Truques baratos para melhorar a sua pequena cozinha

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

A cozinha é um dos espaços mais frequentados lá de casa, pela quantidade de refeições preparadas, pelas idas à cozinha para petiscar ou ainda para saborear os pratos cozinhados pelo chefe. E se nos perguntarem se o tamanho da cozinha importa para saciar a fome? Nós responderemos seguramente que não, pois bem poderá sem grande ou pequena, o seu intuito final é sempre o mesmo. Guardar, preparar e degustar os alimentos. Agora, a verdade é que uma cozinha bem organizada, arrumada e bonita também cativa… é que já diz o ditado – os olhos também comem

Neste sentido é importante organizar a cozinha de acordo com as nossas necessidades. É, no entanto, possível, ter uma cozinha bonita e design por bem pouco, tendo em consideração o código decorativo da sala de estar, da sala de jantar ou até do quarto: é importante saber distribuir os elementos essenciais para cada divisão, tendo sempre a preocupação de um espaço agradável e funcional. E de facto, a cozinha é também merecedora de decoração e de cuidados estéticos e por mais pequena que seja… Descubra os pequenos truques que encontrámos para dar um novo look à sua cozinha. 

É só despertar o artista que há em si!

Uma boa aparência à volta

Sabemos que o espaço numa cozinha pequena é restrito, as gavetas, os armários ou as prateleiras existem em menor quantidade. Neste sentido, é importante aproveitar o espaço que se tem ao dispor, como as paredes! Mas cuidado, nada de atulhar e perder o sentido estético, há que manter coerência e bom gosto. Como podem constatar nesta cozinha tiraram partido da parede, nesta que fica frente à pia. Aí colocaram subtilmente uma barra de metal, apetrechada de ganchos, para suspender os talheres, panos de cozinha e vasos. É claro que é possível suspender o que bem entender e o que se ajeitar neste lugar. 

Mas tirem nota desta ideia – de aproveitar as paredes, quer para plantas aromáticas, especiarias ou talheres. É bastante estético, design e tem assim mais espaço para arrumar, aquilo que já não cabia nas gavetas. 

Abrir as arrumações

As arrumações abertas são menos dispendiosas, funcionais (facilidade em encontrar os utensílios), e valorizam a nossa louça ou outros acessórios (frascos com especiarias, massas, livros de cozinha… ).

Nesta cozinha bem pequena podemos constatar o quão prático se torna este estilo de arrumação, que permite otimizar os espaços. A verdade é que as prateleiras são peças que se devem considerar, de modo a tirar partido ao máximo do espaço. Pode também encontrar outros móveis abertos, que farão sucesso na sua cozinha, criam uma ideia de abertura num espaço que é pequeno e muito ao estilo minimalista. 

Não se esqueça, num espaço pequeno devemos simplificar (menos é mais).

Comprar grandes tábuas de cortar

Sonha ser um grande chefe da culinária? Sonha ter uma cozinha que se assemelha à dos grandes cozinheiros? 

Então para tal, são necessárias aquelas grandes tábuas de cortar, para colocar em cima das bancadas. Muito ao Chefe Jamie Oliver ou à famosa Nigella Lawson, que vemos na televisão com as suas super tábuas onde preparam os alimentos, com uma facilidade e habilidade, que nos deixam sempre estupefactos e que só queríamos um bocadinho daquele savoir faire. Então para entrarmos nesta onda vamos começar por colocar umas super tábuas de cortar, dá logo outro aspeto à cozinha, bem profissional, diga-se de passagem. E além disso estaremos a proteger os nossos móveis de cozinha. 

Prontos para ser os próximos famosos da TV?!

Trazer plantas e flores

A Designer Melissa Vilar evidencia perfeitamente nesta pequena cozinha a presença das plantas, no rebordo da janela, que parecem dar continuidade à paisagem que se avista. 

As plantas ou as flores podem decorar qualquer ambiente e se este for pequeno trará um sentimento de vida e de alegria, a um espaço que poderia ser abafado e triste. De facto, pode aproveitar esta ideia de planta, para acrescentar umas verduras bem úteis, que poderão ser usadas para temperar os cozinhados (salsa, coentros, pimentos, cominhos, etc. ). E à cada necessidade umas tesouradas e pronto tem umas pratos bem especiais e aromatizados.

Valorizar os seus eletrodomésticos

Não se esqueça de evidenciar os vossos eletrodomésticos, na bancada da cozinha ou numa prateleira extra. O design que muitos têm hoje em dia é tão divertido e bonito que eram uma pena deixá-los escondidos. É claro que numa cozinha pequena nem todos terão o lugar nobre, mas escolha os mais utilizados e bonitos. 

A verdade é que o design da sua cozinha acaba por alterar-se pela presença dos eletrodomésticos, pode optar por uns que tenham cores similares à cozinha ou até customizá-los com autocolantes próprios, para que tenham um estilo mais à frente. Existem várias lojas no mercado que se dedicam a este revestimento de eletrodomésticos. 

Valorizar as suas toalhas de chá

Terá com toda a certeza aquelas toalhas de chá nas gavetas da sua cozinha ou da sua sala. Mas já pensou em valorizá-las, em vez de deixá-las escondidas?! Detalhes tão bonitos como estes devem ser expostos, na mesa ou na bancada da refeição da vossa cozinha. Traz um lado decorativo bem delicado, cores e padrões enchem um pequeno espaço de forma bem alegre. 

Este padrão tão típico português, da marca Suspiro d'Algodão irá melhorar sem sombra de dúvida o design da vossa cozinha. Além de ter mensagens divertidas, que todos irão ler e divertir-se. Convidámo-lo a descobrir os diversos modelos, todos com muito bom gosto.

Adicionar um tapete

Poderá não ser comum falar em tapete na cozinha, mas a verdade é que ele é bastante prático e decorativo. Aquele chão frente à pia, fica regularmente sujo, pingado ou com migalhas, mas se lhe colocar um tapete disfarçará mais as sujidades ou marcas. Além disso preenche e dá cor à vossa pequena cozinha. 

Pequenos detalhes tão simples e que não são tão dispendiosos como isso, para não pôr em prática. Vai ver que a sua cozinha ficará melhor a 200%!!

A sua cozinha é pequena? Está decidido a levar estas ideias para torná-la grandiosa?!
Habitações  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis

Encontre inspiração para casa!