Mesas de sala de jantar

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Uma das coisas mais maravilhosas de termos a nossa casa e algum espaço para usarmos como desejarmos é o facto de podermos convidar, sempre que nos apetecer, o nosso grupo de amigos e fazer uma bela jantarada com direito a um bom petisco e uma boa garrafa de vinho. Para isso, não só precisamos de uma sala de jantar como de uma mesa que nos permita sentar em torno, ou simplesmente servir de apoio, se estivermos a falar de um jantar volante.

Assim hoje escrevemos-lhe sobre mesas de jantar. Para muitas ou poucas pessoas existem várias opções que pode considerar. Este artigo serve para lhe abrir os horizontes relativamente ao tipo de mesa que pode escolher. Se está a pensar substituir a sua mesa ou simplesmente é um curioso não deixe de ler. 

Design branco

Apresentamos-lhe mais uma mesa branca que surge aqui num sentido completamente diferente da anteriormente mostrada, mas que continua a ser um exemplo de sucesso e bom gosto. Com um design fora do vulgar mesa – que é também uma peça decorativa – dá a esta sala um toque de requinte e classe que nos convida a sentar e a desfrutar de uma boa refeição.

Conforto à mesa

ANDAR MODELO GAIA 2014: Sala de jantar  por Filipa Cunha Interiores
Filipa Cunha Interiores

ANDAR MODELO GAIA 2014

Filipa Cunha Interiores

Todos nós gostamos de nos sentir confortáveis onde quer que estejamos e mesmo que no acto de jantar essa não seja uma prioridade, se pudermos jantar e ao mesmo temp sentirmos-nos bem instalados, tanto melhor. O exemplo que lhe damos é de uma mesa de grandes dimensões, em vidro, que não só nos permite trazer tudo aquilo que for necessário para a mesa, mas também apostar numas cadeiras que nos permitam desfrutar por completo de um jantar entre amigos. Uma opção que pode ser a de muitos e que sem dúvida lhe vai proporcionar largas horas devem estar. 

Mesas mais pequenas

Sala de jantar  por Tony Santos Arquitetura
Tony Santos Arquitetura

Luz natural abundante

Tony Santos Arquitetura

Por comparação ao exemplo anterior mostramos-lhe agora uma mesa consideravelmente mais pequena mas com o mesmo número de lugares da anterior. Percebemos de imediato que as cadeiras são quase metade – passando o exagero! – e que por isso o espaço que se ganha é de imediato de maiores dimensões. Se prefere ocupar menos área com a mesa de jantar, mas ainda assim criar um espaço agradável, esta pode ser uma solução.

Em madeira e branco

Niche Dining Table: Sala de jantar  por Temahome
Temahome

Niche Dining Table

Temahome

A mesa deste exemplo é sem dúvida muito original e assume-se mais como uma peça decorativa do que propriamente como uma peça funcional. A conjugação do branco e da madeira funcionam muito bem e conferem um ar ao mesmo tempo moderno e relaxado. Pode brincar com a decoração que usa nesta mesa, uma vez que as superfícies de cor são dinâmicas e por isso permitem jogos cromáticos interessantes, por exemplo as peças de vidro que se encontram ao centro parecem camuflar-se com a mesa. Como tão bem sabemos só precisamos de nos deixar levar pela criatividade. 

Tudo para a mesa

Neste exemplo temos uma mesa que apresenta uma forma curiosa, uma rectângulo mais largo do que aquilo que é normal. A grande vantagem de uma mesa deste género é precisamente poder trazer tudo para cima dela, para além dos pratos e talheres obrigatórios, também travessas e tabuleiros são bem vindos, já que há espaço para tudo. Se é daquelas pessoas que gosta de ter sempre tudo à mão de semear – para usarmos uma expressão bem portuguesa – este é o tipo de mesa ideal para si.

Ao comprido

Ao contrário do exemplo anterior esta é uma mesa muito mais ao comprido de um design super minimalista e despojado que cumpre com aquilo que é preciso, espaço para comer. Ainda que não seja de todo impossível trazer várias coisas para a mesa, esta não nos permite usufruir do mesmo tipo de conforto que a mesa anterior, contudo como podemos ver o espaço que ocupa é também ele bastante mais reduzido. Como em tudo na vida, perdemos umas coisas, ganhamos outras.  

Mesas brancas

As peças de decoração brancas no contexto de uma sala colorida, são sempre um plus. Isto porque sobressaem dentro da paleta cromática, sem que tornem a decoração mais pesada. Se olharmos para a fotografia facilmente chegaremos à conclusão que nenhuma outra mesa ficaria aqui tão bem. Uma sala com uma decoração forte encontra equilíbrio, sem que para isso perca identidade, pela mesa branca que tem no seu centro.

Mesas e bancos ao comprido

A grande vantagem de uma opção como esta prende-se com o facto de que, se nos encolhermos mais um bocadinho, ainda cabe mais um. É uma solução bastante prática na qual uma mesa de madeira é conjugada com uns bancos ao comprido que não a comprometem. Sem muito que enganar esta é uma aposta segura e acima de tudo prática, que pode ser bom considerar. 

Tudo conjugado

Salas de jantar minimalistas por homify
homify

Comedor y sala con doble altura.

homify

Apresentamos-lhe agora um exemplo que não poderia estar mais de acordo com a restante decoração. Tudo nesta sala parece estar meticulosamente conjugado – e provavelmente estará mesmo! – os tons terra que compõe a decoração da sala tornam-na num espaço elegante no qual a mesa, sobre a qual assenta uma requintada toalha em tons de cinzento, se torna um ponto essencial.

Elegância máxima

Terminamos com uma belíssima sala e, claramente, com uma também belíssima mesa. O preto é a cor da elegância por excelência e esta mesa é precisamente isto: elegância em estado puro. De linhas muito delicadas e finas a mesa faz conjunto com as cadeiras do mesmo design, dando à sala um charme único que é corroborado pela restante decoração. Em cima de um tapete quase da mesma cor, este é um exemplo que poderíamos considerar intocável.

Gostou das nossas sugestões?! Partilhe connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!