Fazer do seu pequeno T0 um espaço cool – é mais fácil do que pensa

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Somos cada vez mais a viver num estúdio, mesmo depois de deixar a faculdade. A verdade é que os trabalhos temporários, à norte e sul do país, os preços dos arrendamentos ou de vendas, levam-nos a optar por uma casa mais pequena. Porém, não dizemos com isso, que nos devemos desleixar e viver como se estivéssemos numa lata de sardinhas, com tudo atulhado e sem a mínima organização. 

É bem possível organizar um pequeno espaço e torná-lo bem cool, bem atrativo, bem agradável, enfim bem ao mood de revista. Mas afinal, como podemos tirar o melhor partido? Quais são os móveis que se deve escolher e como os organizar? É um desafio, é claro! 

Mas hoje não sai daqui sem perceber como o pode fazer. Graças aos exemplos que partilhamos dos nossos profissionais homify, vai poder tirar ideias e bonitas inspirações, para levar para o seu T0. Com estas sugestões bem giras, vai poder ter uma casa funcional e sobretudo agradável para se viver. Ora espreite! 

Usar todos os espaços

Cozinhas modernas por Beriot, Bernardini arquitectos
Beriot, Bernardini arquitectos

Rehabilitación de edificio ATOCHA. Madrid

Beriot, Bernardini arquitectos

Neste terceiro ponto reforçamos a ideia de usarem todos os espaços. E hoje em dia, é bem possível. O mercado oferece imensas soluções, como este exemplo da Beriot, Bernardini Arquitectos. Neste caso aproveitaram o espaço vertical, para ganhar espaço. A cozinha em baixo, com um teto mais baixo e por cima uma nova área, que servirá de quarto. Um T0, que rapidamente se transforma num T1. 

Ideias que se devem considerar para um excelente aproveitamento do apartamento. Todos os espaços são assim aproveitados, sem por isso perder estilo ou conforto, pelo contrário, é uma casa que ganha personalidade. 

Mas há mais… para usar todos os espaços, sem prescindir de algo, opte por mesas que sejam dobráveis, por bancos para arrumá-los debaixo da mesa, escolha uma cama que tenha gavetas por baixo ou um beliche.

Decorar a parede com prateleiras

Quando já não dá no chão e de modo a não sobrecarregá-lo, temos de ser criativos e um pouco rebuscados… Temos de olhar para o nosso pequeno apartamento e perceber onde podemos roubar espaço. Há espaço além do piso, as paredes e o teto são perfeitos para tirar partido e ganhar espaço, quer para arrumar, quer para decorar. Mas afinal o que podemos pôr por lá?

A ideia que vos queremos passar nesta sugestão é muito simples. Pode perfeitamente fixar uma quantas prateleiras na parede, para ganhar espaço para umas quantas arrumações. Super práticas! Pode organizar lá os seus livros, os cd's, objetos decorativos, molduras com fotografias, flores, velas e tantos outros objetos decorativos. 

Com as prateleiras o espaço ganha um pouco de volume, de estilo, além de ocupar espaço, que não incomoda propriamente. A outra grande vantagem a salientar, é o seu preço, são itens extremamente acessíveis, comparativamente a um móvel. Ideal, quando o nosso T0 é uma casa temporária. 

Se pretender pode ir mais além… e inspirar-se neste exemplo e recuperar caixas de frutas, para fazer as suas prateleiras ou até montar uma estante. Solução DIY, fácil e low cost.

Obter mobiliário com design escandinavo

Agora pode nos perguntar porquê ter mobiliário escandinavo numa casa pequena?

A resposta é fácil – é um mobiliário simples. Tendo em conta que num T0 o espaço é reduzido, é preferível optar por um mobiliário que tenha linhas básicas, um pouco minimalista diríamos nós. 

Quanto mais simples for o mobiliário, mais leve ficará o ambiente. A verdade é que peças demasiadas rebuscadas e volumosas irão abafar o espaço, roubando assim o que é de mais preciso: os metros quadrados. 

O estilo escandinavo está bastante em voga, são muitas as peças que existem neste mercado com estes traços, só que muitas vezes não lhe é associado o respetivo estilo. Reparem nesta cadeira, de certeza que já se deparou com este modelo, é uma grande tendência 2016 no mundo da decoração de interior. Não temos dúvidas que ficará bem no seu estúdio!

Colocar um pouco de verde

Corredor, hall e escadas  por Bloomon Deutschland
Bloomon Deutschland

Blumendeko Flur

Bloomon Deutschland

Qualquer casa deve ter um pintada de verde, vinda de diversas formas. A mais comum, talvez seja pela via da natureza, por plantas ou flores. E é de facto, uma solução bem agradável aos nossos olhos homify. Uma decoração com elementos naturais, torna o ambiente com mais vida, riqueza e alegria. Sendo estes os sentimentos que deve espelhar no seu T0. Por isso, não prescinde de colocar umas flores ou uma planta, para o pequeno espaço ganhar vida.

Esta cor verde é uma cor cor vibrante e alegre, ajuda a preencher os espaços com uma sensação de renovação, pois não fosse esta uma cor da natureza, do crescimento e da fertilidade. Além disso, é uma cor cheia de energia, mas também tranquila. Pode aplicá-la sob diversas maneiras. 

Obter uma iluminação agradável

Não se esqueça de privilegiar a iluminação, é fulcral, seja o espaço grande ou pequeno. Apesar, de ser ainda mais valorizada num espaço com metros quadrados restritos, uma vez que a luz cria uma sensação de amplitude e abre os espaços. 

Tenha vários pontos de iluminação artificial, pelo teto, candeeiros de chão ou de mesa. E é super importante que deixe penetrar a luz natural, pela casa adentro. Tenha cuidado na disposição dos móveis, para não tapar as janelas e também na escolha das cortinas, elas têm de ser transparentes e claras. Só assim é que privilegiará a entrada do sol pela sua casa, de modo a obter uma casa luminosa, arejada, aberta e com uma sensação de grandeza. 

Pequenos truques, que fazem grandes diferenças!

Obter uma bonita cerâmica

Sala de jantar  por rigby & mac
rigby & mac

Home Accessories

rigby & mac

E como a decoração nunca pode ficar de fora, terminamos este artigo de organização de um T0, com umas peças especiais da Rigby & Mac, uma loja londrina, que apresenta peças com um design inigualável. Estas jarras farão sucesso na decoração do seu estúdio, com uma aparência vintage, mas ao mesmo tempo atual, são perfeitas para receber umas plantas verdes ou flores coloridas. 

Detalhes especiais e com significado deixam marcas surpreendentes numa decoração.

Se quiser descobrir outras ideias ou sugestões para organizar um espaço com metros quadrados reduzidos descubra este artigo:

Como criar um microloft!

Vive num pequeno apartamento? Algumas destas ideias lhe serão úteis? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!