Design de cozinha: as vantagens de um layout em L

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Nem todas as cozinhas têm a mesma planta, existem diferentes modelos, e a verdade é que haverá uma que se encaixará melhor naquele espaço, U, L, I ou G? Uma destas letras ou melhor um destes layouts determinará sem qualquer dúvida a qualidade do vosso trabalho, pois uma delas será mais prática e mais avantajada. A disposição deve ser assim, concebida com cuidado. O tal formato triangular deve permitir uma distância reduzida entre o frigorífico, a pia e lava-loiça, bem como o fogão e o forno. É importante organizar os eletrodomésticos de acordo com esta ordem.

No caso de uma cozinha com um plano em U, isto é em três paredes, é excelente para rentabilizar o espaço, acaba por limitar o movimento, tendo tudo à mão de semear. Quanto às cozinhas em G, estas comunicam geralmente com a sala de jantar ou estar, oferecendo um extensão angular bem equipada, no entanto, é necessário um grande espaço para a sua instalação. É um layout bastante familiar e convidativo, que lhe permite cozinhar no coração da sua casa. 

Quanto ao layout em L, este é mais utilizado numa cozinha com espaço individual e próprio, sendo mais adequado numa área mais reduzida. As cozinhas em L são as mais comuns e hoje optamos por partilhar as suas vantagens neste artigo bem especial. 

A sua cozinha é em L? Então tem espreitar estas inspirações e respetivas dicas!

Melhor opção de espaço e de arrumação

Uma das principais vantagens de uma cozinha em forma de L é que ela rentabiliza ao máximo o espaço. Os móveis são dispostos de tal maneira que nem um cantinho que fica desaproveitado, neste sentido este layout é a melhor opção de espaço e de arrumação. 

Com uma cozinha em L tem a vantagem de ter mais armários, sendo que terá assim mais por onde organizar toda a vossa louça, copos, talheres, panelas e comida. Neste modelo de cozinha as paredes são bem aproveitadas e existe um maior espaço para a circulação. 

Este exemplo português da Pureza Magalhães Decorações, Lda demonstra perfeitamente a ideia que vos queremos transmitir. Uma cozinha pequena, mas super bem aproveitada pela escolha do layout adequado. Reparem que nem o canto ficou desaproveitado, não há espaço desperdiçado numa cozinha em L. E reparem nesta fantástica cozinha, que divide o espaço com um vidro, de modo a tornar o ambiente maior e luminoso. Existe assim privacidade, divisão de espaço, mas com o toque de design. Ficamos fãs!

Permite vários cozinheiros trabalherem ao mesmo tempo

AVANT GARDE: Cozinha  por RAIZ QUADRADA
RAIZ QUADRADA

AVANT GARDE

RAIZ QUADRADA

O plano de cozinha em L permite que pelo menos duas pessoas estejam a cozinhar ao mesmo, o que é bastante positivo, isto é, se gosta de ter um ajudante. É verdade que nem toda a gente gosta de ter alguém a cozinhar consigo, mas o que é certo é que na grande parte das vezes é uma grande ajuda. Entre o trabalho, a lida da casa, as crianças, o tempo torna-se escasso. E quando somos dois a pôr mãos à obra, tudo se torna mais fácil e rápido. Porquê complicar, quando podemos facilitar?

Mesmo que a sua cozinha em L não seja muito grande, o facto de estar em duas paredes, permite a um cozinhar e temperar o cozinhado, é o chefe e o outro, o ’commis’ a descascar as batatas, os legumes ou lavar a loiça. Tudo é um trabalho de equipa! 

Poder ter uma pia extra

Com um layout de cozinha em L poderá dar-se ao luxo de ter duas pias, diga-lá se isto não é uma grande vantagem? Uma só pia, é sempre muito limitado para executar as tarefas na cozinha. Pode usar uma para a loiça que vai lavando e a outra para loiça ainda suja, que precisa de ser lavada. Ou então sabe, quando uma pia está ocupada e precisamos de lavar os legumes? É que quando temos duas, a hipóteses de ter espaço para lavá-los é maior, hehe!!

No entanto, se achar que a sua cozinha em L tem um espaço restrito talvez terá de abdicar deste extra, para não desperdiçar espaço. É uma questão de analisarem esta questão. Caso tenham uma máquina de lavar loiça, talvez não seja necessário uma segunda pia. 

É uma ótima solução se quiser vários materiais de bancada

Cozinha  por MEBLE WACH
MEBLE WACH

REALIZACJA PIASECZNO – DOM RODZINNY

MEBLE WACH

Quer ter mais do que um tipo de bancada? Então a cozinha em L, permite brincar com os vários tipos de materiais. Colorido, pedra ou imitação, madeira, metal, há para todos os gostos e feitios!

Pode optar por colocar uma bancada de um modelo na zona de cozinhar, talvez um bem resistente ao calor, à água e a outros produtos. E na zona de refeição, caso a sua cozinha em L faça ilha pode escolher ainda, outro tipo de material, já que esta zona não está tão sujeita às agressões da cozinha. 

Tenha sempre cuidado para preservar a sua bancada , como não pousar os seus pratos acabados sair do forno na bancada, utilize sempre um suporte, para não danificá-la, seria irreversível. O mesmo acontece, quando precisa de cortar os vossos legumes disponha de uma tábua de cortar, para não riscar a vossa bonita bancada. São pequenos gestos que preservem a vossa cozinha. 

Contra: Geralmente é preciso mais espaço para uma cozinha em L

Uma cozinha em forma de L não é geralmente grande, o que pode comprometer o seu desejo de ilha. É claro que terá de analisar corretamente a área e averiguar se é ou não possível ter uma ilha na vossa cozinha. Caso não dê, pode sempre optar por colocar uma mesa de cozinha, assim pode escolher o tamanho mais assertivo para o vosso espaço.

As mesas de cozinha são super práticas, para refeições rápidas e também dão um toque decorativo. Lá podem dispor uma bonita fruteira e colocar uma toalha de mesa delicada, que dará um toque de cor.

A outra ideia é que escolham um modelo de cozinha em forma de L que tenha uma bancada tipo bar, também é bem prático.

Dica: uma ilha quadrada é melhor do que uma retangular

E como temos vindo a referir uma cozinha com um design em L, é geralmente mais limitado no seu espaço, como tal e se não quiser prescindir da sua ilha, prefira uma com um formato quadrado. De facto, uma ilha quadrada é mais pequena e será mais fácil de tê-la, poupará espaço para a circulação.

Agora resta decidir como será a sua ilha paradisíaca. Mesa, fogão, pia? 

Descubra este artigo da nossa revista para projetar a sua ilha!

Como fazer uma ilha de cozinha – 6 óptimas ideias.

O que achou das nossas inspirações L? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!