Surpreendente apartamento de apenas 30 m²

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Com o crescimento populacional e o aumento da densidade das grandes urbes do mundo, a optimização do espaço habitacional é uma das principais preocupações dos profissionais das áreas de design e de arquitectura que têm vindo a criar uma consciência sobre o aproveitamento dos espaços em termos de funcionalidade e qualidade de vida. É por isso que, nos dias de hoje, vemos cada vez mais apartamentos e casas que, não obstante as suas limitadas dimensões, são desenhados de forma a que cada um dos seus metros quadrados sejam aproveitados ao máximo, tornando agradável a experiência de quem lá mora.

Neste livro de ideias, apresentamos-lhe um projecto da autoria do estúdio Spamroom que vai ao encontro destas características. A arquitecta Paola Bagna pôs toda a sua experiência ao serviço deste pequeno apartamento de apenas 30m².

Cabe tudo num pequeno espaço

Quartos ecléticos por paola bagna
paola bagna

Main space

paola bagna

O apartamento que integra este livro de ideias é utilizado pelos seus proprietários durante as férias e foi desenhado de forma a constituir uma melhor alternativa a um quarto de hotel, tendo-se criado um espaço polivalente onde se combinaram distintos elementos e materiais que reflectem o ambiente e o carácter dos arredores da cidade de Neukolln, na Alemanha. Uma das premissas do projecto era a reutilização de materiais, assim como um acabamento aparente dos mesmos, recuperando o seu valor e significado.

No espaço principal, encontramos a cama com os seus distintos compartimentos a criar a área do quarto colocada junto à cozinha virtualmente delimitada pela existência de um balcão. O móvel da cama integra várias funções desde utilizar alguns dos compartimentos como assentos individuais a utilizá-los em conjunto para formar outra cama, mudando-se a sua função consoante a posição e a necessidade do momento.

Polivalência ao máximo

Cozinhas ecléticas por paola bagna
paola bagna

Kitchenette

paola bagna

Para que 30 metros quadrados sejam suficientes para uma vida confortável, é necessário criar projectos com inteligência e aproveitar cada espaço disponível, outorgando múltiplas funções a distintos elementos. Os arquitectos encontraram uma forma de criar uma casa num espaço onde não existem divisões físicas, sem se perder a funcionalidade de cada um. O aproveitamento dos móveis, fazendo-os multifuncionais, cria um apartamento com grande dinamismo que se vai transformando à medida das necessidades, tendo assim uma grande flexibilidade no que toca a satisfazer as necessidades dos seus proprietários.

A cozinha

Cozinhas ecléticas por paola bagna
paola bagna

Kitchenette detail

paola bagna

Apesar de ter dimensões limitadas, a cozinha é um espaço único com um grande valor estético onde distintas peças de madeira resgatadas criam um móvel com carácter original e uma grande personalidade. As cores e formas dos utensílios, assim como o estilo antigo da torneira, unem-se para criar uma identidade própria neste espaço dedicado à preparação de alimentos.

Adaptabilidade ao máximo

Quartos ecléticos por paola bagna

O grande móvel que vemos na fotografia é utilizado tanto para armário de cozinha, como para guarda-roupa. O seu design aproveita na totalidade as suas dimensões pelo que nele se podem guardar todo o tipo de artigos, deixando-se à vista os mais utilizados. A sua funcionalidade depende, também, da sua orientação. Se olhar de perto, há um grande espaço na parte dianteira para malas e outros objectos, sendo este o rosto que nos recebe ao entrarmos no apartamento, ao passo que, do outro lado, voltado para a casa de banho, encontramos toalhas e produtos de higiene pessoal.

Espaço dinâmico

Quartos ecléticos por paola bagna
paola bagna

Window-desk

paola bagna

Sob a janela, encontramos um móvel de apoio que percorre toda a largura da sala. O móvel é feito em madeira e serve vários propósitos para os seus usuários: pode ser usado como área de trabalho, como zona de refeições ou como, simplesmente, um lugar para contemplar as belas paisagens exteriores e desfrutar do ar fresco que entra pela janela. A utilização de materiais reciclados e recuperados, como azulejos, madeira, puxadores e candeeiros dá-lhe uma estética ecléctica e um carácter acolhedor e familiar.

Uma casa de banho moderna

Terminamos a nossa visita guiada virtual na casa de banho que sobressai pela modernidade e elegância com que se utilizaram os azulejos em branco e negro, criando-se um conceito de neutralidade e balanço na linguagem arquitectónica que encontramos em todo o projecto. Este é um projecto que mostra design de excelência e soluções inteligentes sem se perder de vista a sustentabilidade e bem estar e qualidade de vida dos usuários.

Um espaço pequeno, mas moderno e elegante, ideal para um jovem casal ou para férias ou fim-de-semana. O que achou deste projecto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!