Uma casa no bosque

Catarina Rodrigues – Homify Catarina Rodrigues – Homify
Google+
Loading admin actions …

A casa no bosque faz parte do imaginário de qualquer um. Geralmente associamos a este tema uma arquitectura tradicional ou em madeira que remete para a definição conceptual da cabana ou de refúgio. Estes temas sempre fizeram parte da história da arquitectura moderna e foram já abordados por diversos arquitectos mundialmente reconhecidos. 

As imagens seguintes fazem parte de um trabalho desenvolvido pelos arquitectos do atelier mimesis durante o tempo livre. Isto é, a casa que irá de seguida ficar a conhecer faz parte de uma proposta meramente conceptual em que as imagens computadorizadas se tornam tão reais que chega a ser difícil acreditar que se trata de um mero exemplo arquitectónico. Esta casa do bosque é inspirada no projecto ''House in the Woods'' da autoria dos arquitectos Hayakawa/Kowalczyk.

Continue desse lado e venha descobrir uma casa única no bosque!

Discreta e moderna

House in the woods:   por mimesis
mimesis

House in the woods

mimesis

A casa apresenta-se de uma forma discreta e moderna. Apesar da sua tonalidade distinta a habitação funde-se com a envolvente exterior integrando a vegetação do local na composição estética geral.

A sua forma remete para a forma mais tradicional da casa, um telhado de duas águas que escoa simetricamente para ambos os lados. Apesar de aparentemente tradicional, a casa possui detalhes modernos, como é o caso do design das fachadas, que a tornam num objecto arquitectonicamente distinto.

Transição especial

House in the woods:   por mimesis
mimesis

House in the woods

mimesis

A transição do exterior para o interior e vice-versa, é efectuada através de uma espécie de túnel de madeira que encaminha o visitante num percurso que termina no interior da habitação. 

Esta espécie de túnel quadrangular, simboliza uma transição espacial. Como tal o visitante é levado num percurso dinâmico que se fecha sobre si próprio para depois se abrir no interior da habitação levando assim a uma espécie de descompressão espacial que termina no seu interior.

Enquadramentos

House in the woods:   por mimesis
mimesis

House in the woods

mimesis

A materialidade e a estereotomia criam um enquadramento perfeito elevando este projecto à categoria de obra de arte. Os vãos da habitação criam perspectivas exteriores magníficas que enquadram as divisões interiores da habitação como se de um próprio quadro se tratasse. 

A partir desta imagem é possível percebermos como o detalhe e o pormenor possuem uma grande relevância no desenvolvimento do projecto. Os interiores são sóbrios e modernos seguindo um estilo decorativo escandinavo e minimalista.

Olhar o exterior

House in the woods:   por mimesis
mimesis

House in the woods

mimesis

A habitação olha o exterior através de diversos vãos geométricos e quadrangulares aparentemente aleatórios na sua disposição na fachada. Aqui é possível repararmos como a estereotomia isto é, a forma como o revestimento é colocado de forma premeditada e não aleatória, se converte numa das principais características deste objecto arquitectónico. 

Formas únicas

House in the woods:   por mimesis
mimesis

House in the woods

mimesis

As formas que compõem esta habitação são únicas e mostram-nos como é possível criar projectos com alma e carisma remetendo para formas e tradições associadas ao culto e fruição do espaço natural. 

Esta imagem mostra-nos de uma forma clara os vários volumes e formas a partir das quais se constitui este objecto arquitectonicamente distinto.

Se ficou com vontade de conhecer outro projecto deste tipo não deixe de verificar este refúgio de família no bosque!

Ficou fascinado com este projecto? Conte-nos o que mais gostou!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!