Projecto de sonho, com paisagem única!

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

O artigo de hoje é um pouco diferente dos restantes! Não lhe vamos mostrar uma construção mas sim um projecto! A fase do projecto é essencial, é quando o arquitecto tem oportunidade de mostrar sonhos em forma de imagens. 

Situado na Turquia, o projecto que hoje lhe propomos conhecer, é da autoria de profissionais portugueses: ADAPT é o nome desta empresa de Arquitectura. A sigla significa Architectural Design Association of Portugal & Turkey, pois a ADAPT resultou da união de outras duas empresas de arquitectura, uma do Porto e outra de Istambul. 

A ADAPT desenvolve projectos desde o ano de 2008, e actua nos mais diversos domínios arquitectónicos. Formada por uma equipa interdisciplinar e motivada, estes profissionais estão prontos para responder às mais diversas questões colocadas pela modernidade.

Volumes alternados

Situado numa grande encosta em Istanbul, surge a proposta da construção de uma habitação unifamiliar de sonho. Ao adaptar a sua forma à topografia do local, este projecto sugere o melhor aproveitamento do lugar onde se insere, valorizando as vistas e a orientação da habitação.

Através desta perspectiva renderizada, podemos compreender como a forma da habitação surgiu a partir de um volume inferior a partir do qual se extrudem outros quatro superiores. No centro existe um pátio que garante a iluminação natural em todas as zonas interiores da habitação.

Olhando a paisagem

A casa olha a paisagem através de grandes vão envidraçados que propõem uma vista deslumbrante sobre a  envolvente. A própria materialidade da casa sugere uma grande aproximação aos espaços naturais e à paisagem. Quer seja na pedra ou na madeira, torna-se clara a intenção que, de facto, a integração com o lugar foi um dos pontos de interesse durante o desenvolvimento do projecto.  

Devido à topografia bastante instável e acentuada do local foi proposta uma escadaria, com o objectivo de encaminhar o habitante/visitante até à entrada da habitação.

No interior

Aqui lhe revelamos uma perspectiva dos interiores propostos para este projecto. A sensação é a de que interior e exterior se fundem num só, criando um jogo único de perspectivas e contrastes.

A decoração é simples e moderna pois é a própria Arquitectura que conforma os espaços. Ao mesmo tempo, as diferenças de pé-direito, pavimento e materialidade, ajudam a fazer, ainda que indirectamente, a divisão das várias zonas de estar.

No piso superior conseguimos ainda observar como, uma pequena biblioteca anima um espaço de passagem, tornando-o num espaço realmente prático e funcional!

Sala de estar

Na mesma sala, é possível encontrarmos espaços tranquilos e recatados. Num local em que o pé-direito é mais baixo, criam-se lugares mais privados, perfeitos para momentos mais introspectivos ou puramente de contemplação da paisagem.

A madeira enquanto material principal, cria uma atmosfera acolhedora, ideal para este tipo de espaços.

Uma lareira moderna

Esta perspectiva mostra-nos o pátio da casa, e o impacto que este tem nos espaços interiores da habitação.

Podemos então concluir que esta habitação possui uma grande dualidade a nível de sensações pois, ora esta se projecta para o exterior através dos grandes vãos envidraçados, ora se mantém extremamente reservada e centrada em si, através do pátio interior. Este pátio, ao sugerir um olhar sobre o coração da habitação, torna a experiência de estadia neste local, num verdadeiro retiro de paz e serenidade.

A peça principal que conforma todo este espaço interior é, sem dúvida, uma lareira moderna. Ao colocar-se numa posição central e estratégica, esta peça acaba por conformar a disposição espacial dos elementos nesta zona de estar.

Terraço superior

Estamos no segundo piso, no exterior. É aqui que os volumes superiores se separam, nos espaços intermediários desta relação, criam-se vazios habitáveis. Vazios esses que permitem ao habitante ter uma perspectiva geral de toda a envolvente: desde o pátio central da casa, até à majestosa paisagem natural.

Um cenário de sonho

Ainda no mesmo local, torna-se interessante reparar como é possível criar espaços distintos neste lugar mágico. Sobre um deck de madeira, surge uma zona perfeita para dias de sol.

As montanhas enquadram este cenário espantoso, onde certamente gostaríamos de estar agora. É este o papel da Arquitectura, criar sonhos, ainda que puramente imaginários!

Gostou deste projecto português? Quais os seus espaços de eleição?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!