Conheça a Projetarq, a empresa multifacetada de Gaia Conheça a Projetarq, a empresa multifacetada de Gaia

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Conheça a Projetarq, a empresa multifacetada de Gaia

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Vila Sénior:   por PROJETARQ
Loading admin actions …

Na homify, reunimos milhares de projectos que percorrem diferentes áreas como, por exemplo, a arquitectura, o design de interiores, a decoração e a construção. Há profissionais que se dedicam a domínios específicos e outros que abraçam projectos de naturezas distintas. É o caso da Projetarq, uma empresa especializada em restauro e em renovação que actua, sobretudo, na região do Grande Porto.

O público-alvo da Projetarq é de médio e de alto padrão e a gama de preços varia em função do briefing dos clientes. Cabe, no entanto, realçar que a empresa trabalha de forma meticulosa, apresentando valores justos que vão ao encontro daqueles que são praticados no mercado.

Hoje, trazemos-lhe quatro trabalhos da autoria da Projetarq que, para além da alta qualidade, mostram a polivalência da empresa. Entre eles, está um projecto comercial, um projecto de investimento, um projecto de arquitectura de raiz e um projecto de interiores.

Venha vê-los e escolha o seu preferido!

1. Garrafeira Mimo's Export: o espaço

Zona de Provas Pública: Espaços comerciais  por PROJETARQ
PROJETARQ

Zona de Provas Pública

PROJETARQ

Abrimos o nosso livro de ideias com a proposta para uma garrafeira, que ocupa um espaço inserido numa galeria comercial no Porto. Trata-se de um edifício com uma volumetria típica do final do século XX, pelo que as lojas que o compõem apresentam um formato curvo pouco usual. A escada interior pré-existente no espaço, deu o mote para a criação de um piso superior que complementa o espaço principal.

Garrafeira Mimo's Export: organização do interior

Balcão de Atendimento: Lojas e espaços comerciais  por PROJETARQ
PROJETARQ

Balcão de Atendimento

PROJETARQ

A estratégia do projecto assentou na criação de um volume interno que funcionasse como eixo para a distribuição das estantes de exposição de garrafas. No interior deste volume, estão os expositores de produtos nacionais colocados, cirurgicamente, junto do balcão de atendimento e da área de garrafeira propriamente dita.

Na entrada, deparamo-nos com uma primeira zona de prova que inicia a experiência e convida os visitantes a permanecer no interior do espaço, a conhecê-lo melhor e, claro, está, a degustar os vinhos.

Ao fundo, a imagem iluminada do Douro vinhateiro realça o conceito da loja e decora o ambiente, emprestando-lhe cor e vida. No Diário XII, Miguel Torga definiu a região do Douro como um poema geológico. A beleza absoluta. Assim é. E não podia ficar melhor este recorte do Douro em plena baixa do Porto.

Garrafeira Mimo's Export: uma escadaria impactante

Expositor de Referências: Lojas e espaços comerciais  por PROJETARQ
PROJETARQ

Expositor de Referências

PROJETARQ

A zona das escadas foi eximiamente aproveitada para acomodar as inúmeras garrafas. Ao subir os degraus, os clientes têm um contacto directo com o produto que está em grande destaque. A equipa da Projetarq favoreceu o uso de tons claros que fazem o cinza escuro sobressair, o que nos remete para o contraste entre a cal e a ardósia, de cariz tradicional, mas, aqui, interpretadas e trazidas para o presente, numa abordagem contemporânea.

Garrafeira Mimo's Export: um ambiente acolhedor

Zona de Provas Privada: Lojas e espaços comerciais  por PROJETARQ
PROJETARQ

Zona de Provas Privada

PROJETARQ

O piso superior acolhe uma segunda área de prova, desta vez mais recatada para que os clientes possam degustar o vinho, num contexto mais privado. Quando se pensa em garrafeiras, vem-nos, de imediato, à mente, a atmosfera calorosa e aconchegada de uma adega, onde as madeiras são usadas expressivamente e os materiais robustos sobressaem. Foi esse imaginário que inspirou a equipa da Projetarq a criar esta área no segundo piso.

2. Vila Sénior

Vila Sénior:   por PROJETARQ
PROJETARQ

Vila Sénior

PROJETARQ

As cidades portuguesas têm vindo a crescer, exponencialmente. Surgem, em catadupa, novos prédios com um design moderno e soluções habitacionais particularmente orientadas para uma camada da população mais nova e activa. No entanto, há pouca oferta a pensar na população sénior que tem, como é natural, necessidades específicas que não são necessariamente contempladas nos edifícios normais. A Projetarq apercebeu-se da lacuna e transformou-a numa oportunidade: a construção de uma série de moradias para uma população idosa. O projecto foi baptizado como Vila Sénior.

Dois equipamentos, dois propósitos lado a lado

Vila Sénior:   por PROJETARQ
PROJETARQ

Vila Sénior

PROJETARQ

A intervenção foi prevista para uma generosa área de 15 mil m² e divide-se em dois grandes equipamentos: um hotel e residência sénior e um núcleo de infantário e ATL. Estes equipamentos, para além de promoverem um saudável convívio entre gerações, vêm trazer novas soluções a uma área desprovida destes apoios.

O hotel e a residência sénior incluem 40 suítes para utentes com mais limitações e 38 moradias para idosos independentes e activos. O espaço acolhe todas as valências necessárias a uma qualidade de vida superior: serviços de enfermagem e acompanhamento médico, terapia ocupacional, piscinas e cabeleireiro.

O ordenamento do complexo

Vila Sénior:   por PROJETARQ
PROJETARQ

Vila Sénior

PROJETARQ

A imagem tridimensional permite-nos perceber melhor a organização dos equipamentos. O hotel define o limite Norte e o principal acesso público. O bloco de quartos, por sua vez, sobrepõe-se ao volume que delimita a área do hotel e se prolonga pelas ruas anexas para as quais estão previstas as áreas de serviço comuns às residências e ao hotel. O interior será ajardinado e planeado para garantir a privacidade e a segurança dos utilizadores.

3. Moradias geminadas

Entrada Principal: Casas  por PROJETARQ
PROJETARQ

Entrada Principal

PROJETARQ

Já lhe demos a conhecer o projecto comercial e o de investimento. Prossigamos, então, para o projecto de arquitectura de raiz.

As belas moradias geminadas que vemos na imagem, situam-se junto a uma estrada nacional, no limiar de uma área industrial. Este imóvel remata um quarteirão habitacional e tira partido dos espaços exteriores que estão inseridos nos limites das propriedades. Esta foi a solução encontrada para compensar o facto de as casas não se poderem relacionar abertamente com o inestético entorno industrial.

A criação de uma zona ajardinada só foi possível devido ao afastamento das casas, em relação à rua.

Moradias geminadas: em comunicação com o exterior

Zona de lazer exterior: Casas  por PROJETARQ
PROJETARQ

Zona de lazer exterior

PROJETARQ

As casas geminadas tradicionais são o espelho umas das outras. O nome assim o indica. No entanto, estas moradias geminadas evidenciam-se por terem uma personalidade individual e por comunicarem de forma diferente com a envolvente.

O jardim, bem resguardado e privado, é ideal para os momentos de lazer e de recreação dos futuros moradores. No exterior, a protagonista é a piscina, com fundo verde esmeralda. Como se percebe pela imagem, o núcleo social da casa, no andar térreo, abre-se para o exterior, estando o piso superior reservado às três suítes, sendo que duas delas aliam a qualidade do espaço interior à presença de varandas.

O sistema de apainelados de madeira enriquece a materialidade do projecto e oculta um dos quartos que vive da frente rua.

Moradias geminadas: proposta de decoração

Sala de Estar: Salas de estar  por PROJETARQ
PROJETARQ

Sala de Estar

PROJETARQ

No interior, o núcleo social obedece a uma lógica de plano aberto com a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha integradas. O pátio, ao fundo, cria uma caixa de luz no núcleo interno.

Na elegante cozinha, notabilizam-se as superfícies em mármore negro, um material nobre e requintado que, apesar de muito diferente, se relaciona na perfeição com a madeira e com o design actual e diferenciado das moradias.

4. Remodelação de apartamento no Porto

Remodelação de Apartamento Mouzinho Porto:   por PROJETARQ
PROJETARQ

Remodelação de Apartamento Mouzinho Porto

PROJETARQ

Começámos e terminamos na cidade do Porto, desta vez com um projecto de interiores que diz respeito a um apartamento antigo que precisava de ser remodelado para se adequar às necessidades dos actuais moradores.

Na paisagem portuense, pululam imóveis antigos – muitos deles devolutos – que, nos últimos anos, em grande parte devido ao crescimento do turismo, têm vindo a ser reabilitados. Estes projectos devem ser entregues a profissionais que saibam respeitar as pré-existências e enaltecê-las, fazendo-as conviver com elementos modernos que asseverem o conforto e o bem-estar dos moradores.

No apartamento, os móveis são, maioritariamente, brancos. O móvel que vemos em primeiro plano, foi construído à medida, servindo como módulo de televisão e como unidade para separar os ambientes da sala. A contrastar com o branco, estão o cinzento e a cor da madeira natural, que deixam o ambiente com um aspecto mais quente.

Adjacente à sala de estar, encontramos a cozinha com um design minimalista. Os electrodomésticos são todos embutidos e as portas não têm quaisquer puxadores. Parecem, apenas, painéis. A cozinha inclui uma ilha central – que pode ser usada para refeições rápidas – em frente à qual está a sala de jantar.

Paredes escuras

Remodelação de Apartamento Mouzinho Porto:   por PROJETARQ
PROJETARQ

Remodelação de Apartamento Mouzinho Porto

PROJETARQ

O cinza azulado das paredes oferece modernidade à divisão. É uma cor escura, mas que aqui funcionou devido à iluminação natural que provém das janelas. Estas últimas, foram mantidas e restauradas de acordo com as cores do exterior do edifício. Optou-se por não usar cortinados e por decorar as janelas com molduras em pedra uma vez que as aberturas são para o interior.

Recomendado:

De qual destes projectos mais gostou? Deixe-nos o seu feedback na caixa de comentários abaixo deste artigo ou na nossa página de Facebook! 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!