A incrível recuperação das ruínas de um anexo!

anadomenti anadomenti
Loading admin actions …

Localizado por entre as terras lusas, a homify 360º de hoje irá apresentar-lhe um dos mais fascinantes projectos portugueses em Guimarães. Nomeado como melhor edifício na área da Reabilitação em 2016, apresentamos-lhe a Casa em Guimarães, cujo projecto é da autoria do atelier ES1ARQ com sede na cidade do Porto e Guimarães.

O objectivo principal por trás deste projecto consiste na recuperação e reabilitação de uma moradia em ruínas que possibilitasse a criação de um lugar próprio para habitar por entre os bosques de carvalho, sobreiros e castanheiros situados numa das encostas da cidade. Preparado para conhecer melhor esta recuperação?!

O passado no presente

Guimarães House: Casas minimalistas por es1arq
es1arq

Guimarães House

es1arq

Com o intuito de dar resposta às necessidades de hoje em dia, foi criado um programa funcional enquanto que o aspecto original e a volumetria do edifício foram mantidos. Assim, foram criados ajustes através da inserção de socalcos, permitindo uma relação directa com o exterior em todos os pisos com excepção da Torre.

Esta nova intervenção, para além de ter criado uma profunda relação do construído com a natureza que o envolve, permite uma leitura unânime deste conjunto edificado, onde o passado e o presente se fundem num só.

A relação entre os dois mundos

Guimarães House: Casas minimalistas por es1arq
es1arq

Guimarães House

es1arq

O edifício em questão tem um total de quatro pisos (o rés-do-chão mais três pisos superiores). Disposto em forma de L e orientado a Sul, tem a forma e disposição perfeitas para aproveitamentos dos ganhos solares. 

O rés-do chão, com uma linguagem muito contemporânea criada através dos materiais e grandes envidraçados, destaca-se por entre a cantaria e funciona como um prolongamento dos espaços de estar localizados no primeiro piso e tem uma relação muito particular com a praça que dá apoio à recepção cuja entrada é feita através da escadaria em pedra maciça.

Uma piscina incrível no exterior

Guimarães House: Casas minimalistas por es1arq
es1arq

Guimarães House

es1arq

A Torre pertencente a este conjunto acolhe uma biblioteca/ escritório cujo acesso é feito através da sala de estar localizada no segundo piso, já que e como foi referido, a Torre é o único elemento sem acesso directo pelo exterior. Na fachada virada a Sul, pode ser observada a extrema relação entre interior e exterior. Aqui, as salas de estar estendem-se para o exterior, abraçando de certa forma a piscina aqui localizada.

De dimensões bastante generosas e reflectindo o bosque e o azul celeste, a piscina tem um lugar de destaque por entre o deck em madeira e o relvado.

A piscina no interior

Guimarães House: Piscinas minimalistas por es1arq
es1arq

Guimarães House

es1arq

Para além da piscina localizada no exterior, existe outra no interior. Igualmente bela, esta piscina de interiores pode ser utilizada nos dias mais frios de inverno. Com vista para a sala de estar, destaca-se por entre a parede em alvenaria de pedra pré-existente e a madeira, que tem grande destaque neste espaço. É um espaço extremamente requintado, onde as tardes de diversão em família podem ter uma outra cor nos frios e chuvosos invernos.

Um escultórica escada

Guimarães House: Corredores e halls de entrada  por es1arq
es1arq

Guimarães House

es1arq

A ligar verticalmente o rés-do-chão com o primeiro piso surge uma escada helicoidal localizada no centro de uma das salas. Com extremo carácter escultórico e decorativo recria um espaço perfeito para o convívio entre o passado e presente.

Ligação entre interior e exterior

Guimarães House: Corredores e halls de entrada  por es1arq
es1arq

Guimarães House

es1arq

No interior do edifício, foi atribuída uma extrema importância aos elementos históricos. Assim, todos esses elemento, ao mesmo tempo que combinados com elementos extremamente modernos, foram preservados, restaurados e em alguns casos até replicados para que o passado tenha um grande destaque por entre a linguagem moderna dos elementos e materiais introduzidos. 

Para além da tentativa assertiva entre a ligação dos dois momentos da história, a ligação entre exterior e interior também não foi ignorada. Deste modo, podem ser observados elementos alusivos aos jardins e aos espaços exteriores, tal como é o caso do pátio localizado no centro da escada.

Ligação entre matérias distintas

Guimarães House: Quartos minimalistas por es1arq
es1arq

Guimarães House

es1arq

Para concluir, é também nas zonas mais privadas (tal como é o caso dos quartos) que pode ser observada a forte convivência entre o restauro e recuperação de elementos com a intervenção contemporânea. Assim, se por um lado temos a recuperação dos tectos e dos lambris, por outro temos o novo pavimento, peças de mobiliário e paredes divisórias que tornam este edifício num espaço incrível, digno do prémio que lhe foi atribuído neste ano de 2016.

Achou esta recuperação tão extraordinária quanto nós? Conte-nos a sua opinião.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!