Home office: regras para um espaço aberto

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Magazine editorial - House in Sai Kung by Millimeter, Millimeter Interior Design Limited Millimeter Interior Design Limited Escritórios modernos
Loading admin actions …

Nem sempre podemos ter um espaço reservado na nossa casa para o escritório ou home office. Se você trabalha fora, isso não é tão problemático, pois trabalhará a maior parte do tempo na empresa e o home office servirá mais para tarefas pessoais e lazer.

Já um profissional freelancer, que geralmente trabalha em casa, pode encontrar problemas em realizar as suas atividades em um espaço aberto, como por exemplo um canto da sala de estar, se a família estiver presente. Assim, existem regras que podem ser seguidas por todos os moradores da casa para que o profissional freelancer possa dar conta de seus compromissos sem muito estresse.

Manter a mesa de trabalho organizada é a primeira delas. Assim, fica mais fácil de se achar e de começar o trabalho imediatamente. Outra regra é controlar o volume de voz – da dos outros moradores e da de você mesmo. Uma conversa ao telefone não precisa ser aos berros se todos concordarem em manter as vozes baixas naquele espaço. De preferência, as crianças podem brincar nos seus quartos e qualquer outro morador pode deixar para ver TV no quarto.

O volume da música também pode ser negociada com os demais familiares, que podem – como você – usar fones de ouvido. Outra coisa a ser evitada é comer na frente do computador. Adquira o hábito de comer à mesa, mesmo que esteja sozinho.. Isso faz bem para a sua saúde e ainda lhe proporciona um momento de descanso. Saiba que os momentos de descanso são essenciais para aqueles que trabalham em casa.

A iluminação da área de trabalho deve ser otimizada para que você possa fazer suas tarefas com conforto e sem atrapalhar os demais que se encontrarem no espaço. Por fim, siga os tempos: esteja sempre atualizado em relação aos equipamentos que utiliza, como computador, softwares e impressora. Modelos mais recentes podem agilizar e facilitar o seu trabalho, fazendo-o ganhar tempo e, consequentemente, dinheiro. 

Veja agora o que fazer quando trabalhar em casa e crie uma rotina mais inteligente e saudável.

Mantenha sua mesa organizada

Sem organização, trabalho algum vai para a frente. Sempre que encerrar o trabalho do dia, salve e feche todas as janelas do computador e o desligue. Isso é fundamental para que você possa realmente parar de trabalhar: se o computador ficar ligado, você vai continuar achando coisas para fazer e não vai ter o descanso merecido. Guarde todos os papéis, livros, revistas e documentos que estiver usando para que não ocorra nenhum acidente do tipo filho que derruba suco nas coisas ou diarista que tira da ordem ou da página o seu material. Aliás, peça a todos que vivem com você para que não utilizem o seu espaço de trabalho sob circunstância alguma. Por fim, mantenha canetas e material de papelaria em ordem sobre a mesa ou em gavetas. Desse modo, vai ser mais fácil retomar o trabalho no dia seguinte sem ter que procurar pelas coisas que precisa usar.

Controle o volume de voz

Se você trabalha em um canto da sala de estar, precisa chegar a um acordo com todos que moram na mesma casa para que mantenham a voz em uma altura relativamente baixa a fim de não importuná-lo. Se cada um tem seu próprio quarto, o ideal é que deixem a sala de estar só para você. Se não for possível, negocie uma presença mais tranquila de todos, sem falas em voz alta no celular ou gritos desnecessários. Se forem crianças, o mais provável é que elas tenham que ir brincar em seus quartos, já que não é muito fácil mantê-las paradas e caladas (e nem devem). Você também tem que ficar atento ao volume da sua voz ao telefone: procure mantê-la calma e baixa para não transmitir a ideia de estresse ao interlocutor.

Controle o volume da música

Felizmente, controlar o volume da música é relativamente fácil hoje em dia. Basta que você e seus familiares usem fones de ouvido! Aliás, usar fones de ouvido para escutar música enquanto trabalha pode ser a melhor maneira de abstrair os barulhos da casa e das pessoas que nela habitam. Mas você pode preferir uma música ambiente, então a mantenha baixa. Se o problema for a TV que alguém da família estiver assistindo na sala de estar, o jeito é providenciar uma TV em um quarto para que você não tenha que se dispersar e se desconcentrar com os programas e noticiários. 

Não coma na frente do computador

Outra regra importante é: não coma na frente do computador ou na mesa de trabalho. Prefira comer à mesa da sala de jantar ou da cozinha, mesmo que esteja sozinho. É uma atitude mais saudável e evita problemas como derrubar bebidas no computador ou notebook (ou documentos, plantas, desenhos) ou, ainda, restos de comida no teclado, o que é bem difícil de limpar. Líquidos podem causar um curto-circuito no seu equipamento e deixá-lo em péssima situação se o acidente acabar apagando seus arquivos, especialmente aqueles nos quais está trabalhando. No escritório projetado por Emmilia Cardoso Designers Associados está presente, além da mesa de trabalho, uma mesa de refeições – que, é claro, pode servir para trabalhar também.

A luz certa

A área de trabalho deve receber luz suficiente para que você trabalhe com conforto, seja ao computador ou na bancada. Na imagem acima, a bancada recebe iluminação local, assim como parte da estrutura da estante. É bom que a sala tenha uma iluminação homogênea, mas sempre será preciso uma fonte de luz na mesa ou bancada, como uma luminária de mesa com altura ajustável. Com isso, é possível trabalhar no home office mesmo que o resto da sala esteja às escuras. Prefira luzes mais suaves, pois a branca pode cansar os olhos.

Acompanhe os novos tempos

Procure acompanhar a evolução dos equipamentos que você utiliza. Modelos e versões mais recentes de computadores, notebooks, impressoras e softwares podem agilizar e facilitar o seu trabalho, fazendo com que você ganhe tempo e – consequentemente, se você é freelancer – dinheiro. Também escolha uma mesa e uma cadeira com design ergonômico, de modo a tornar a sua jornada de trabalho sentado mais confortável e saudável. De preferência, leve em conta na escolha desses móveis o estilo da sua sala de estar para que as duas áreas se harmonizem. Para outras dicas sobre home office, leia este artigo.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista