6 ideias para uma casa pequena, mas com estilo!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Se tem uma casa pequena e quer dotá-la com todas as comodidades, é importante maximizar o espaço para evitar que a já pequena propriedade se torne ainda mais claustrofóbica e pouco funcional. Uma casa pequena, quando bem organizada, pode parecer mais ampla do que realmente é. Um elemento importante é a cor das paredes. No caso de uma pequena casa, concentre-se numa cor clara e uniforme para as áreas principais. Para divisões como o quarto ou a casa de banho, pode optar por um tom mais improvável e colorido. O ideal é manter uma paleta cromática neutra facilmente personalizável através de ornamentos mais vibrantes que devolvem carácter e identidade ao interior.

Neste livro de ideias, deixamos-lhe algumas sugestões sobre como potenciar as áreas de uma casa pequena.

A entrada

A entrada é uma parte importante da casa por servir como cartão de visita da mesma pelo que deve ser funcional e confortável. Se o espaço for pequeno e estreito, não pode preenchê-lo em demasia com acessórios e mobiliário. Foque-se na colocação de uma boa iluminação e em cores claras e brilhantes que transmitam uma impressão de espaço. Pode, igualmente, utilizar espelhos colocados em diversas alturas de modo a dar profundidade ao ambiente.

O projecto da imagem é uma proposta do gabinete Modularis Progettazione e Arredo.

A sala

Para a sala, escolha uma decoração minimalista e leve que deixe o espaço respirar. Opte por móveis multifuncionais que tomam de empréstimo poucos metros quadrados. Estes móveis integram, não raras as vezes, compartimentos secretos que, desta forma, tornam o espaço visualmente mais limpo. Estantes embutidas, gavetas escondidas ou um braço de sofá que também é mesa de apoio são algumas ideias. Prefira, também, materiais transparentes que são como que invisíveis no conjunto. Vidro e acrílico são boas – e modernas – opções.

A sala de jantar

Em casas pequenas, dispense as paredes e outros constrangimentos visuais e espaciais e prefira planos abertos com áreas integradas. Depois, é só organizá-las para que, mesmo estando unidas, se demarquem umas das outras em termos de propósito. Para isso, crie esquemas de cores facilmente identificáveis que atribuam praticidade ao espaço. Ao lado de uma cozinha com um balcão ou península, coloque a mesa de refeições e as respectivas cadeiras. O balcão e a península aos quais nos referíamos também podem servir como espaço para refeições informais. Mantenha a homogeneidade em termos de estilo decorativo e de cores.

​A casa de banho

A casa de banho deve ser confortável e funcional. Tem que organizá-la com critério, escolhendo móveis que misturem a hegemonia e a praticidade. Não aconselhamos a encher a casa de banho com muitas peças de mobiliário. Explore as paredes e prefira peças suspensas como o próprio vaso sanitário, estantes ou lavatório. Isso irá melhorar a percepção do espaço e propiciar-lhe uma decoração criativa.

Quarto

Para o quarto, e se o espaço permitir, pode tirar vantagem da altura. Se optar por uma cama elevada à semelhança da da imagem, pode aproveitar o espaço sob ela para inserir gavetões para arrumação ou para embutir uma cama extra. O truque é simples: pense na vertical. Há camas deste género que formam um só volume que até já inclui as mesas de cabeceira. Esta escolha ajuda, sem dúvida, a potencializar o espaço, sem que se perca qualquer ângulo.

Mansarda

Se a sua casa integrar um sótão deve, sem dúvida, explorá-lo. Longe vão os tempos em que o sótão era apenas dedicado à arrumação de objectos que tinham caído em desuso. Use-o para a criação de uma zona funcional como um quarto de hóspedes, uma sala multimédia, um escritório ou uma área de jogo. O importante é ter uma ideia clara daquilo de que precisa e introduzir móveis e ornamentos práticos que se adaptem à dimensão da área. Desta forma, obterá um ambiente organizado e funcional.

Tem um apartamento pequeno? Acha que alguma destas ideias o vai ajudar a maximizar o espaço?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!