Leve a floresta para dentro de casa

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Cerâmica para plantas, Ateliê de Cerâmica - Flavia Soares Ateliê de Cerâmica - Flavia Soares Jardins modernos
Loading admin actions …

Que tal trazer um pedacinho da floresta para dentro de casa? Afinal, morar em apartamento não é desculpa para a falta de verde dentro do seu lar: há diversas espécies no mercado que são ideais para ambientes internos – todas lindas e fáceis de cuidar, claro, além da vegetação na área externa. Na hora de organizar os vasos, por exemplo, suportes de ferro e cachepôs coloridos dão um charme a mais na decoração. A ideia é criar um diálogo com o aspecto orgânico das plantas e os recipientes, assim você ficará longe da poluição.

Uma forma bem simples de amenizar os problemas de poluição dentro de casa é cultivar plantas. Qualquer uma que você tenha já faz com que certas toxinas deixem de estar presentes no ar. Por exemplo, o lírio é considerada uma das melhores purificadoras de ar – é conhecido por reduzir às toxinas internas das residências que são prejudiciais à saúde e podem até causar câncer, dependendo da intensidade. A planta também ajuda a remover substâncias como formaldeído e benzeno do ar.

Integrar a natureza aos espaços internos sem gastar muito é possível – e o resultado gera mais cor e vida ao lar. Há ideias de plantas em médio e pequeno porte que podem ser pensadas para diferentes locais, como salas e até banheiros. – A natureza tornará o seu espaço mais humano e harmonioso. Confira como levar a floresta para dentro de casa!

Trepadeira

Além de heras, existem várias opções de plantas trepadeiras para seu jardim de inverno. Elas podem produzir cadeias de folhas que são visualmente atraentes. Com suportes verticais, no entanto, você pode preencher uma parede em branco com flores. Escolha entre as plantas famosas por suas folhas coloridas e distintivas ou por suas belas flores. O ambiente, antes sem graça, ganha vida!

Plantas exóticas

Ah, se você gosta de jardins ornamentais ou de decorar a casa com flores, já conhece algumas que tem presença garantida, como as orquídeas, rosas e girassóis. Entretanto, para quem procura por flores exóticas para cultivar em casa, existem algumas espécies que se adaptam bem à vida nos vasos e que não exigem cuidados tão diferentes das plantinhas mais tradicionais.

Plantas para ter dentro de casa

Zeit für Neues!, Connox Connox Jardins de Inverno escandinavos

Você pode escolher um tipo de planta para ter em casa, por exemplo, o antúrio, tradicionalmente usada em vasos no interior das residências, tem um ar vintage. Suas folhas têm formato de coração e as flores podem ser de diversas cores, como vermelho, branco, verde, roxo ou rosa. Ele precisa de poucos cuidados e não requer sol direto para se desenvolver. Mantenha o solo úmido e, em dias muito secos, borrife água nas folhas. Tome cuidado para não deixar o solo encharcado, pois as raízes podem apodrecer. Toda espécie merece total atenção e cuidados semanalmente.

Árvores dentro de casa

Uma árvore muito sensível e que também é um umidificador. Pode ser mantida em qualquer lugar da casa, especialmente ao lado de móveis recém-envernizados ou em áreas com tapete. Também ajuda a remover toxinas como formaldeído e xileno. Afinal, quem ama plantas geralmente não se contenta em ter um jardim apenas na varanda ou no quintal. Essas pessoas espalham vasos por todos os cômodos e algumas vão até mais longe: cultivam uma árvore de estimação – só que dentro de casa. Claro, que isso precisa de cuidados extras com poda, adubação e rega, além de iluminação natural para continuar viva.

Vasos pequenos e charmosos

As plantas trazem frescor e beleza a qualquer ambiente da casa, mesmo quando cultivadas em suportes bem pequenos. Mas vegetais sobrevivem de forma saudável em um vaso com poucos centímetros de altura? Sim, embora a área para as raízes crescerem seja modesta e a quantidade de substrato pouca, cultivar em um recipiente mínimo é possível. Para isso, você precisa optar pela espécie certa e tomar os cuidados adequados. O projeto da foto foi criado pelo Ateliê de Cerâmica – Flávia Soares, localizada em Minas Gerais.

Um suporte pequeno, ou vários deles, pode ser colocado em qualquer lugar da casa, contudo a necessidade de luz de cada espécie deve sempre ser respeitada. Se você quer ter um jardim, mas não tem espaço nem muito tempo para cuidar, por exemplo, que tal preparar pequenos vasinhos com suculentas? Estas plantas são lindas! As suculentas rendem os mais variados e criativos arranjos, você pode reaproveitar diferentes materiais para preparar vasos. No entanto, os de barro, cerâmica e fibras de coco são os preferidos para ambientes internos.

Uma varanda cheia de árvores!

As sacadas foram esquecidas por muito tempo, mas hoje em dia têm grande importância nos apartamentos. Com estilo gourmet, pequenas ou espaçosas, as sacadas dão um toque especial ao ambiente e são excelentes para receber amigos ou descansar depois de um dia corrido. Para não errar na decoração, é importante investir em móveis aconchegantes e também nas espécies de plantas para decorar o ambiente.  

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista