Projecto de arquitectura para moradia junto à praia – Carvalhal, Grândola

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Moradia - Soltroia, Teresa Ledo, arquiteta Teresa Ledo, arquiteta
Loading admin actions …

As plantas são o primeiro passo para uma casa nova. É na mesa de desenho que se delineiam sonhos e expectativas, sob a forma de habitações. É na concepção que podemos ter a primeira ideia de como será a nossa casa e como fazer as mudanças que acharmos necessárias.

Nós, na homify, gostamos tanto de ver projectos acabados como plantas de casas que ainda serão construídas. No primeiro caso, podemos apreciar o trabalho dos nossos profissionais em toda a sua genialidade e, no segundo, podemos imaginar como ficará, depois de acabada!

Hoje, temos para si as plantas de uma casa que nós acreditamos vir a ser magnífica, no condomínio Soltroia, no Carvalhal, da autoria da Arquiteta TERESA LEDO. Venha connosco e imagine como será a sua próxima casa!

Alçado nascente – a importância da privacidade

Esta será claramente moderna! As suas linhas simples e decoradas são a base de apoio para uma habitabilidade de grande qualidade, com condições únicas.

Não falamos só da localização da casa, pertinho do mar, ou da imagem, simples, mas arrojada. Falamos da própria planificação de todos os detalhes interiores e exteriores da futura habitação, que irão dar o máximo conforto aos seus habitantes.

Nesta primeira imagem, vemos a fachada voltada a nascente, planeada com poucas aberturas protegidas por grandes vãos, projectada para se voltar para o caminho público exterior e mesmo assim preservar a privacidade dos moradores.

Os portões serão de aço corten, castanhos e imponentes, estabelecendo um contraste vincado com as paredes brancas da casa.

Alçado lateral – as pérgulas marcam a fachada

Na fachada lateral, a imagem é marcada pela presença de pérgulas em cimento, destinadas a receber e proteger os automóveis da casa. Estas estruturas imiscuem-se na brancura da casa, revelando-se pelo contraste com o revestimento de pedra. Provavelmente, quando a casa estiver construída, irão destacar-se através de subtis jogos de sombra na fachada.

Piso 0 – as áreas sociais

Agora, mostramos um pouco daquilo que virão a ser os interiores da casa e imediatamente somos tomados pela sensação de amplitude que a distribuição dos ambientes sugere, mesmo numa simples planta.

No piso térreo, encontramos uma ampla sala com acesso à cozinha, permitindo o acesso ao amplo terraço, orientado a poente, através dos generosos vãos. Notamos ainda a presença de um quarto, de uma casa de banho, de uma lavandaria e das zonas de arrumos.

Piso 1 – as espaçosas áreas privadas

No primeiro piso, a amplitude generosa das áreas volta a espantar, com a planificação de quatro grandes suítes, todas orientadas a poente, que desfrutam da área comum da grande varanda.

Ninguém vai ter falta de espaço nesta maravilhosa e espaçosa casa!

Alçado lateral – pormenores de destaque

Voltamos ao exterior, desta vez ao alçado lateral oposto ao das pérgulas, onde o revestimento de pedra natural, emparelhada, contrasta fortemente com a cor branca das restantes paredes, adicionando beleza e identidade à construção.

Os vãos das janelas são uma constante em todos os ângulos, destinando-se a proteger os interiores da incidência solar directa nas horas de luz mais intensa e dos olhares curiosos da vizinhança.

Alçado poente – contacto com a envolvente

Por último, o fabuloso alçado virado a poente, totalmente aberto à magnífica paisagem, desfrutando de uma vista única. Toda a concepção desta casa se encaminha para esta vivência intensa dos exteriores, virados para o mar! Com uma vista fantástica sobre o oceano atlântico, a poucos metros da praia, como não aproveitar?

Este artigo termina aqui, mas se quer ver outro projecto da mesma profissional leia também o artigo ’Projecto de arquitectura para moradia geminada em Grândola’.

E não se esqueça que pode encontrá-la em Grândola, na Praça Marquêss Pombal, nº 6, 7570-139, contactável pelo 966438062!


Gostaria de ter uma casa assim? Ou tem gostos muito diferentes?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista