Uma casa para desfrutar ao máximo

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
Google+
Loading admin actions …

Uma casa para desfrutar todo o ano, é a Casa Begues, uma casa luminosa, fresca e clara, localizada em Barcelona. Os profissionais House Habitat foram os responsáveis e o resultado é simplesmente fantástico.

A prioridade do projecto foi fazer uma vivenda ecológica, naturalmente sustentável, de baixo impacto ambiental e de baixo consumo energético, mas sobretudo, conter uma atmosfera interior agradável que fosse quente no inverno e fresca no verão. Na primavera e no outono aproveitar-se ao máximo a iluminação e o calor natural e ao mesmo tempo, a sombra e o fresco da noite.

Para conseguir isso, os profissionais projectuais realizaram um estudo geobiológico e metodologicamente desenvolveram um projecto bio-climático que combina na perfeição com os princípios fundamentais do feng shui tradicional… super interessante, certo? Para entender o que queremos dizer, venha daí!

Fachada e terraço

O desenho exterior da vivenda é de desenho sensível e tradicional, com certos elementos contemporâneos que não subtraem esse mesmo valor. os elementos mais chamativos são as pérgolas que cobrem algumas janelas e o terraço lateral, protegendo da radiação directa mas permitindo a entrada da mesma nos interiores.

Todos os muros exteriores foram cobertos com estuque de cal, pois é um material resistente às condições climatéricas e à humidade. As janelas são em madeira laminada com vidros duplos, o que significa que são janelas mais qualificadas garantindo um óptimo isolamento em relação a temperaturas e ruídos.

Materiais naturais

Ao entrarmos em casa encontramos um ambiente acolhedor composto por materiais como a madeira e a pedra, onde a subtil iluminação natural flui entre as divisões amplas. As paredes combinam-se entre umas de pladur e outras de madeira, posteriormente pintadas com pigmentos naturais. O interior da casa conta com um sistema de duplo fluxo de renovação de ar, com um recuperador de calor e isolamentos com lã reciclada.

A madeira do piso e as vigas do tecto e a pedra decorativa da parede da sala reflectem texturas criando uma atmosfera encantadora e confortável, podendo até adjectivar-se o espaço de, conforto habitacional!

Elementos contrastantes

A zona social é uma ampla área divida para manter a frescura do ambiente e o conforto da luz natural. A neutralidade das cores terra e brancos, contraste ligeiramente com um par de cadeiras negras, a base da mesa e as mesas de apoio, conseguindo um cenário interessante e diversos jogos visuais.

Um banho à altura

A casa de banho foi totalmente revestida a madeira: a madeira cobre as paredes, o chão, a bancada de lavatório, a janela..poderia ser mais confortável? O sistema de aquecimento de água realiza-se sobre o método de painéis solares e os tubos e canalizações passam por dentro de paredes e chão ajudando a aquecer a casa.

Podia ser uma casa de banho tradicional e antiga, mas os pormenores fazem-nos ver como é moderna, arrojada e muito original!

O conforto de um quarto em madeira

O quarto é discreto e mais uma vez a madeira é a protagonista principal do espaço. É praticamente o único elemento decorativo além de também estrutural.

Apesar de o espaço ser bem simples e de contar com poucos móveis, este quarto tem o necessários: uma mesa de cabeceira, um móvel aparador, uma janela harmoniosa… tudo com muitos toques orgânicos e natureza por toda a parte! Claro que ter a casa de banho integrada no espaço é ainda melhor e mais funcional!

Rusticidade moderna

Uma discreta fachada branca esconde surpresas modernas que mais do que se verem, sentem-se! O ideal de la infraestrutura funcional é não dar-se a notar, ser tão perfeita que não se quer que se note a sua presença, que só se desfrute. Aqui a tecnologia e as instalações são tão funcionais que cumprem claramente com esse principio!

Devido a todas estas condições sustentáveis e ecológicas, esta vivenda obteve um prémio de qualificação energética A (máxima eficiência energética) associado claro, também à sua admirável beleza e rusticidade moderna.

Se este tema lhe interessa, veja o artigo sobre A casa ecológica de Verão!

Temas sobre ecologia e ambiente interessam-lhe?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!