Como esconder uma vista feia da sua varanda

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Optar por viver numa cidade, não quer dizer que deve rejeitar o céu azul, a natureza ou um espaço de relaxe: é por isso que as varandas ou terraços são de grande interesse para todos nós. A verdade é que a arquitetura portuguesa contempla, geralmente, nas suas construções este pedaço de espaço nas suas casas. São verdadeiros oásis de ar fresco, são lugares perfeitos para relaxar e descontrair, independentemente de serem pequenos ou grandes, o mais importante é estar bem organizado e decorado. As varandas podem ser as verdadeiras atrações do seu apartamento. 

Mas (há sempre um mas na história) a paisagem ou a tal vista de uma varanda no coração de uma cidade nem sempre é a mais bonita, por estar comprometida. Prédios demasiados juntos, demasiado betão à volta ou simplesmente ou uma paisagem falhada… Dificilmente conseguimos alterar o que temos à nossa frente, no entanto, é possível tapar as vistas, de modo a tornar este cantinho da sua varanda, bem atrativo. Existem soluções que o ajudarão a criar um ambiente bem giro, sem despender muito ou fazer grandes obras. Reunimos as seis melhores e mais fáceis ideias para que possa pôr já em prática na sua varanda. 

Assim, já não tem desculpas para não desfrutar da sua varanda no próximo verão!

Planta grande

Pode comprar uma ou várias plantas bem grandes, volumosas e altas, de modo a preencher a vista da frente ou do lado. As ramagens permitirão camuflar o que não é tão bonito de se ver, além de criar uma certa privacidade. Poderá, assim estar a desfrutar de um momento de lazer e de descanso com toda a tranquilidade.

Area Arquitetura soube valorizar na perfeição esta varanda citadina, no meio de tantos outros edifícios, estas plantas trazem a tonalidade natural e de bem-estar. Três grandes vasos de plantas tapam a vista, os moradores, podem assim aproveitar uma refeição na varanda, sem por isso dar nas vistas!

Uma fantástica ideia que espreitamos numa varanda homify e partilhamos consigo.

Cerca de madeira DIY com plantas e flores

Varanda, marquise e terraço  por DIE BALKONGESTALTER
DIE BALKONGESTALTER

Feuerschale, Leuchtkübel

DIE BALKONGESTALTER

Pediu uma ideia DIY?! 

Então pediu e bem, porque isto é cá connosco. É algo que gostamos de partilhar com os nossos leitores, pois sabemos que estas ideias engenhosas, simples, únicas e sobretudo baratas são mais do que bem-vindas. 

É verdade, mesmo na vossa varanda pode fabricar o seu DIY, e isto em busca de beleza neste lugar. Sabe aquelas ripas de madeira para o pavimento? Pois bem, pode as recuperar e fixá-las na parede da vossa varanda, tanto na horizontal, como na vertical. Para o lado colorido pode acrescentar uns sacos em feltro e colocar umas bonitas sardinheiras (vermelhas, brancas, cor-de-rosa… ). 

Se quiser pode copiar esta ideia para a sua varanda, a de revestir as paredes e o chão com o mesmo material, pois transmite uma sensação de amplitude e de continuidade. 

Guarda-sol

Varanda, marquise e terraço  por DIE BALKONGESTALTER
DIE BALKONGESTALTER

Loungesofa, Sonnenschirm, Pflanztaschen, Bambus

DIE BALKONGESTALTER

Esta é talvez a solução mais imediata, prática e fácil de concretizar. 

Para esconder uma vista menos agradável, só terá de comprar um bonito guarda-sol, abri-lo e mais nada! O pano de fundo taperá tudo o que não quiser ver, além de protegê-lo de olhares indesejados e de um sol mais forte. A vantagem dele, é que pode movê-lo, retirá-lo, abri-lo ou fechá-lo conforme a sua vontade. 

Já se tinha lembrado desta simples ideia? Vai levá-la, certo?

Cortina japonesa

A cortina japonesa funcionará para uma varanda marquise, pois para a colocar é preciso um suporte para fixá-la. 

De facto, Portugal é um país de marquises, estas tais varandas fechadas. Aos poucos vão ganhando um conceito diferente de há uns anos atrás e ainda bem. Estas deixaram de ser o lugar de arrumações, de estender a roupa e das máquinas de lavar, para serem um espaço de relaxe, um pouco como uma extensão da sala de estar, tal como vemos nesta inspiração. Para tapar uma vista menos agradável só terá de baixar a cortina japonesa ao nível que pretender, colocar umas plantas, um sofá de exterior e deixar-se levar pelas coisas boas da vida.

Hera

Varanda, marquise e terraço  por homify
homify

Callejon del 57-4- Boué Arquitectos

homify

A hera é uma planta trepadeira. Onde ela nasce e cresce, não há espaço que fica aberto. Claramente que é uma tela verde, que se desenvolve em menos de nada. Se a plantar em vasos na sua varanda, rapidamente a hera enlaça-se à parede, aos pilares e à ela. 

Com uma era ou outra planta trepadeira a vista que era feia, ficará bem escondida, terá assim uma vista mais exótica e natural. A varanda ganha assim outro valor e viver na cidade deixou de ser um problema.

Com uma hera, a sua varanda com vista feia… era!

Parede de bambu

O bambu é uma planta tropical, que pode viver em qualquer canto e recanto. Sim, mesmo no meio da cidade! Está muito em voga no mundo da decoração do exterior (varandas, terraços, jardins… ). Além de trazer um sabor tropical, conferem um ambiente bastante moderno. A sua estrutura acastanhada  e esbelta, bem como as suas folhas finas permitem esconder uma paisagem menos agradável. 

Ao colocar bambu em todo o perímetro da sua varanda, não só terá a sensação de estar noutro lugar, como irá decorar este cantinho da sua casa de forma bem especial. Depois não vai querer descolar de lá.

Ah é verdade! Além disso o bambu é a planta da sorte… Por isso, bora dar-lhe a oportunidade que bem merece.

A vista da sua varanda não é agradável? Vai pôr umas destas soluções em prática?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!