KITUR ESTOI : Casas  por KITUR

Armadilhas que pode encontrar ao construir uma casa modular

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Loading admin actions …

Hoje falamos de casas modulares prefabricadas!

Provavelmente já ouviu falar delas e possivelmente já deu por si a considerar as vantagens de ter uma. Se já pesquisou sobre o assunto percebeu com certeza que hoje em dia podem ser uma opção fiável e muito mais barata para quem quer ter casa própria… Mesmo nós aqui na homify já várias vezes trouxemos o assunto à baila, sempre da forma mais elogiosa.

Mas calma! Se só percecionou vantagens alguma coisa deve estar errada. Por vezes a publicidade ou a informação incompleta sobre este tipo de casas podem trazer uma falsa sensação de casas ’ao preço da chuva’, impecáveis e sem quais quer falhas… A resposta para as suas preces no que toca à habitação! E na verdade as casas modulares poderão ser a solução ideal para muita gente, mas provavelmente não o serão para todas as situações.

Para o ajudar a decidir em posse de todas as informações, garantindo uma experiência plena com este tipo de habitações, e evitando que o seu sonho de possuir casa própria se torne num pesadelo, queremos dar-lhe a conhecer algumas armadilhas escondidas na aquisição de uma casa modular.

Leia este artigo, pese os prós e os contras, use o seu senso comum e no fim decida o que é melhor para si. Que é só o que nós também queremos!

Configuração

KITUR ESTOI : Casas  por KITUR
KITUR

KITUR ESTOI

KITUR

As configurações, dimensões e aparência das casas modulares dependem integralmente do construtor. Isto significa que cada um lhe vai oferecer dimensões, plantas e materiais completamente diferentes! Obviamente que esta subordinação vai limitar um pouco a autonomia dos compradores, embora não a impeça totalmente. 

Existem empresas que fazem os módulos revestidos a madeira, outros têm opção de revestimento em cimento ou com painéis isoladores de vários materiais. Há casas modulares com várias configurações e em vários estilos de construção, que vai do minimalista e moderno, que é o mais vulgar, até ao rústico e campestre. Há configurações com um, dois ou três quartos, ou o número de divisões que precisar. Encontra plantas térreas, ou com dois pisos. E tudo depende diretamente do construtor/fornecedor. Por tudo isto pense bem no estilo de casa de que mais gosta e nas suas necessidades em termos de planta de casa, e depois procure um construtor que lhe forneça a casa com o aspeto, os materiais e a configuração que deseja!

Vantagens da tecnologia modular

Antes de continuar vamos rever as vantagens deste tipo de construção.

De um modo muito genérico podemos condensar as vantagens das casas modulares em quatro pontos:

– Prazo de execução de obra bastante curto. Há fornecedores que se comprometem com prazos tão curtos como três meses para as configurações mais simples.

– Maior segurança e fiabilidade. É sabido que o método de construção é mais controlado e sujeito a standards, pelo que as construções estarão menos sujeitas a apresentar problemas e defeitos do que as casas de construção dita normal, cujos construtores são sujeitos a muito pouca supervisão.

– Podem ser melhoradas, atualizadas e aumentadas. Com este tipo de construção pode sempre acrescentar módulos se a família crescer ou sempre que precisar, embora deva contar com a burocracia que isso significa em Portugal.

- Preço. Como todo o processo construtivo está normalizado e os materiais são negociados antecipadamente e em grandes quantidades, estas casas tendem a ser muito mais baratas do que a construção tradicional.

Armadilhas com que deve contar antes de começar o processo de aquisição


Vamos então falar dos problemas que pode enfrentar se pretender optar por esta solução de construção!

– O preço pode ser mais elevado do que supunha inicialmente, e aproximar-se do de uma casa convencional mais do que gostaria. Se tiver de comprar o terreno a diferença de preços entre as duas construções pode ser mesmo pouco significativa, pois as casas tradicionais são vendidas muitas vezes com o lote onde foram construídas já incluído. E depois não se esqueça de somar as despesas de preparação do terreno onde a casa modular vai ser implantada… Terraplanagens e escavações podem aumentar o preço final. Por outro lado a distância entre a fábrica e o local de implantação pode adicionar ao seu orçamento custos de transporte bastante elevados.

– Dificuldades no financiamento e no investimento. Em Portugal poderá não conseguir empréstimo para a aquisição deste tipo de habitações, e se o conseguir ele poderá ser mais caro do que com as casas tradicionais. Outro grande inconveniente destas habitações é o facto de terem de ser pagas antes de a sua construção ser iniciada.

– O licenciamento. Em Portugal ainda há algumas dificuldades no licenciamento deste tipo de casas, podendo ser um processo mais complicado do que licenciar uma casa de construção tradicional, embora a legislação auxiliar neste ponto, não
diferenciando os métodos de construção e obrigando a uma aplicação de regras comuns a todas as construções.

- Cuidado com as escolhas e upgrades. Se quando escolher não estiver atento ao tipo de materiais que está planear ter em sua casa o preço final pode subir consideravelmente, e inclusivamente ultrapassar o preço de uma casa de construção à medida.

Tempo de vida útil

É legítimo questionar-se se uma casa construída em três meses terá uma durabilidade sequer aproximada da das casas de construção tradicional. Esta é na verdade uma das questões mais colocadas aos fornecedores das casas modulares. Mas não tem de se preocupar em ficar desalojado em vida…

As casas modulares são conhecidas por serem ’as parentes de alta qualidade’ das casas prefabricadas e na sua construção usam-se frequentemente materiais mais caros e melhores do que nas outras. E a sua durabilidade está dependente dos materiais escolhidos para a construção, mas não existe em Portugal qualquer obrigação de tempo de garantia. Isto aliado ao facto de existirem inúmeros construtores dentro e fora do nosso país faz com que a duração estabelecida para casa caso seja por vezes muito diferente. Estude e pesquise muito bem o mercado antes de avançar, pois como em qualquer ramo podem ocorrer embustes.

Ainda assim é comummente aceite que uma casa desta tem uma duração muito aproximada das casas de construção tradicional, ou seja, entre cinquenta e setenta anos.

Planta típica

KITUR R: Casas  por KITUR
KITUR

KITUR R

KITUR

A planta típica deste tipo de casas é de um só piso com múltiplos compartimentos fornecidos por vários módulos, como é o caso da casa da imagem, da autoria da KITUR. No entanto hoje em dia as casas modulares não usam molduras de ferro como a construção convencional, mas sim vigas de madeira com pilares em metal para servir de suporte. Este tipo de construção permite múltiplos andares bem como caves.

Custos

Já muito escrevemos sobre este tema mas nunca é demais lembrar que apesar de à primeira vista estas casas poderem parecer mais baratas do que as de construção normal isso pode não corresponder inteiramente à verdade, ou pelo menos o preço final pode não parecer tão atraente ao fim de contabilizar todos os custos, como está descrito no tópico das armadilhas antes da construção. Se escolher bancadas de mármore para a cozinha, ou pisos de mosaicos caros obviamente o preço da casa vai aumentar. Mas poderá utilizar isto em seu proveito e conseguir uma casa com acabamentos muito melhores a um preço muito mais acessível. Escolha bem e cuidadosamente!

Isolamento termico e ventilação

Casas  por MODULAR HOME
MODULAR HOME

Arquitectura Casa Klee con pergolado Exterior

MODULAR HOME

Este é um ponto muito conhecido por ser tradicionalmente uma das grandes vantagens das casas modulares. Como estas casas são construídas em ambiente fechado, é mais simples para os trabalhadores fazerem um trabalho de calafetagem e isolamento térmico muito melhor, aumentando assim a capacidade de isolamento da casa.

No entanto a não ser que peça especificamente, este isolamento é um isolamento padrão que poderá ser insuficiente se a casa for implantada numa zona muito fria.

No que toca à ventilação estas casas são concebidas tanto ao nível da estrutura como dos materiais para permitirem uma ventilação adequada dos espaços interiores.

Peça sempre informações detalhadas sobre estes pontos ao fornecedor da sua casa e confronte-o com as particularidades da sua situação geográfica.

Mobilidade e transporte

Casas  por MODULAR HOME

Não é uma característica comum a todas as casas modulares, mas algumas destas habitações também podem ser colocadas em camiões e transportadas para outras localizações se for imprescindível. E embora esta não seja uma situação tão imediata ou simples quanto possa parecer oferece ao proprietário uma liberdade que qualquer casa de construção tradicional não dá. Mas não se iluda… Embora seja possível não consegue pura e simplesmente pegar na casa e mudá-la de um dia para o outro. Isto exige investimento e expõe a casa a danos.

Mesmo assim gostou da ideia de ter uma casa com a possibilidade de ser mudada de um lado para o outro? Então leia mais sobre este tipo de casas aqui.

Achou este artigo útil? Descobriu algo em que nunca tinha pensado para o seu sonho de ter uma casinha? Conte-nos!
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!