Reabilitação de um edifício ecológico no norte de Itália

anadomenti anadomenti
RISTRUTTURAZIONE E AMPLIAMENTO RUSTICO a CUNEO, Roberta Bonavia Architetto Roberta Bonavia Architetto Casas modernas
Loading admin actions …

Na homify 360º de hoje iremos apresentar-lhe um magnífico projecto de reabilitação e ampliação de um edifício de habitação que antes da sua transformação, era um espaço utilizado como lugar de armazenamento por agricultores locais em Cuneo, no norte de Itália.

Este projecto da autoria da arquitecta Roberta Bonavia irá certamente encantá-lo não só pela sua arquitectura mas também devido ao contexto natural onde se insere: se por um lado está rodeado de natureza e respira ar puro, por outro lado, tem uma localização privilegiada pela sua proximidade com a cidade. 

Vamos então descobri-lo mais profundamente?

Um edifício verde

Uma das grandes características que definem este projecto é o facto de estarmos perante um projecto sustentável. É verdade! Para além do verde que nos rodeia, este edifício é também ele verde. 

Com o intuito de retomar o tipo de construção tradicional dos edifícios agrícolas desta região, a escolha do tipo de construção foi um dos factores-chave. Assim, temos as paredes estruturais em tijolo, os pisos e o telhado em madeira e na fachada, a argamassa de cal hidráulica natural. 

Uma envolvente mais verde ainda

Para além da beleza deste edifício reabilitado, podemos observar o meio onde o mesmo se insere. Portador de uma paisagem muito peculiar, este edifício, para além de estar bem orientado e conseguir aproveitar os ganhos solares, dispõe de uma vista incrível sobre as montanhas que o rodeiam. A paz e a tranquilidade são aqui dois pontos característicos que definem o lugar.

Ainda no exterior, podemos observar que esta casa é composta por duas unidades habitacionais separadas entre si. Ainda assim, o edifício foi projectado para possibilitar a união entre as duas, criando assim um grande complexo residencial de múltiplos usos.

Um interior rústico

Para além do uso dos materiais tradicionais no exterior, é claramente notório o mesmo desejo no interior do edifício. Enquanto os mosaicos e a pedra utilizados como revestimento conferem uma linguagem rústica ao interior do edifício, o uso do branco e a madeira conferem-lhe um toque de modernidade. Um acabamento perfeito que em fusão com a luz natural, proporcionam momentos únicos a esta sala de estar

Um toque de modernidade

Para além do toque de modernidade que alguns materiais já referidos conferem a este espaço, alguns dos segredos residem nos elementos decorativos. 

Para além destes elementos, a lareira tem também um importante papel na caracterização deste espaço. O uso da linha recta e acabamentos simples possibilitam a junção dos dois mundos, criando assim espaços modernos e sofisticados sem esquecer as memórias antigas.

A transição entre pisos

Um dos detalhes mais importantes que residem nesta casa é a escada. Para além de permitir acesso ao quarto, que se encontra no piso inferior, é um elemento muito particular pois pode ser utilizado também como lugar de armazenamento. Sendo este quarto relativamente pequeno, é extremamente importante o aproveitamento de todos os espaços do mesmo.

O inteligente uso das cores

Como pode ser observado em todas as divisões, os materiais e cores utilizadas têm extrema importância para a definição dos espaços. 

De forma a criar espaços luminosos e que pareçam relativamente amplos, os materiais utilizados têm um tom claro e possuem um acabamento simples. No caso particular da cozinha, essa utilização pode ser observada no tom claro do acabamento das paredes assim como nas bancadas em betão afagado.

Ficou satisfeito com esta reabilitação? Estamos curiosos por saber o que achou.

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista