férias: Varanda, marquise e terraço  por Home Staging Factory
Home Staging Factory

Varanda – decoração de casa de férias

Home Staging Factory

Antes de mais é necessário parar para pensar e questionar-se. Quais são os requisitos que pretende para a sua varanda? Quais são os mais importantes a implementar? Pretende alguma privacidade? É necessário alterar o pavimento? Quais são os melhores móveis e as ideias mais giras para dispor neste espaço? Qual é a decoração que mais gosta de ver num espaço exterior? E as flores, há espaço para elas? Todas estas questões devem ser pensadas e respondidas antes de avançar com o seu projeto.

Além disso precisa de criar uma lista de materiais: pintura, madeira, pavimento, decoração, terra, flores, mobiliário e outras coisas que considerar necessário. Faça várias visitas em loja de jardinagem, para comparar preços, materiais e descobrir os materiais existentes. 

Mas não se esqueça sempre do espaço que dispõe, é fulcral ter essa consciência. Tenha uma fita métrica à mão e meça todo o espaço da sua pequena varanda. Algumas serão estreitas e compridas, outras largas e pequenas, ou ainda estreitas e pequenas, de facto tudo é relativo. 

3- Fibra natural

Numa pequena varanda iremos procurar um efeito natural, que apela o bem-estar. Pode obter esta sensação através das plantas e das flores que colocar por lá, mas também pela escolha do mobiliário. Se escolher peças de mobiliário para jardim, com fibra natural, como o vime, o bambu, por exemplo, a sua pequena varanda ganhará uma sensação de leveza. Isto é, o espaço não ficará demasiado sobrecarregado, como aconteceria com outro material, tal como o plástico.

Veja esta varanda da designer Monica Khanna Designs, onde o verde predomina e o material natural, vindo das duas cadeiras destaca-se. Existe neste espaço algo de bastante zen e descontraído, que seria um cantinho perfeito para os domingos solarengos. 

4- Usar a grade

Varanda, marquise e terraço  por BACSAC®

A grade da varanda não só proporciona a segurança e proteção, como é também o lugar ideal, numa pequena varanda para criar um mini-jardim. Neste sentido, há que fazer jus ao espaço vertical, já que o espaço do chão é limitado. A grade poderá ser aproveitada para plantar tudo um pouco, pode apostar nas sardinheiras, nas gérberas, nas violetas, nas roseiras anãs, nas ervas aromáticas e tantas outras que pode descobrir nos produtos da homify.

Aí dispõe de espaço suficiente para colocar floreiras recheadas de cores e belezas naturais. Reparem nas floreiras super decorativas desta varanda, podem ser criadas por si! Adaptando-as ao tamanho da sua varanda e escolhendo o estilo que lhe quer acrescentar. Estas aqui trazem a esta pequena varanda um look bem natural e vintage, muito giro e sem dúvida original.

5- Conectar a varanda ao interior para uma sensação de espaço

A varanda deve ser a extensão da sua casa, seja direcionada para a sua cozinha, quarto ou sala de estar/jantar. Têm de estar interligadas, mesmo que ela seja pequena, permite criar um espaço maior e que dê a sensação de continuidade. Vamos aproveitar agora o bom tempo, para deixar as janelas abertas, apetrechar a varanda com uns bancos de jardim, para unir estes lugares interiores e exteriores. 

Nos jantares entre amigos há sempre quem queira apanhar um ar fresco ou continuar uma conversa com tranquilidade.

6- Pendurar uma rede

Varanda, marquise e terraço  por Emilyhannah Ltd
Emilyhannah Ltd

Black Cotton Knitted Hammock for One

Emilyhannah Ltd

Este é o elemento que pode anotar no vosso projeto de pequena varanda! A rede apesar de ser grande, é um item que se tira e põe, conforme as vontades e necessidades, ou seja, não ocupará espaço em permanência. Sempre que quiser ler um livro ou dormir uma soneca, poderá estendê-la e deitar-se por lá. Aproveitando assim, ao máximo da sua pequena varanda. 

A Emilyhannah LTd apresenta diversos modelos, com cores e padrões diferentes que enriquecerão com toda a certeza o pequeno exterior da sua casa. 

Este é com certeza o item sensação para relaxar na sua casa no próximo verão!

7- Usar todos os cantos com móveis sob medida

Varanda, marquise e terraço  por EnKaja

Nos espaços pequenos, nada melhor, do que criar os seus próprios móveis sob medida para poupar espaço e não só. De facto, um móvel concebido sob medida adaptara-se-á perfeitamente às dimensões desse pequeno lugar e não perderá nenhum lugar. 

Pode facilmente construir o vosso sofá super confortável, utilizando paletes e decorá-lo com almofadas super coloridas e divertidas. Assim, não terá desculpas para não desfrutar de uns banhos de sol.

Por outro lado, pode procurar ainda uma mesa dobrável de modo a criar um cantinho de refeição ou de café, sem por isso ocupar espaço em permanência.  

Vai levar alguma destas ideias até à sua pequena varanda? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!