Máquina de lavar roupa na casa de banho? Descubra como!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Bem sabemos que, na maior parte das vezes, as nossas casas de banho são as divisões mais pequenas dos nossos apartamentos ou moradias. De facto, um grande número destas divisões resume-se à sua utilidade mais estrita, pelo que não necessita de ter mais espaço do que aquele que é realmente necessário. No entanto, para os mais sortudos, esta zona da casa pode ter uma área maior do que a de circulação conjugada com o espaço ocupado pelas loiças, pelo que se pode tornar um pouco vazia ou dar a sensação de ter mais espaços mortos do que outra qualquer divisão. Assim sendo, podemos sair da caixa e testar novas hipóteses na organização da nossa casa, utilizando a casa de banho para instalar a máquina de lavar roupa, se não vejamos:

- haverá sítio mais indicado para nos despirmos antes de tomar banho?

- poupe na necessidade de um grande cesto de roupa suja, tendo a sua máquina mais à mão!

- ganhe espaço na sua cozinha!

- não será mais fácil ter a banheira ou o lavatório onde dá um pré-tratamento às nódoas mais chatas antes de lavar essas peças na máquina?

- evite as discussões de sempre sobre quem é que deixou a roupa no meio do chão do quarto.

Tantas e tão boas razões para deixar de vez de lavar roupa na cozinha e passar essa tarefa para a casa de banho! Agora que já está mais convencido desta mudança, quer saber como instalar a sua máquina neste compartimento? Então fique connosco e veja as sugestões que temos para si!

Cubra-a com cortinas

Casa Sul, um lugar onde se sente a alma portuguesa. : Casas de banho rústicas por alma portuguesa
alma portuguesa

Casa Sul, um lugar onde se sente a alma portuguesa.

alma portuguesa

Dois camarões, um fio e um bocado de tecido: a primeira sugestão que lhe deixamos é a colocação da sua máquina de lavar roupa num sítio da casa de banho onde possa colocar umas cortinas à frente, de maneira que ela se torne a estrela do pedaço unicamente quando as cortinas se abrirem! Maravilha, não? Fica com a sua casa de banho tradicional sem grandes alterações, utilizando um armário ou a parte inferior do lavatório como albergue para a máquina. Aplique umas cortinas com um padrão que se encaixe no resto da decoração – os tecidos lisos poderão ser mais ingratos, uma vez que tendem a sujar-se mais facilmente ou a deixar que certas nódoas se notem mais. De qualquer maneira, a palavra final é a sua!

Uma solução embutida

Para casas onde o espaço é crucial, utilizar a casa de banho para instalar a sua máquina pode ser a solução ideal. Mas sabendo que também esta divisão é minúscula, procure embutir tudo o que seja possível – máquina incluída! Ganha espaço e uma casa de banho altamente funcional, mesmo que não esconda completamente o electrodoméstico em questão. Pode embuti-lo total ou parcialmente e, caso julgue pertinente, instalar prateleiras ou um pequeno armário por cima para ter onde guardar os detergentes e outros produtos de limpeza da roupa.

Esconda-a numa estante feita à medida…

Casas de banho modernas por homify

Havendo espaço – ou não sendo este um problema no planeamento da sua casa de banho -, pode optar por fazer uma estante à medida da sua máquina (não demasiado à medida, porque os azares acontecem e se fizer exactamente à medida e depois a precisar de comprar outra por qualquer motivo, terá aqui um problema para resolver). Pode ainda aproveitar para criar arrumação por cima ou ao lado, conforme lhe der mais jeito e de acordo com o projecto da estante. Se quiser disfarçar a presença do electrodoméstico, utilize materiais para a estante com a mesma cor (ou uma parecida) da da máquina. Não deixe que a sua casa de banho encolha pelo simples facto de ter a lavandaria lá dentro!

… ou num armário pré-existente!

Casas de banho modernas por homify

Ainda dentro da sugestão anterior, se tiver um armário já feito e instalado (como por exemplo o apresentado na imagem acima), pode aproveitá-lo para esconder a sua máquina de lavar roupa. Naturalmente que não será tão fácil a instalação do electrodoméstico, pois necessitará de se certificar de que tem espaço suficiente para o encaixar, mas é uma boa solução para quem gosta da sua casa de banho e não a quer mudar por nada deste mundo! Neste caso, as portas funcionam como as cortinas da nossa primeira sugestão, ocultando a máquina quando esta não estiver a ser precisa e facilitando o acesso à mesma quando necessário. Casa de banho e lavandaria? Sim, é possível a sua co-existência sem que a primeira atropele a segunda e vice-versa!

Faça uma estrutura com portas que deslizem

Casas de banho modernas por Pamela Kilcoyne - Homify
Pamela Kilcoyne – Homify

Elfa Project Photos : Storage solutions for every room

Pamela Kilcoyne - Homify

Continuando dentro de estantes e armários, temos aqui outra hipótese que lhe permitirá criar uma pequena lavandaria dentro da sua casa de banho. Como? A ideia é ter um armário que esconda toda a roupa, detergentes, cestos e maquinaria que o processo da lavagem de roupa implica! Para poupar espaço, utilize portas que deslizem – desta maneira consegue esconder o seu cantinho dos tratamentos de roupa sem que para isso atrapalhe a funcionalidade do resto da casa de banho. Com jeitinho, ainda consegue instalar um pequeno estendal para as peças mais pequenas como a sua roupa interior, evitando estendê-las lá fora!

Explore o espaço vertical

A última ideia que lhe damos prende-se unicamente com o pensamento fora da caixa – ou em cima dela! Sim, porque a questão aqui é olhar para o problema de baixo para cima, ou seja, aproveitando o espaço vertical que tem livre, em vez de colocar as máquinas todas ao lado umas das outras. Neste caso específico, mantenha uma das ideias de estantes personalizadas que lhe demos anteriormente e, com prateleiras reforçadas e com estrutura suficientemente sólida para aguentar com o peso e as vibrações das máquinas), instale a máquina de lavar roupa por cima ou por baixo da máquina de secar, conforme considerar melhor (lembre-se que a roupa molhada pesa muito mais do que a roupa seca, mas a instalação das máquinas pode estar limitada à presença dos esgotos e das fichas eléctricas).

Mais esclarecido acerca das possibilidades de instalação da sua máquina de lavar roupa na casa de banho? Qual a sugestão que mais lhe agradou?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!