Não se deixe enganar pela fachada, esta casa é moderna!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
CASA XOCHIMILCO _ II, rOOtstudio rOOtstudio Salas de estar modernas
Loading admin actions …

Por detrás de uma modesta fachada, pode-se esconder uma magnífica e contemporânea peça arquitectónica. É precisamente isso que acontece com a bonita casa em forma de “L” que integra este livro de ideias e que chegou até nós por via do Root Studio. A moradia localiza-se em Oaxaca, um dos 31 estados do México.  

A ideia geral era clara: o cliente não queria que, sob nenhuma circunstância, se removesse a árvore em torno da qual a casa foi construída. Assim, tendo em conta este pedido, o edifício ergueu-se formando um “L” ao redor da árvore.

Venha conhecê-la.

A modernidade atrás de uma simples porta

CASA XOCHIMILCO _ II, rOOtstudio rOOtstudio Casas modernas

Estar-se-á, por certo, a questionar: mas o que tem isto de moderno? Entendemos a sua dúvida. Apesar do exterior da casa ser casual e modesto devido aos tijolos que a compõem e à monocromia, não se deixe enganar. Asseguramos-lhe que, atrás da porta, deparar-se-á com um universo contemporâneo, estético e moderno.

Toc-toc-toc: podemos entrar?

Uma primeira impressão

CASA XOCHIMILCO _ II, rOOtstudio rOOtstudio Casas modernas

Nada mal para começar, não acha? Eis a árvore de que lhe falávamos. Um pequeno elemento que determinou a construção de uma casa. Vasos e plantas decoram este pátio, oferecendo-lhe tons verdes que lhe trazem frescura.

Vê as amplas janelas ao fundo? Vamos ver o que há por detrás delas.

Faça-se luz!

CASA XOCHIMILCO _ II, rOOtstudio rOOtstudio Casas modernas

Se é um amante da luz natural e do sol, então esta generosa superfície envidraçada agrada-o tanto a si, como a nós. Estas janelas, em particular, vão dar a um hall de entrada localizado em frente às escadas. Vamos ver melhor.

Continuemos a visita

CASA XOCHIMILCO _ II, rOOtstudio rOOtstudio Salas de estar modernas

Chegamos à zona social composta por uma sala de estar, uma sala de jantar e uma cozinha. Repare como toda a área social ocupa apenas um dos lados do “L” e como a paleta cromática se mantém ao longo de todo o espaço. O interior é de estilo industrial e tem o betão aparente enquanto protagonista. Vamos conhecer o outro lado do “L”.

Em direcção ao segundo piso

CASA XOCHIMILCO _ II, rOOtstudio rOOtstudio Salas de estar modernas

A partir desta perspectiva conseguimos ver as escadas que ligam o piso inferior ao piso superior. Os degraus em madeira oferecem calidez ao espaço, contrastando, desta forma, com a frieza do betão. É uma casa de modernidade e, sobretudo, de luz.

E por falar em luz…

CASA XOCHIMILCO _ II, rOOtstudio rOOtstudio Jardins minimalistas

Quando falamos de luz natural, mais é sempre melhor. Cremos que é sempre mais agradável estar numa casa bem iluminada do que numa casa escura onde existam janelas que nos deixem dialogar com o exterior e, se for o caso, com a natureza envolvente.

Uma casa pouco convencional, mas com interiores modernos de estilo industrial. Gostou deste projecto?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista