Uma casa para a vida!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

No livro de ideias de hoje, vamos até à localidade de Santo Tomé (província de Santa Fé), mais precisamente ao Country Club El Paso, para lhe mostrar um projecto de recuperação e ampliação assinado pelo estúdio Arrillaga & Parola Arquitectos que deu vida a uma nova vivenda suburbana.

A obra foi projectada e executada no ano de 2014 e o programa de necessidades do cliente procurou funcionalidade e modernidade.

O terreno onde se localiza a moradia apresenta uma densa vegetação com exemplares de árvores de grande porte que geram planos de sombra.

A composição da vivenda é assimétrica e nela predominam linhas horizontais. A entrada de veículos faz-se por via de um caminho pavimentado que nos conduz à zona semicoberta que funciona como garagem. 

A cobertura do terraço é composta por um revestimento texturado cinzento que se harmoniza com a vegetação existente.

Pedimos-lhe alguns minutos do seu dia para vir conhecer o interior deste deslumbrante edifício do outro lado do Atlântico.

Uma renovação com estética própria

A fachada pública da casa ergue-se a partir de uma composição prismática com uma estética muito contemporânea. Um sector da habitação sobe para gerar uma clarabóia que permite a entrada de luz natural uniforme, criando um ambiente interno agradável. A entrada de luz natural durante o dia é, aliás, uma das melhores e mais bem aproveitadas características da moradia.

Na extremidade da fachada – do lado oposto à garagem – há como que uma colina de terra que corresponde à área de estar e à churrasqueira da casa.

A entrada

A entrada principal da moradia hierarquiza-se a partir de um muro que contém a colina de terra acima referida, complementado pelo piso e pelo cuidado do projecto paisagístico executado. A imagem mostra-nos, a partir do exterior, a clarabóia que ilumina o sector social da casa.

Decoração exterior

Junto à zona de churrasco, existe um parapeito que integra uma abertura utilizada para expor plantas suculentas e cactos. Pode aplicar esta ideia aí por casa. Decore este tipo de nichos com plantas ornamentais ou com uma pequena horta de ervas aromáticas.

Barbecue

Um amplo alpendre abriga o barbecue que inclui uma zona de refeições. Esta zona define-se a partir do mobiliário pintado de branco que combina com o candeeiro que contém ventoinha. A cobertura é composta por traves de madeira branca, gerando-se, assim, uma caixa arquitectónica neutra. O piso em ladrilhos oferece calor e textura ao espaço.

Sala de estar

Ao entrar na moradia, deparamo-nos com um amplo ambiente que contém a sala de estar e a sala de jantar. A sala localiza-se num dos extremos da casa e está decorada com móveis de estilo vintage, rústico e modernos. Há uma mistura de estilos que cria uma atmosfera de certa forma ecléctica. Um sofá de dois lugares faz-se acompanhar por duas cadeiras de vime e uma mesa de centro que parte de uma caixa reciclada. Para completar o conjunto, optou-se por um candeeiro de pé moderno e pelas cortinas brancas translúcidas. O branco e bege das paredes e rodapés harmoniza-se com o soalho em madeira que traz calor e textura ao ambiente.

A cómoda de apoio tem uma textura pátina muito original. Este móvel é ideal para arrumação de louça, talheres e outros pertences dos proprietários.

Os candeeiros suspensos na parede criam uma atmosfera mais intimista.

Sala de jantar moderna

Junto à sala de estar encontramos a sala de jantar que se define a partir de uma mesa quadrada em torno da qual existem oito cadeiras estofadas a verde água. O candeeiro desemboca sobre a mesa, criando ambiente e oferecendo funcionalidade.

Destaque, ainda, para a janela horizontal que atravessa esta área que constitui um pormenor arquitectónico interessante.

Diga-nos o que achou deste projecto. Partilhe connosco a sua opinião, usando a caixa de comentários colocada abaixo deste artigo!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!