Casa moderna e contemporânea

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

Cada projecto de arquitectura possui algo que o distingue. Seja na forma ou no conteúdo programático, a arquitectura possui esse poder de transformar os espaços atribuindo-lhes carisma e personalidade.

A habitação cujas imagens iremos de seguida visualizar pertencem a uma casa situada em Amarante cuja proposta conceptual consistiu na conformação de volumes geométricos nos quais se distribui progressivamente o conteúdo programático do projecto.

Fundada pelo arquitecto Fernando Morais Gomes a BLK-Porto Arquitetura é uma empresa portuguesa dedicada ao desenvolvimento da actividade projectual que actua nos mais diversos contextos. A qualidade e rigor técnico e científico são características do trabalho deste atelier que procura imprimir em todas as suas abordagens conceitos únicos e métodos de actuação distintos.

Volumes modernos

Da rua principal a habitação cerra-se sobre si própria orientando os vãos maiores na direção do jardim. Os volumes são imponentes e geométricos.

O bloco superior cria uma ilusão de flutuação aparente por este se encontrar apenas semi-apoiado sobre um outro volume inferior que se desenvolve noutra direção.

A habitação acompanha o desnível do terreno adaptando-se e moldando-se consoante a inclinação deste. 

Fachada misteriosa

A fachada da habitação que se volta para a rua principal é misteriosa e pouco nos revela acerca dos interiores deste edifício moderno. Como já tínhamos observado na imagem anterior, uma das premissas deste projecto é sua grande capacidade de adaptação ao terreno onde se implantou a obra. 

O próprio muro que cerca a habitação, mostra de uma forma clara e objectiva o desnível acentuado do terreno, criando assim uma forma dinâmica em escada no desenho do muro.

Vãos amplos

Ao entrarmos no universo misterioso da habitação descobrimos um mundo completamente diferente onde a fachada cega dá origem a grandes vãos espelhados que reflectem o azul do céu e o verde da vegetação. 

A casa apesar de reservada, abre-se para o exterior em vários pontos estratégicos como é o caso deste grande terraço exterior. 

A fachada possui tonalidades distintas. O objectivo é assim o de destacar diferentes elementos construtivos recorrendo a materialidades distintas.

Perspectiva infindável

Do interior para o exterior a perspectiva inverte-se e a sensação é a de que estamos perante um grande terraço exterior. A vegetação resume-se a duas árvores de pequeno porte que demarcam uma posição estratégica nesta composição.

O grande terraço possui o pavimento revestido com um deck em madeira. Este revestimento cria um toque mais suave no pavimento ao mesmo tempo que agiliza a relação da habitação com o exterior.

Interiores luminosos

Os interiores são amplos e luminosos não só devido aos grandes vãos que se abrem para o exterior mas também devido às tonalidade claras seleccionadas para caracterizar o espaço.

cozinha converte-se assim numa divisão caracterizada pelo estilo minimalista onde o branco é a principal cor que reveste as paredes e mobiliário. No entanto, o pavimento possui um revestimento mais escuro com o objectivo de contrastar com os restantes elementos da composição.

Outro factor adjacente a este espaço é o brilho presente nos acabamentos que cria uma sensação de maior amplitude espacial.

Detalhes modernos

Por fim, a casa-de-banho é uma divisão simples e moderna onde o design caracteriza o ambiente. A peça que mais se destaca nesta composição é sem sombra de dúvida o lavatório orgânico em forma de concha. Este assenta sobre um móvel moderno de forma rectangular.

Se gostou deste exemplo e procura mais alguma inspiração para a sua divisão de banho verifique aqui 10 móveis de casa de banho soberbos!

O que achou deste projecto magnífico? Queremos saber a sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!