Aromaterapia – sugestões para cada divisão da casa

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A casa é um espaço pessoal que se rege por diferentes regras e possui características distintas não só em termos de arquitectura e decoração, como também em relação a todo o ambiente. As pessoas que convivem num espaço são capazes de personalizar a aura do lugar com elementos da sua personalidade e a relação entre eles. O aroma é um deles e pode ter uma influência significativa no nosso estado de espírito quando estamos num determinado local.

Este livro de ideias ajuda-o a escolher os aromas para cada espaço de sua casa. Curioso?

O segredo da aromaterapia

As fragrâncias despertam emoções e sensações e recordam-nos experiências de vida pois apelam a uma raiz emocional relacionada com o estímulo do olfacto. Enquanto a apreciação de uma fragrância depende da história e do contexto de cada um, existem essências com fortes relações com sensações específicas que podem ser usadas para criar ambientes especiais de acordo com as necessidades de cada quarto.

O projecto da imagem é do gabinete Ancona+Ancona Arquitectos.

Liberta energia desde a entrada

Corredores e halls de entrada  por Studio Hooton
Studio Hooton

Entrance Hall

Studio Hooton

Comecemos pelo hall de entrada, uma área muito importante por constituir o cartão de visita da casa, criando uma expectativa do que existe no interior e determinando o humor e a energia que depois se mesclarão com os restantes espaços da casa. Para a entrada, recomendamos óleo de gerânio que ajuda a diminuir as energias negativas e activa os pensamentos positivos ao mesmo tempo que oferece uma sensação de ânimo, excelente para gerar uma sensação de confiança e de descontração.

Equilíbrio de energias na sala

Outro espaço de grande importância é a sala. É nela que se levam a cabo a maioria das actividades familiares ou entre amigos pelo que neste espaço vão convergir diferentes estados de espírito que podem não estar sempre em harmonia. Por esse motivo, recomendamos o uso de fragrâncias ligeiras e frescas de tipo cítrico, floral ou de ervas com aromas subtis. A nossa favorita é a menta que despeja a mente, oferece uma sensação de frescura e promove um sentimento de segurança, depurando os ambientes carregados.

A lavanda é também uma boa opção uma vez que possui propriedades que colmatam a fadiga, equilibram as emoções e favorecem a harmonia e paz.

Desperte a emoção que deseja encontrar no quarto

Quartos modernos por MARIANGEL COGHLAN
MARIANGEL COGHLAN

Recámara principal

MARIANGEL COGHLAN

Se a casa é um espaço pessoal, o quarto ainda o é mais pelo que a fragrância que se escolhe para esse lugar dependerá muito da pessoa a quem ele pertence, assim como às sensações que deseja despertar.

Para um ambiente de sensualidade, recomendamos essências de tipo afrodisíaco como o Ylang-Ylang com qualidades envolventes e revigorantes, capazes de aumentar a líbido dos que se deixam envolver por este aroma. Outras essências similares são a baunilha e o côco.

Se procura um ambiente doce, as fragrâncias frutadas e florais são perfeitas. A essência de rosa é uma das mais recomendadas pelas sensações de generosidade e harmonia que produz. Já o aroma de pêssego produz uma grande sensação de tranquilidade, ideal para descansar.

Os aromas de madeira como o cedo e o carvalho são associados à energia e força. O óleo de patchouli é altamente eficaz em ambientes que se pretendem masculinos e elegantes.

Abra a mente no seu escritório

Os aromas que prevalecem no escritório devem ajudar à concentração e à abertura da mente. Não raras são as pessoas que passam muito tempo neste espaço, sendo que, facilmente, se sentem sem criatividade e ânimo o que põe em causa a eficácia do que estão a produzir. Ante essas necessidades, recomendamos a fragrância de lírios que estimulam o ânimo e ajudam a tomar decisões. Assim, opte por aromas de melão e de canela, muito utilizadas nestes espaços pela sua subtileza, capacidade envolvente e propriedades para o esclarecimento de ideias.

Casa de banho: desafios que se podem superar

Os citrinos e aromas frescos são ideais para este espaço pelas sensações de ligeireza penetrantes e fortes que proporcional. As fragrâncias de pinheiro purificam o ambiente. É o caso do cipreste cujo cheiro desinfectante predomina num espaço com distintos aromas.

Gosta de ter a sua casa sempre cheirosa? Há alguma fragrância que desperte especialmente os seus sentidos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!