Projecto de arquitectura para moradia com piscina no Algarve – Vila Nova de Famalicão

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Moradia contemporânea com piscina no Algarve, OGGOstudioarchitects, unipessoal lda OGGOstudioarchitects, unipessoal lda Casas minimalistas
Loading admin actions …

Os fãs da arquitectura moderna têm hoje um prato cheio!

A casa que hoje lhe mostramos é um primor de equilíbrio e simplicidade de formas, que tão bem descrevem este estilo. Linhas depuradas, branco puro, grandes áreas envidraçadas e uma presença marcante são características que a descrevem e deixariam os mestres orgulhosos.

Fica no Algarve, mais propriamente na Quinta da Bela Vista, perto da Praia da Luz, mas foi executada pelo gabinete de arquitectura OGGOSTUDIOARCHITECTS, UNIPESSOAL LDA, de Vila Nova de Famalicão.

Para nós, na homify, esta é uma casa de sonho. Um sonho que alguém concretizou e que nos dá muita inspiração. Venha inspirar-se connosco!

Uma visão do paraíso

Esta imagem deixou-nos com uma vontade imensa de ter muito dinheiro e de construir uma casinha assim!

Simples, mas imponente, com volumes bem definidos e formas acentuadas por fortes contrastes, a casa conta com 247 metros quadrados, mas para já é na belíssima piscina de 33 metros quadrados que os nossos olhos se prendem.

Os exteriores bem cuidados, de uma simplicidade desarmante, enquadram a construção com delicadeza, convidando ao prazer de usufruir do incrível clima algarvio.

Vamos já desvendar o mistério! Quer saber quanto custou, não é verdade?

Se quer ter uma casa assim pode preparar €450,000, que foi o preço total desta obra.

Estética e função

Esteticamente, a casa traduz-se em volumes de geometria linear, com ângulos agudos que se evidenciam através das escolhas cromáticas. A intensa luz algarvia faz o branco brilhar mais, em contraste com o preto dos revestimentos e dos detalhes.

Aqui, o preto foi obtido com um revestimento de xisto e para uma total harmonia, as colunas, remates, caixilharias e portões fundem-se nessa cor.

Nestas imagens podemos ver como o portão da garagem se esfuma subtilmente no revestimento de xisto, quase desaparecendo da fachada e apreciar a beleza dos ângulos que se projectam e se assumem nas várias secções da fachada, como elemento fundamental da construção.

Beleza minimalista

Já o referimos… Não é só a construção que apresenta uma rara beleza. Também a arquitectura paisagística, do amplo terreno que a rodeia, dá um grande contributo para a valorizar!

Numa expressão minimalista, estes exteriores são muito simples, com o solo coberto de relva e calçada portuguesa, adornada por árvores e arbustos, cuidadosamente posicionados para maior impacto visual no conjunto.

É impressionante verificar como as escolhas de materiais e a sua combinação, engenhosamente estudada, é capaz de criar um resultado tão impressionante com uma paleta de cores tão limitada e linhas tão despojadas.

Tal como os contrastes, também as áreas envidraçadas marcam a fachada desta casa. Além de ser uma tendência muito marcante na corrente da arquitectura contemporânea, estas janelas são quase uma obrigatoriedade nesta região e com exteriores tão bem concebidos.

Quem, com um jardim destes, uma maravilhosa piscina e um clima único, gostaria de se fechar em casa? Estes generosos panos envidraçados permitem uma vivência, em estreita comunhão entre os interiores e os exteriores!

Soluções arquitectónicas e de construção

Para proporcionar alguma protecção contra o excesso de luz e, por conseguinte, contra o aumento da temperatura interior e das necessidades de consumo energético no verão, as janelas mais expostas foram colocadas em vãos ou dotadas de palas, como podemos ver nestas imagens.

Algumas palas são abertas, com vigas de cimento a formar faixas, e outras são fechadas, cobertas com godo lavado.

Ficou confuso, sem saber o que é isso de godo? Nós explicamos! Godo é seixo rolado de pequenas dimensões que, neste caso, serve como protecção pesada do sistema de impermeabilização da cobertura.

Imprescindível

A piscina foi premiada com uma dessas palas, que proporciona a necessária protecção contra a total exposição solar nos meses mais quentes, formando um agradável terraço.

Lá dentro – a cozinha

Espreitemos agora um pouco dos interiores acabados, apenas para nos maravilharmos com a belíssima sensação de amplitude e liberdade que transmitem!

Os acabamentos interiores reflectem, fielmente, a filosofia moderna e minimalista, com uma beleza simples assente em contrastes.

A cozinha é branca e tão lisa que quase se confunde com as paredes à volta. A ilha foi adornada com uma bonita bancada, em pedra negra.


Espaços abertos e funções integradas

Seguindo fielmente a estratégia dos designs de interiores mais contemporâneos, as funções unem-se e interligam-se, com a cozinha a ser incluída numa grande área que deverá abarcar também as áreas sociais da sala de estar e da sala de jantar. O chão de madeira é uma adição perfeita para tornar a generosa área mais acolhedora!

As plantas

Para terminar em beleza e deixá-lo entregue aos seus sonhos, deixamos-lhe as plantas desta maravilhosa casa.

Quer ver outros projectos acompanhados das respectivas plantas? Então siga para o artigo ’8 casas de dois pisos com as respectivas plantas’.


Gostou tanto desta casa como nós ou preferia outro estilo?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista