Amante de livros? Estas dicas são para si!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Os livros podem ser, a par dos animais domésticos, os nossos melhores amigos. Acompanham-nos para onde quer que vamos, estão sempre lá para nós, transportam a nossa mente para viagens inesquecíveis e levam-nos a sítios onde nunca pensámos poder estar. Além disso, são óptimos no que toca a distrair-nos do trânsito enquanto andamos nos transportes públicos do dia-a-dia, fazem com que o tempo voe sem nos apercebermos e têm a capacidade de servir de refúgio aos nossos problemas e às nossas preocupações.

Ter um livro na mala ou debaixo do braço torna-se quase como um vício, algo sem o qual não conseguimos viver e que já nos é intrínseco. No fundo, acabamos por nos sentir em casa sempre que estamos na presença de alguns ou vários exemplares, quer seja num café-biblioteca, uma livraria ou na casa de outra pessoa. Esta visão das lombadas perfeitamente alinhadas ou de livros a espreitarem em cada canto faz com que os ambientes se tornem familiares. 

Revê-se nas palavras que acabou de ler? Então continue connosco, porque este artigo vai encher-lhe as medidas! Hoje vamos explorar a área da decoração, mas tendo como principal ornamento precisamente os livros. Utilizando os seus livros preferidos ou quem sabe outros de que goste menos, vai criar um ambiente único na sua casa! O melhor de tudo? Verá como em algumas sugestões vai poder mudar sem grandes trabalhos e renovando assim a decoração sempre que se fartar da actual. Vamos lá?

Um estendal à sua medida…

Sala de estar  por agustav
agustav

Mini book rack in Walnut

agustav

Se por vezes pode ser complicado arranjar espaço para decorações, fique tranquilo porque não há motivos para se preocupar ou abdicar da personalização da sua casa. Ideal para espaços pequenos onde cada centímetro quadrado conta, chega-nos directamente da Islândia este fantástico suporte com molas para os seus livros preferidos! Com a assinatura da empresa de mobiliário e acessórios Agustav, esta é a peça perfeita para expôr os seus exemplares e deixar que estejam ao alcance dos seus amigos ou familiares que partilhem consigo o mesmo gosto pela leitura. Uma das vantagens deste tipo de arrumação é que pode criar uma maior que albergue mais livros – só tenha em atenção ao peso que obriga a estrutura a suportar!

… ou o roupeiro ideal?

Se gostou da nossa sugestão anterior, temos também para si esta ideia deliciosa da empresa suíça de decoração Gris Souris. A grande desvantagem é que, para criar este efeito, é necessário que utilize cabides mais finos (em arame, por exemplo) que não danifiquem o interior do livro. Além disso, tem que optar por exemplares mais leves e finos para que não alterem a forma da cruzeta e para que não seja criado um volume muito grande na parede. O ideal mesmo é utilizar esta solução para guardar as suas revistas preferidas!

Obras de arte

Escritório  por IdéeCadeau.fr
IdéeCadeau.fr

Le livre flottant

IdéeCadeau.fr

Ainda dentro da linha minimalista das ideias anteriores, que tal mostrar orgulhosamente as suas aquisições literárias como se de obras de arte se tratassem – e que são realmente? Para isto, pode utilizar dois pequenos parafusos que suportem a base do livro e que se tornem praticamente invisíveis. Se forem livros duplicados e que sejam utilizados unicamente com o intuito decorativo, pode fazer um pequeno furo na contracapa e encaixar aí um pequeno camarão ou parafuso que suporte o peso do exemplar. No caso de querer utilizar esta sugestão e não querer estragar os livros, pode colar uma peça na contracapa como se de um quadro se tratasse e pendurá-lo através disso.

Paredes forradas de letras e histórias

Estante redonda em sótão:   por GenesisDecor
GenesisDecor

Estante redonda em sótão

GenesisDecor

Uma parede vazia é sempre um bom motivo para ser decorada; agora, uma parede vazia na casa de um fanático por livros… só pode dar uma biblioteca enorme, com direito a escadote com rodinhas e tudo! Se ainda por cima a sua parede têm linhas menos convencionais, nem é preciso mais para convencer todos lá em casa que a solução ideal é criar uma estante cheia de prateleiras e divisórias onde cada elemento da família vai poder guardar os seus próprios livros, revistas ou jornais. Deixe as prateleiras mais baixas para os mais pequenos e menos conscientes dos perigos que existem ao subir um escadote e desfrute ao máximo desta sua nova aquisição! Não vai querer sair de perto tão cedo, pois não?

Os adesivos ideais!

Escritório  por Wall Sweet Home - Plage SA
Wall Sweet Home – Plage SA

Trompe-l'oeil de porte – Bibliothèque

Wall Sweet Home - Plage SA

Continuando na linha da decoração das suas paredes vazias, sugerimos-lhe a aquisição e aplicação de adesivos relativos à sua grande paixão: os livros! Actualmente, a escolha é variadíssima e facilmente encontrará algum que lhe encha as medidas. Pode ser a imitação de uma estantes cheia dos seus exemplares preferidos, capas de livros ou frases emblemáticas tiradas de verdadeiras obras-primas! Pode ainda personalizar os adesivos, para que seja exactamente o que quer. E mais: são decorações que cumprem perfeitamente o seu papel sem nunca ocupar espaço! Um must have para casas e/ou divisões mais pequenas.

Faça você mesmo!

E que tal mexer as suas próprias mãos e criar decoração por si mesmo? Para aprender a fazer cestinhos e outros objectos deste género, basta procurar tutoriais na internet e ter à mão revistas, jornais ou livros velhos que dêem para ser trabalhados desta maneira. Deixe que o ambiente se renda a estas pequenas letras a saltarem dos ornamentos! Não precisa de exagerar na quantidade, mas verá como estes pequenos apontamentos literários vão encher a sua casa de personalidade! Além disso, ganha objectos que lhe podem ser úteis no dia-a-dia sem gastar praticamente um cêntimo! E dá ainda para entreter os mais pequenos durante estas actividades manuais. Quer melhor solução que esta?

Alguém falou em frases emblemáticas?

Retirar uma citação do seu livro preferido, tal como referido anteriormente, e colocá-la numa parede é uma homenagem bonita ao escritor a que se refere e faz com que a sua casa também leia nas mesmas linhas que o nosso leitor. Desta forma, pode escrevê-las você mesmo nas paredes (com giz, tinta acrílica, etc.), dando um ar ainda mais acolhedor ao espaço. Mas se não se considera um artista plástico, deixamos-lhe outra sugestão: a colocação de imagens referentes a livros como quadros nas paredes! Ou será que moinhos, um cavaleiro e o seu ajudante não lhe lembra de imediato essa obra de Cervantes?

Qual a ideia de que mais gostou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!