Uma casa para se sentir dentro estando fora

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

A homify desembarca hoje no litoral, mais precisamente na Costa Esmeralda, na Argentina, para lhe mostrar uma casa de praia surpreendente com uma organização espacial inusitada e criativa. O projecto, denominado a Casa do Pátio, está localizado na Costa Esmeralda, um condomínio fechado, e foi projectado por Lucas Mc Lean. A casa reinterpreta a tipologia de pátio, uma forma tradicional na qual os espaços se organizam ao redor de uma área livre. O pátio é o espaço central e funciona como o coração da casa e zona distribuidora. O edifício ergue-se na paisagem como uma caixa revestida de pedra, mimetizando-se no seu entorno repleto de verde e de chão de areia.

O projecto da casa foi encomendado pelos proprietários que desejavam uma casa de férias da qual pudessem usufruir ao longo de todas as estações e que lhes oferecesse a sensação de estar sempre fora, em contacto com a natureza e com a paisagem, de modo a proporcionar o máximo de conforto e acolhimento, além de entreter os convidados.

Curioso para desvendar todos os encantos e as surpresas desta casa de praia deslumbrante? Então, veja este livro de ideias.

O coração da casa

Quando entramos na moradia, recebe-nos um pátio de 80m² que expande visualmente os diferentes ambientes da casa. Próxima à sala de estar, situa-se uma churrasqueira. Do outro lado, há como que uma sala de estar exterior contígua ao sector do quartos. O mobiliário eleito é em madeira com assentos com almofadas de cor branca. A iluminação torna o espaço cómodo e funcional, tal como o pavimento em deck. As duas árvores dão-lhe cor e reforçam a proximidade com a natureza.

Fachada lateral

As cores da residência são neutras e visam garantir o mimetismo da casa na natureza, evitando o contraste com a vegetação e com o terreno arenoso. Como vemos, a residência preserva a sensação de intimidade dos moradores, mesmo a fachada lateral, na qual estão situados os dormitórios, possui aberturas discretas de modo a permitir a ventilação cruzada e controlar a privacidade dos ambientes.

Zona social

Os espaços sociais são todos integrados. A cozinha, a sala de jantar e a sala de estar formam um único ambiente. No interior desta zona social predomina uma atmosfera rústica e aconchegante devido à combinação de materiais naturais, como a pedra com os móveis de madeira. A neutralidade das cores serve para realçar o protagonismo da natureza e da paisagem natural que invade o ambiente através das amplas superfícies envidraçadas. A lareira a lenha, feita de aço, oferece conforto e requinte ao ambiente.

Planta arquitectónica

A casa organiza-se de forma a independentizar a área privada da mais pública. Assim, de um lado do pátio desenvolve-se a zona social com a cozinha e sala integradas e, do outro lado, estão os quartos.

Pátio central

O pátio central é um interpretação da tipologia de pátio. Ao atravessar a porta de entrada, não nos deparamos com  interior da residência, mas com o pátio central, em torno do qual todos os ambientes estão organizados. O pátio serve como espaço de estar e área de lazer ao ar livre, proporcionando um óptimo aproveitamento da luz e da ventilação naturais. Curiosamente, o pátio reproduz a paisagem externa, com o mesmo tipo de vegetação da paisagem circundante de pinheiros, mas com uma sensação de privacidade e liberdade.

Saímos por onde se entra

A fachada cega pouco revela em relação ao interior da residência, despertando a nossa curiosidade. Mas, preserva a sensação de intimidade dos moradores. O acesso principal faz-se através de uma abertura na caixa rectangular revestida a pedra, protegida por uma porta de madeira deslizante de duas folhas. Em relação aos materiais, o uso de materiais naturais, como pedra, nas superfícies externas, e madeira para o piso do pátio, realçam o carácter rústico e tropical do edifício.

Gostou deste projecto? Esperamos que sim! Deixe-nos a sua opinião e continue a seguir os nossos projectos aqui pela homify.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!