Arquitectura paisagista para moradia no Algarve

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Casa Capricórnio, Jardíssimo Jardíssimo Jardins modernos
Loading admin actions …

Sabia que apostar nos arranjos exteriores da sua casa pode aumentar, significativamente, o seu valor de mercado?

Numa altura em que o mercado imobiliário está a retomar uma actividade intensa e a venda de casas disparou para valores mais elevados, é importante fazer o seu imóvel destacar-se, aumentando a probabilidade de venda e o preço.

Por outro lado, está provado que apostar no paisagismo melhora a experiência de habitação de toda a casa, não apenas dos seus exteriores.

No entanto, encontrar os profissionais certos para o seu projecto pode ser uma tarefa demorada, cheia de dúvidas e é aqui que a homify entra, ao apresentar-lhe as melhores soluções!

Hoje, trazemos-lhe mais um projecto da JARDÍSSIMO, uma empresa de Lagoa, que já nos habituou a arquitecturas paisagistas de excelência e a uma dose extra de inspiração. Venha connosco descobri-lo!

Fachada tradicional

A casa em si é uma moradia, com traços bem característicos desta região. Já é bonita por si mesma, mas ficou perfeita com os novos exteriores.

Nesta primeira foto percebemos, de imediato, a filosofia de fluidez que se quis imprimir, através de formas orgânicas, texturas diferenciadas e plantas bem escolhidas, bem como a maneira simples como valoriza a arquitectura da própria habitação.

Mas prepara-se para a surpresa que aí vem. Continue a ver!

A piscina panorâmica

Uauuu! Não pudemos conter a expressão, quando vimos esta piscina pela primeira vez!

A água azul funde-se na paisagem e expande-se a até ao mar, ao longe, dando uma sensação de continuidade genial. O seu formato original foi pensado para aproveitar em cheio a sua posição, sobranceira ao horizonte, num patamar superior, encontrando apoio nas formas do próprio jardim, para criar um conjunto harmonioso muito agradável. Mas, tudo o que possamos dizer fica aquém da beleza deste paisagismo, por isso ficamos só mais um pouco a contemplar!

A piscina não foi deixada despida… Além dos canteiros laterais que a complementam com plantas herbáceas e inertes cheias de textura, foi acrescentado também um deck de madeira clara que, além de embelezar, melhora o seu usufruto.

A pequena pérgula, com uma cama de exterior, é o último reduto de preguiça, numa tarde de verão algarvia, permitindo desfrutar da maravilhosa paisagem, num total relaxamento. A simplicidade do mobiliário de exterior é perfeita para pôr em total evidência a beleza da envolvente natural.

Isto é paisagismo de verdade!

Os truques!

Nesta foto vemos, mais em detalhe, a implantação da piscina no extremo do primeiro patamar do jardim, um truque imprescindível para obter o efeito de perecer para o infinito.

Vemos ainda o acesso ao patamar inferior a partir da piscina, feito a partir de umas escadas, encaixadas num rasgão no próprio terreno e a magistral forma como foram protegidas. As guardas de vidro são tão leves e discretas que mal se notam no conjunto!

O verde da relva serve de berço a esta verdadeira jóia, encastrada no declive, mas o nosso olhar é atraído para os canteiros com flores e para as árvores ao fundo, a orlar os limites do terreno.

Texturas, cores, espécies

Na última foto deste artigo, vemos o lado oposto ao da entrada da casa, na fachada lateral. Aqui, observamos em detalhe a importância de cada escolha, de cada decisão tomada, numa intervenção paisagística como esta.

Os caminhos traçados percorrem uma extensão de plantas e árvores, destacando-se através da cor. Os inertes escolhidos foram a casca de pinheiro, para os canteiros, e a gravilha cinzenta para o caminho. A madeira das chulipas, que delimitam a passagem (e fazem os canteiros), integra-se perfeitamente na paisagem natural, compondo sem impor a sua presença.

As espécies de plantas herbáceas e de árvores foram cuidadosamente combinadas, misturando espécies autóctones, como as oliveiras, com outras mais exóticas, com características estéticas e fisiológicas necessárias. O resultado é um conjunto equilibrado e harmonioso, com baixas necessidades de água e manutenção, características fundamentais a um jardim moderno, nesta zona.

Quer ver ideias para jardins mais pequenos? Não perca o artigo ’20 jardins pequenos feitos num instante’.

De que é que gostou mais neste projecto?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista