A luz natural

Pedro Ribeiro – homify Pedro Ribeiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma das questões-chave para o projeto e construção de uma casa é: quanta luz natural recebe o edifício? Podemos jogar com o espaço e distribuição, mas se a orientação da casa não é boa, não há nada que se possa fazer para mudar isso. Portanto, não é de estranhar que, quando vemos anúncios de casas, seja para comprar ou simplesmente alugar, surja quase sempre a referência de muito luminoso. Os seres humanos também têm necessidade do sol, como se fossem plantas fazendo a fotossíntese. Apesar de nós termos em Portugal abundância de sol, ou mesmo que nos meses quentes baixemos todas as cortinas para deixar a casa completamente escura, na verdade sabemos que o sol está lá e pode entrar em casa sempre que desejarmos. Mais detalhes sobre como deixar a luz entrar em nossas casas:

Iluminação natural central

Cozinhas modernas por CATO creative
CATO creative

Bishops Park SW6

CATO creative

Estamos habituados a que a luz natural entre pelas janelas localizadas nas paredes. E se as janelas estiverem no telhado? A clarabóia é uma ótima solução para iluminar uma casa. Nesta cozinha foi possível aproveitar o espaço livre para criar uma clarabóia que enche de luz o espaço, mesmo nos dias mais monótonos. Além disso, as janelas no telhado permitem-nos ver diretamente o céu, dando uma maior sensação de amplitude: não é em vão que rasgam o espaço até ao céu.

Obviamente, quanto maior forem as janelas, mais luz vai entrar em nossas casas. Mas tão importante quanto o tamanho das janelas é a orientação destas. Ao projetar uma casa necessita de ter em mente que as habitações viradas para sul recebem mais sol durante o inverno, enquanto no verão, será a nascente que terão mais acesso à luz do sol. No geral, as habitações viradas para este, só recebem a luz solar da manhã, enquanto as áreas orientadas a norte serão sempre mais escuras. Sabendo isso, há que agir em conformidade: é melhor colocar as áreas de entretenimento, trabalho e espaços de lazer em áreas voltadas para o sul. No entanto, no verão essas áreas recebem uma grande quantidade de calor, por esse motivo você tem de estar preparado: é melhor colocar as janelas da casa de modo a que elas facilitem a circulação do ar. Por outro lado, a colocação de grandes janelas viradas a norte, com a intenção de captar toda a luz possível, pode criar mais inconvenientes que vantagens. As janelas de vidro às vezes podem resultar em perda significativa de calor, por isso não é aconselhável que as janelas das áreas mais frias da casa sejam muito grandes.

Luz na casa de banho

Casas de banho modernas por in_design architektur
in_design architektur

Introvertiertes Familienbad mit Oberlicht

in_design architektur

Em casas e apartamentos mais antigos é comum encontrar casas de banho, sem janelas ou ventilação. Muitas dessas casas sofreram reformas com redistribuição de espaços que criaram muitas divisões interiores. Ao distribuir as janelas foi considerado mais importante colocá-las na sala de estar do que na casa de banho. Mas na realidade se alguma divisão precisa de uma boa ventilação é sem dúvida a casa de banho. Caso não disponha de janela, é necessário ter o exaustor elétrico adequado instalado para garantir que o excesso de vapor desaparecerá.

Mas ainda assim, a solução ideal para uma casa de banho, onde não se pode instalar uma janela numa parede é uma clarabóia ou uma janela interior. A janela interior vai permitir alguma entrada de luz assim como viabilizará uma ventilação mais adequada.

Festa de luz

Falando de luz, não poderíamos deixar de mencionar os jardins de inverno. Essas estufas oferecem muito mais do que o simples ato de cultivar plantas, sendo muito frequentes na Europa. Totalmente envidraçados, esses espaços permitem-nos desfrutar do sol de todos os ângulos.

Qual a orientação que prefere em casa?

Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!