Truques de magia para poupar espaço na sua casa

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Andamos sempre atrás do acontecimento… Estudamos, averiguamos e encontramos os melhores truques, para fazermos o nosso show de magia, aqui pelos artigos homify. Retiramos as nossas cartas debaixo da manga, levantamos o nosso chapéu preto da cabeça e não é que saem de lá vários coelhinhos?! Yupi! É só surpresas! E acreditamos que não quererá perder os truques de magia de hoje. 

Ao longo deste artigo explicamos de A a Z como pode poupar espaço na sua casa. Era mesmo destes truques que estava a precisar, não é verdade? Nós adivinhamos estas coisas… (faz parte da nossa magia et savoir faire). E vai ver que é mais fácil do que possa pensar, apenas com alguma dedicação e reorganização, a sua casa vai ganhar e recuperar espaço, que é tão abençoado por todos nós. Ainda por cima, pode conferir tudo em imagens, com as fantásticas inspirações dos nossos profissionais. 

Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo…

1- Aproveitar o interior das paredes

Casas de banho modernas por MOB ARCHITECTS
MOB ARCHITECTS

BALDUINA#2

MOB ARCHITECTS

Criar prateleiras ou nichos na profundidade das paredes ajuda na criação de espaço em sua casa. Um bom exemplo é o caso desta casa de banho, onde foram colocadas prateleiras de vidro entre paredes, facilitando a arrumação de produtos de higiene e pessoais. Integrando luz o efeito é bonito e super desejável.

2- Usar o espaço que é geralmente ignorado

Corredores e halls de entrada  por Concept d'intérieur
Concept d'intérieur

Aménagement d'un escalier

Concept d'intérieur

Este primeiro ponto é sem dúvida aquele que precisamos mesmo de salientar, porque inevitavelmente todos cometemos este erro: ignorar espaço. 

É claro que nem todos os lugares de casa têm de ser preenchidos com alguma coisa, são também importantes os espaços abertos, quer pela passagem, como para arejar a área. Mas a verdade é que desperdiçamos determinados lugares com nada, ficam ali em vão e se fossem corretamente aproveitados seriam bastante benéficos. 

Sabe aquele espaço que tem debaixo das suas escadas? Pode o aproveitar de tantas maneiras, colocar uns armários ou uma sapateira. Criar um pequeno jardim ou tal como este exemplo do Concept d'Interieur, onde criaram engenhosamente um pequeno escritório. É tão prático, como útil, além de estar a poupar espaço, com coisas realmente úteis. 

Neste sentido, veja o espaço que têm em casa e tenha um olhar analista, de jeito a perceber o que poderia por lá criar, em harmonia com a restante decoração.

3- Sempre que puder tenha tudo arrumado

É agora que pomos a tocar a música do Missão Impossível… Estamos a brincar! Apenas que em certos momentos a nossa casa torna-se tão caótica, que nem sabemos por onde nos virar e ainda nem começámos que já queremos acabar. 

Mas não desespere, porque não há missões impossíveis! E se não deixar tudo acumulado, será mais fácil de organizar e arrumar nos dias de limpeza. E toda a família pode ajudar, não são só as mamãs ou os papás, as crianças, também podem e devem ajudar nas tarefas domésticas, nomeadamente se falarmos em arrumar a tralha que espalharam pela casa adentro. Tudo a postos e antes de ir dormir, deixar a casa em condições apresentáveis. E vai ver que repentinamente a sua casa ganhou espaço, porque nada ficou em desordem ou em lugares indesejados.

4- Pense num beliche

Já se tinha lembrado desta ideia? Não! Então talvez esteja na hora de considerar a compra de um beliche lá para casa.

A verdade é que os beliches poupam imenso espaço. A sua cama nas alturas permite rentabilizar o espaço por baixo, quer com outra cama, ideal para os quartos dos filhotes, mas também com imensas arrumações ou um espaço aberto, para um escritório ou uma zona de descanso.

No caso de viver num apartamento pequeno ou ter vários filhos, o beliche será sem dúvida alguma, o vosso maior aliado, pois poupa espaço e ganha outros tipos de arrumações/organizações. 

Confira este exemplo e pense nisso!

5- Reorganize a sua garagem

Garagem e arrecadação  por de-cube
de-cube

Garage Shot

de-cube

Se tiver uma garagem, esta não poderá ficar excluída das arrumações ou da reorganização. 

A realidade é que a nossa garagem é sempre o espaço do despejo. Neste lugar cabe o carro e toda a tralha que não queremos em casa. Caixotes, roupas velhas, brinquedos dos filhotes quando eram mais pequenos, mais isto e mais aquilo (quase igual a um depósito de reciclagem). E de repente a garagem é um monte, que se nos atrevemos a tocar-lhe a bela da pirâmide cai… e bimba! 

SOS!! 

Antes de gritar alerta, perca umas horas do fim-de-semana ou do fim do dia, já que os dias são mais longos e faça uma boa arrumação. Deite fora ou dê o que não quer mais e vai ver que em menos de nada, a garagem ganhou um aspeto de garagem!

6- Reorganize a sua cozinha

Pode pegar na sua varinha mágica, sim aquela da sopa e tentar ver se a magia acontece… Bom brincadeiras à parte, pode mesmo fazer magia, mas usando a sua paciência e precioso tempo.

Tal como aconteceu na garagem, tem de retirar tudo fora e reorganizar tudo. Verifique se precisa realmente deste ou daquele objeto, as datas dos alimentos, procure uma organização coerente e fácil de acesso. Vai ver que no fim terá uma estante ou um armário vazio, por ter sobrado espaço. 

Pode sempre descobrir este artigo sobre 6 formas de limpar a sua cozinha!

7- Tente ter um plano aberto

Talvez seja necessário mexer com os móveis ou a decoração de casa, de modo a encontrar um melhor layout, que ponha em evidência o ambiente, valorizando o espaço. 

O melhor plano que poderá ter será um plano aberto, isto é que dê visibilidade para tudo, sem quebras por móveis ou peças decorativos. No caso da sua sala ser pequena e a sua cozinha também, e se estas duas estão juntas, o melhor que terá a fazer, será a de quebrar a tal barreira: a parede. Assim, terá um espaço aberto, arejado e terá poupado imenso espaço. 

No fim de contas um plano aberto, torna o espaço luminoso e bem atrativo. 

8- Mantenha os itens numa vitrina

Sala de jantar  por decoraCCion
decoraCCion

Foto: Patricia Gallego para Mí Casa. HEARST magazines I España.Reforma vivienda Chic and Cheap. No tirar, reutilizar

decoraCCion

Nada melhor do que ter os itens e todas as bonitas peças valorizadas numa bela vitrina, na sua sala de jantar ou de estar. Uma ideia que não é de hoje, mas que continua presente no tempo. Um móvel intemporal e que está a voltar nas novas tendências de decoração de interior. 

Até pode dar à sua vitrina um ar mais descontraído, ao colocar um papel colorido e florido na parte de trás, dá ênfase ao móvel e traz um detalhe decorativo ao ambiente. 

Depois é só arrumar tudo no devido lugar, deixando visível as peças mais cool e pronto em sete passos a sua casa ganhou espaço!

É destas que ficou convencido a organizar a sua casa para recuperar espaço perdido? Gostou das dicas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!