Famosa arquitecta Zaha Hadid morre aos 65 anos

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A arquitecta mundialmente famosa, Zaha Hadid, morreu ontem, em Miami, aos 65 anos vítima de um ataque cardíaco na sequência de um tratamento por causa da bronquite. Porém, só morre verdadeiramente quem não deixa trabalho feito. Não é o caso. A arquitecta iraquiana, a primeira mulher distinguida com o prémio Pritzker, deixou atrás de si obras memoráveis. Mostramos-lhe algumas neste livro de ideias.

A vida

  por homify

A iraquiana-britânica Zaha Hadid era amplamente considerada como a mais importante mulher arquitecta do mundo de hoje. Em 2004, atingiu o auge da sua carreira quando foi galardoada com o prémio Pritzker, o mais importante prémio internacional de arquitectura. 

Curiosamente, o seu primeiro projecto foi a Vitra Fire Station, em Weil, Rhein, na Alemanha, reconstruída após um incêndio devastador em 1981.

O aeroporto

  por homify

Uma das suas obras mais recentes e conhecidas é o projecto do maior aeroporto do mundo. Este será o novo hub da metrópole de Pequim. O espaço deve ser capaz de receber até 45 milhões de passageiros por ano – com previsão de expansão até aos 72 milhões – nos seus 700 000 metros quadrados. O terminal deverá estar concluído em 2018, retirando do pódio ao Terminal 5 do Aeroporto de Heathrow, em Londres.

Dongdaemun Projeto Plaza & Park

  por homify

A Praça Dongdaemun integrará espaços de recreação, áreas culturais com salões para convenções, apresentações e eventos públicos, áreas verdes, áreas de design de moda, espaços de treino e de informação, um centro de aprendizagem, um arquivo digital, um museu e laboratório de media e marketing, entre outras coisas que difundem a cultura coreana. O edifício irá combinar a cultura contemporânea e o futuro da cidade.

Hungerburgbahn em Innsbruck

  por homify

O Hungerburgbahn foi inaugurada em 2007, em Innsbruck. Trata-se de um funicular híbrido que conecta Hungerburg, o terreno alpino elevado, com o centro da cidade. Para o projectar, Hadid inspirou-se na forma imponente dos glaciares.

Casa de Ópera Guangzhou

  por homify

Em 2010, foi inaugurada a Casa de Ópera Guangzhou, na China. Uma cascata de granito em cinza escura esconde uma casa de ópera com 1800 lugares. Como acontece com qualquer projecto, também aqui a funcionalidade é o foco. Assim, a partir do subsolo existem escadas rolantes que desembocam num pátio central a partir do qual se pode entrar no hall de entrada da ópera ou na sala polivalente. A Casa de Ópera é o coração do desenvolvimento cultural de Guangzhou.

Centro de Ciências Phaeno

  por homify

O Centro de Ciências Phaeno foi inaugurado em 2005, em Wolfsburg, uma pequena cidade no centro da Alemanha e é um dos doze mais importantes edifícios modernos do mundo. O seu design é inspirado na natureza. O objecto chama a atenção pela sua lógica volumétrica pouco usual que chama imediatamente a atenção dos visitantes pelas suas formas pouco usuais e complexas.

Obras deslumbrantes de um génio criativo. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!