Como decorar a sua casa na Primavera

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Apartamento T1 | Lisboa, YS PROJECT DESIGN YS PROJECT DESIGN Salas de estar tropicais
Loading admin actions …

A primavera chegou! É um facto consumado, não estamos só a falar da mudança da hora no calendário. Os dias são maiores, os pássaros cantam alegres, as flores desabrocham, povoando o ar com o seu aroma e a paisagem com as suas maravilhosas cores, e há um sentimento de renovação em tudo o que se vê. Mesmo quando os dias ainda são cinzentos e o nariz teima em pingar com as alergias, paira na atmosfera um sentimento de alegria rejuvenescida a que ninguém pode, ou quer, fugir.

É altura de renovar o guarda-roupa e de abrir a casa para deixar o sol purificador entrar, levando consigo o peso da escuridão invernal. É uma excelente época para redecorar a casa, acompanhando os passos da natureza. Não é à toa que as limpezas de primavera são tão famosas. Se está a preparar-se para fazer a sua decoração de primavera, a homify tem todo o gosto em associar-se à mudança e para isso seleccionámos alguns conselhos que o podem ajudar.

Provavelmente, já conhecerá alguns destes conselhos e ideias, mas ´e sempre importante recordar, porque nas nossas vidas agitadas, nem sempre nos lembramos destes pormenores. Acompanhe-nos e dê um novo look à sua casa!

1 – Limpezas de primavera – preparar o renascimento

Sim, naturalmente sabe o que significam estas limpezas: uma revolução em sua casa, com cheiro a detergente e a cera. Mas isso não quer dizer que as ponha em prática.

A falta de tempo e o cansaço que se instalam com os trabalhos exigentes, acabam por nos afastar das esfregonas e das vassouras, só que não há estilo sem organização. O recomeço e a renovação exigem reorganização, pedem um purgar de tudo o que é velho e inútil, por isso encha-se de coragem e comece as limpezas de primavera!

Vamos organizar e sistematizar?

Quartos:

  • Nos quartos, os armários, cómodas e closets são a sua prioridade nas limpezas da primavera. Ali, acumulam-se poeiras e mofos desenvolvidos durante o inverno, que urge fazer desaparecer.
  • Comece por retirar todas as roupas e pô-las a arejar. Se houver indícios de mofo, seja pela presença de manchas brancas ou pelo cheiro, trate de o eliminar. Não é uma tarefa fácil, mas as roupas devem ser lavadas e os armários bem limpos no interior.
  • Para limpar os armários por dentro, pode utilizar bicarbonato de sódio nas superfícies interiores usando uma esponja molhada. Depois é só deixar secar bem e aspirar.
  • Em alternativa, pode juntar um litro de álcool a 92,8% com 1/3 da mesma medida de cravo-da-índia e deixar repousar num recipiente durante 24 horas. Depois, deve coar a mistura, colocar num borrifador e aplicar nos armários vazios, espalhando bem com um pano. Por fim, deve limpar muito bem e deixar secar na totalidade, antes de voltar a guardar as roupas (o líquido terá a cor castanha do cravinho e pode manchá-las permanentemente).
  • Depois de fazer as limpezas coloque nas gavetas e armários algumas bolas de cedro ou saquetas de pôtpourri, para garantir um cheirinho bom.
  • Para descobrir mais métodos alternativos para se livrar do bolor em vários tipos de superfícies, e tornar as limpezas de primavera mais eficazes não deixe de ler o artigo ’5 formas de se ver livre de bolor em sua casa’.
  • Outro ponto que não deve esquecer são as cortinas, mantas e tapetes, que devem ser removidos, lavados e arrumados, em especial se forem substituídos.


Salas

  • Nas salas, os têxteis são a principal preocupação. Remova e limpe tudo, segundo as instruções do fabricante. Se os for substituir, como é normal, guarde em local seco e arejado para evitar a formação de bolores.
  • Os estofos dos sofás e cadeiras acumularam ácaros durante o inverno. Se não tem possibilidade de contratar uma limpeza profissional, aconselhamos a que os exponha à luz solar por bastante tempo e que proceda a uma aspiração saturada.
  • Os armários louceiros devem ser despejados e limpos por dentro e por fora. Se as loiças ali guardadas tiverem cheiros desagradáveis, devem ser todas lavadas e passadas com álcool para limpar e dar brilho.


Cozinha

  • Os armários de cozinha devem ser tratados de forma semelhante à descrita para os armários louceiros.
  • Faça também uma limpeza mais profunda no frigorífico, no exaustor e nas restantes máquinas.


Casas de banho

  • Além das limpezas normais, quotidianas, aconselhamos esta altura para fazer limpezas extensas de humidades e bolores e para fazer reparações.


Pavimentos, paredes e tectos

  • Esta é uma época privilegiada para limpar, reparar e pintar estas superfícies.
  • Deve sempre efectuar uma limpeza profunda com água e detergente, mesmo que de seguida vá pintar ou reparar. Aliás uma boa limpeza prévia é a chave de um bom trabalho de pintura.


2 – A leveza é uma arte

Já limpou tudo? A casa cheira a alfazema e a rosas?

Óptimo, está na altura de se ver livre dos monos!

Aproveite a energia de renovação da primavera e torne a sua casa mais leve. Faça desaparecer aquelas decorações mais escuras e invernosas, os acessórios com as cores mais melancólicas e deite fora (ou doe) tudo o que já não lhe parecer totalmente essencial.

A primavera é a estação da leveza e da fluidez, da cor e da harmonia. Manter a sua casa atravancada com coisas que já não usa ou que o põem num estado de espírito menos do que feliz são para desaparecer.

Substitua os acessórios pesados e mais escuros por decorações de inspiração natural, como este exemplo de decoração de tecto da autoria do gabinete YS PROJECT DESIGN.

Acabe com as cortinas pesadas e invernosas e substitua-as por outras mais leves e fluidas, deixe a luz entrar a rodos.

Apostar numa base de branco e acrescentar detalhes de cor é uma solução sempre eficaz, que dá limpeza e frescura aos espaços, numa estética perfeita para a primavera e que se prolonga para o verão.


3 – Aposte na cor

A primavera é cor, é calor, é o canto dos pássaros e é a inspiração perfeita para esta época do ano no interior da sua casa.

Vá à natureza buscar a cor e deixe-a ganhar vida em sua casa. Valem todas a cores, em especial as mais leves e garridas. Os verdes, os amarelos, os cor-de-rosa, que enfeitam o ambiente natural em todos os seus tons, devem vir acrescentar alegria aos seus ambientes interiores. Evite tonalidades escuras, os vermelhos vivos, os castanhos e os beges carregados, mais conotados com o inverno e o outono.

Os apontamentos de cor devem vir dos acessórios decorativos, mas também pode apostar numa peça de destaque, como uma poltrona ou um tapete extravagante, desde que mantenham a leveza.

Deixe o ambiente natural invadir a sua casa e aposte em vasos com plantas de interior, em especial plantas verdes, mas também arranjos florais. Não se acanhe! Pode mesmo chegar ao extremo de criar um cantinho de leitura, com uma pequena selva urbana em sua casa.

As plantas naturais são sempre a opção mais acarinhada, mas nós sabemos que, por vezes, são muito difíceis de manter. Se a manutenção das plantas é um problema para si, aposte em plantas artificiais. Actualmente, já existem excelentes plantas artificiais no mercado, que dificilmente perceberá que o são, e que eliminam todo o stress das regas e da adubagem.

4 – Símbolos que contam

Naturalmente, os símbolos primaveris dão excelentes decorações de primavera, pelo que as flores e as andorinhas não devem ser desprezadas.

As andorinhas pretas de loiça vidrada, eterna decoração de paredes exteriores em Portugal, simbolizam o recomeço da primavera, a fidelidade e o regresso ao ninho. Durante muito tempo foram consideradas de mau gosto, a prova visível de um certo sabor provinciano, mas actualmente estas andorinhas são utilizadas em decorações muito actuais, que guardam a graça castiça das decorações campestres. Podem ser utilizadas na sua cor original, ou num twist muito engraçado: o mesmo arranjo em bando mas em branco, com um efeito mais minimalista.

Decorações com imagens de andorinhas também são opções interessantes e há muito para escolher… Banquetas de cerâmica, pinturas de parede e loiças são apenas alguns exemplos.

Mas não se resuma às andorinhas, pois decorações com outros tipos de pássaros também fazem um bonito efeito primaveril.

As flores de todos os tipos são outro clássico da primavera. Introduza-as na decoração sob a forma de padrões, em almofadas e cortinas, ou como apontamentos casuais, em arranjos naturais ou artificiais.

O estilo tropical é uma boa opção para conseguir uma estética mais primaveril, que será óptima para o verão também.

Por onde vai começar a mudança da Primavera em sua casa?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista