Jardim contemporâneo de moradia no Algarve Jardim contemporâneo de moradia no Algarve

Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

Jardim contemporâneo de moradia no Algarve

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Villa Salema: Jardins  por Jardíssimo
Loading admin actions …

Plantar um jardim é o mesmo que acreditar no amanhã, assim o disse a famosa actriz Audrey Hepburn. Nós concordamos e, como habitamos um país com um excelente clima, são vários os projectos de jardins que chegam à homify. Há-os campestres e minimalistas, clássicos e mediterrânicos, tropicais e de inspiração asiática. Há-os, na verdade, de todos os estilos e para todos os gostos.

O jardim que hoje lhe trazemos integra uma moradia, no Algarve, e foi projectado pela empresa Jardíssimo. Fundada em 2003 e vocacionada para a jardinagem e o paisagismo, é uma das mais prestigiadas empresas na região.

A Jardíssimo presta uma ampla gama de serviços nas áreas da arquitectura paisagista e engenharia, sendo, ainda, especializada no tratamento de palmeiras contra o escaravelho vermelho.

Delicie-se com este maravilhoso jardim do Sul!

1. O movimento das gramíneas a dar-nos as boas vindas

Villa Salema: Jardins  por Jardíssimo
Jardíssimo

Villa Salema

Jardíssimo

De acordo com a Jardíssimo, estamos perante um jardim ortogonal, onde os muros pintados de branco, as sebes e os caminhos segmentam o espaço, acabando por defini-lo. A imagem que abre este livro de ideias ilustra a descrição. A calçada com paralelos de granito e os muros brancos, contrastam com a cor e o movimento suave e fluido, proporcionado pelas gramíneas ornamentais. Estas plantas são utilizadas amiúde nos jardins, acabando, muitas vezes, por conformar a base estrutural dos mesmos. Além do mais, conservam-se vistosas durante muito tempo.

Nesta entrada sobressaem, igualmente, os pinheiros-mansos, uma árvore que, não obstante se encontrar por todo o país, tem uma presença mais expressiva na paisagem do Sul. A árvore, com uma copa arredondada e um tronco de casca grossa, pode exceder os 30 metros de altura. É este formato que lhe permite resistir, facilmente, aos períodos de seca, pelo que se percebe o seu uso nesta região.

2. Um jardim com vários patamares

Villa Salema: Jardins  por Jardíssimo
Jardíssimo

Villa Salema

Jardíssimo

O jardim desenha-se em patamares e os relvados, adjacentes à casa, são intersectados por sebes que interrompem a monotonia do verde e da horizontalidade.

A casca de pinheiro, visível na imagem, inibe o aparecimento de árvores daninhas, melhora o crescimento de plantas, escudando-as em relação às mudanças abruptas de temperatura e retém a humidade do solo. É, para além disso, decorativa.

3. O relvado mais perto de casa

Villa Salema: Jardins  por Jardíssimo
Jardíssimo

Villa Salema

Jardíssimo

As gramíneas e as oliveiras jovens emolduram a perspectiva que temos do relvado, eximiamente cuidado, que está próximo da casa. O jardim é atravessado por escadas e caminhos que o organizam, põem as plantas em evidência e facilitam a circulação no espaço.

4. As Oliveiras que povoam a paisagem a Sul

Villa Salema: Jardins  por Jardíssimo
Jardíssimo

Villa Salema

Jardíssimo

Sendo este um jardim com uma essência muito mediterrânica, faz todo o sentido acolher a árvore que simboliza este estilo, melhor do que qualquer outra: a oliveira. Trata-se de uma árvore que tolera todos os tipos de solo, excepto os solos mal drenados ou muito calcários. Tem folha permanente e pode alcançar os 15 metros de altura. O tronco, de tom acinzentado, tende a ser retorcido e assimétrico.

5. A luz ao cair da noite

Villa Salema: Jardins  por Jardíssimo
Jardíssimo

Villa Salema

Jardíssimo

Os focos de luz embutidos realçam, ao cair da noite, a beleza rústica das oliveiras. No projecto de um jardim, a questão da iluminação é incontornável. Os pontos de luz enfatizam as plantas e as árvores usadas no espaço, bem como os pormenores estruturais e decorativos do mesmo. Para além disso, também tornam as áreas mais seguras e passíveis de serem utilizadas à noite. As soluções, no que à iluminação concerne, são variadas. Pode-se optar por LEDs embutidos, por candeeiros, por projectores e usar a luz de forma directa ou indirecta.

Deixe-nos o seu feedback em relação ao projecto! De 1 a 10, como classificaria este jardim?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?
Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!