7 dicas para manter o hall de entrada organizado

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Ideias para (re)decorar o seu hall de entrada!, Casativa Interiores Casativa Interiores Corredores, halls e escadas modernos Madeira Acabamento em madeira
Loading admin actions …

O hall de entrada é o espaço privado mais público de que há memória. Ele está dentro de casa mas, ao contrário da sala ou dos quartos, é visto e frequentado por várias pessoas, que não necessariamente os seus habitantes. Os amigos são conduzidos à sala e o entregador das pizzas fica junto à porta. Mas ambos vêem o hall de entrada! 

Este espaço é um cartão de visitas, que deve expressar todo o seu estilo. É o primeiro espaço que vê ao entrar e o último que vê ao sair, por isso deve ser acolhedor e muito prático. 

Manter o hall de entrada bem organizado, vai dar sempre uma boa imagem de si e da sua casa a quem o visita. Sapatos, casacos e guarda-chuvas à vista tiram o estilo a qualquer ambiente! 

Hoje, na homify, trazemos-lhe sete ideias práticas para organizar o hall de entrada de sua casa. Possivelmente já as conhece ou já tinha pensado nelas, mas é muito mais inspirador vê-las postas em prática. Acompanhe-nos!

1 – Um aparador multifunções

Começamos com uma proposta clássica, num hall projectado pelo gabinete Casactiva Interiores – um aparador!

Este móvel tem muitas funcionalidades e proporciona bastante espaço de arrumação, sendo perfeito para organizar um pouco de tudo, desde sapatos até carteiras de senhora. O seu formato baixo e estreito adequa-se às áreas reduzidas que muitas vezes caracterizam os halls de entrada e aparece em milhares de variações e mais aquelas que quiser, se optar pelos móveis feitos à medida.

2 – Um cabide é imprescindível

Um cabide é aquela peça imprescindível num hall de entrada. Não há nada mais desagradável do que casacos espalhados em cima da consola a escorregar para o chão e todos sabemos quantas vezes isto acontece durante o inverno!

Há imensos modelos de cabides e, se o espaço for demasiado exíguo para qualquer outra forma de organização, pelo menos coloque alguns cabides em gancho ou em botão, à semelhança do que foi feito no hall da imagem seguinte.

3 – Manter a amplitude

No actual mercado imobiliário, onde cada metro quadrado de uma casa tem um valor enorme, há cada vez mais a tendência das habitações serem pequenas e o hall de entrada acaba por sofrer cortes radicais, chegando mesmo a unir-se com as salas. Nestes casos, a amplitude visual torna-se num aspecto crucial, devendo ser preservada a todo custo, de preferência sem descurar o aspecto estético e a funcionalidade.

Uma consola transparente não tem muita arrumação, mas é suficiente para colocar uma taça para as chaves e os comandos, ou para servir de apoio ao assinar um recibo, por exemplo. E pode sempre adicionar-lhe arrumação extra, como vê na imagem seguinte.

4 – Alternativas interessantes

Cá está, uma consola em tudo semelhante à da imagem anterior, mas utilizada num contexto totalmente diferente.

Neste ponto, o nosso foco são as malas vintage, a servir de espaço de arrumação e organização extra. Estas malas são excelentes para guardar itens que não usamos diariamente, mas que dá jeito estarem à mão. Falamos de chapéus, guarda-chuvas e até lenços de pescoço, por exemplo.

Esta é uma sugestão muito simples, que o gabinete Traço Magenta – Design de Interiores elevou, com a escolha de cores e elementos rústicos, combinados com peças modernas.

5 – Cestos e encaixes – um design que funciona!

Esta sugestão, vinda das tão conhecidas lojas de móveis IKEA, continua a ser uma solução extremamente eficaz e esteticamente atraente. Os cestos encaixados e os nichos vazios são a combinação perfeita entre arrumação e espaço para decoração.

6 – Caixas que são bancos, bancos que são caixas

As caixas estão na moda e os tamboretes são presença assídua em halls, há muito tempo. Porque não unir as duas funcionalidades num só elemento?

Estas caixas de vime são bonitas e práticas, feitas num material natural, o que as torna perfeitas para integrarem um ambiente de inspiração escandinava.

7 – A tradicional sapateira

Para acabar, deixamos-lhe uma ideia intemporal que resulta sempre, se optar por uma estética cuidada – uma sapateira.

Chegar a casa e tirar os sapatos é um prazer inigualável, e poder deixá-los arrumados logo à entrada, sem levar a sujidade para o interior da casa é inteligente!

Por vezes, há sapateiras com designs pouco atraentes que deve evitar mas, para ter exactamente a imagem pretendida, o mais sensato é pedir ao seu carpinteiro um móvel à medida.

Para ver mais ideias de outros móveis feitos à medida, não deixe de ler também o artigo ’ 7 móveis de madeira que pode construir à medida’.


Qual destas sugestões vai bem com o hall da sua casa?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista