Como prevenir infiltrações de água e bolor na casa de banho

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Sabe qual é a divisão da casa que todos, mas mesmo todos, frequentam? Qual é o local que qualquer um dos membros de uma família considera como seu? O sítio para onde tantos fogem quando querem um pouco de privacidade? A casa de banho!

Sim, o filho pode passar direitinho para o quarto, e o pai não por nunca os pés na cozinha, mas todos sem excepção utilizam uma casa de banho!

Desde os anos 50, em que a existência de casas de banho em apartamentos e casas se tornou uma norma, que esta é uma das divisões onde passamos mais tempo, e por isso uma das que mais atenção nos merece.

O que poderá desconhecer é que a utilização da sua casa de banho é também das mais problemáticas da casa. Em cada duche, em cada banho, num simples lavar de mãos, liberta-se vapor de água em grandes quantidades, que vai aumentar a humidade relativa em toda a habitação. E depois, se a ventilação não é suficiente, essa humidade vai acumular-se nas paredes e tectos provocando o aparecimento de bolores.

Não é preciso sequer ter uma casa antiga para que isto aconteça. Um mau planeamento de construção ou a instalação materiais inadequados à área podem provocar a acumulação de humidade… E passado pouco tempo lá está o terrível bolor.

Evitar o seu aparecimento é a prioridade, mas se ele já apareceu agora tem de o eliminar o melhor possível. Portanto venha connosco saber tudo o que é necessário sobre o aparecimento de condensação e bolor na sua casa de banho, como evitá-lo e como combatê-lo. Não deixe que este problema destrua o seu refúgio de sossego e paz!

Porque é que isto acontece?

Primeiro devemos perceber que o bolor cresce em consequência de ter disponíveis as condições essenciais para o seu crescimento. Quais são? Humidade, alimento e temperatura! A intensa luminosidade também afeta o seu crescimento mas não o impede totalmente de dar o ar da sua desgraça.

O alimento para o bolor infelizmente pode vir de muitas fontes, inclusivamente dos insuspeitos materiais de construção, portanto está assegurado em qualquer casa de banho.

As temperaturas das nossas casas, e em especial as que tentamos ter nas casas de banho, são ideais para o crescimento dos fungos, e por isso aí também não podemos intervir.

E depois temos a acumulação de humidade. E aí sim podemos interferir!

A humidade aparece nas paredes e tetos da casa de banho devido à diferença de temperatura entre o vapor e as superfícies, e acumula-se devido à falta de ventilação. Quanto às diferenças de temperatura, um isolamento mais eficaz das paredes pode ajudar, mas o que realmente faz a diferença é a eficiência da ventilação. Claro que somos imediatamente tentados a pensar que uma janela resolve o problema, mas quando a humidade exterior é muito elevada e a temperatura é muito inferior, abrir uma janela pode na verdade empurrar o vapor para dentro e ainda trazer mais humidade consigo. Entreabrir a janela é eficaz mas muitas vezes o problema resolve-se mais eficazmente com um extrator de ar.

Outra forma de haver acumulação de humidade na sua casa de banho é existir um cano roto, ou uma junta estragada. Aqui o melhor é consertar o mais rapidamente possível para limitar os danos ao mínimo!

Quais são as áreas mais afetadas?

Instalação Sanitária 1º Andar: Casas de banho modernas por Arteprumo, LDA
Arteprumo, LDA

Instalação Sanitária 1º Andar

Arteprumo, LDA

O bolor é um microrganismo muito adaptável e se não fosse tão incómodo poderia ser fascinante. 

Ele vai crescer em todas as superfícies onde a humidade se acumula, e tem especial apetência por locais onde se juntam detritos, por isso juntas de silicone, cantos do teto, juntas de azulejos até cantos do pavimento. Ou seja todos aqueles lugares difíceis de limpar e de acesso muito limitado. Uma limpeza metódica e aprofundada pode ajudar a eliminar os resíduos e a humidade desses locais, evitando a propagação dos fungos, especialmente se utilizar detergentes antifúngicos ou produtos naturais que parem o seu crescimento.

Também as cortinas dos chuveiros e as toalhas molhadas ajudam a humidade a concentrar-se na casa de banho. O nosso conselho é que lave e substitua frequentemente as cortinas do chuveiro, se tiver. E no que toca às toalhas o melhor é removê-las imediatamente após o banho e colocá-las a secar. Um secador e aquecedor de toalhas pode ajudar, mas apenas se a ventilação for eficaz, de outro modo pode fazer evaporar a água das toalhas e humidificar o resto da casa.

Chão à prova de água

Remodelação de apartamento Avenidas Novas, Lisboa: Casas de banho modernas por Matos + Guimarães Arquitectos
Matos + Guimarães Arquitectos

Remodelação de apartamento Avenidas Novas, Lisboa

Matos + Guimarães Arquitectos

A escolha do pavimento para a sua casa de banho é fundamental e vai influenciar o seu aspeto, não penas ao nível estético dos seus elementos, mas também no tempo que demora a deteriorar-se com a humidade e o bolor. Em geral deve ser usado um material robusto, resistente à água.

Poderá argumentar… Adora a madeira e já viu muitos pavimentos de madeira em casas de banho… A madeira natural pode ser uma solução, mas apenas se for específica para este tipo de utilização e sendo instalada por profissionais. De outro modo arrisca-se a ficar com um chão estragado poucos meses depois de o ter instalado. Por outro lado pode parecer madeira e não ser, pois hoje em dia há laminados vinílicos próprios para zonas húmidas que imitam madeira na perfeição.

Mas atualmente as escolhas são inúmeras e esteticamente adaptadas a todos os gostos! Certifique-se apenas que assim que notar um dano no pavimento da sua casa de banho, seja qual for o material, o conserta o mais rapidamente possível. Tijoleiras ou pedras rachadas, placas levantadas ou superfícies danificadas, são a porta ideal para a humidade e para o bolor, levando rapidamente a danos extensos e caros!

Paredes de azulejos à prova de água

Tal como no caso do chão, também as paredes podem acumular humidade e crescimentos de bolores. Há inúmeros revestimentos para as paredes da sua casa de banho, mas todos sabemos que os azulejos são uma das opções mais utilizadas. Quando escolher o seu azulejo para a casa de banho certifique-se junto do fabricante que é adequado e tem resistência suficiente à humidade.

E também já referimos que as juntas dos azulejos são área perfeitas para a humidade e o bolor, por isso quando aplicar os azulejos faça-o, ou peça ao profissional que o faça, utilizando materiais resistentes ao bolor. E depois não descuide a higiene. O bolor é rápido a instalar-se!

Os azulejos devem ser instalados de preferência desde o chão até ao teto, tornando a superfícies uniforme e impermeável em toda a sua extensão. Mas se não for possível aplique-os sobretudo em frente ao lavatório e nas zonas dos banhos, que é onde a humidade é maior.

Repare na espetacular casa de banho da imagem, da autoria da empresa BelgasConstrói Lda. As paredes são integralmente revestidas com azulejos de pastilha em vários tons de cinzento, um revestimento perfeito para evitar manchas de humidade e bolor!

Como remover as manchas de bolor

Casas de banho ecléticas por Lineabeta
Lineabeta

THE TOILET

Lineabeta

O maldito bolor já se instalou nas paredes da sua casa de banho? Agora tem mesmo de descobrir a sua causa e consertar a falha. Pode tentar remover o bolor, mas se a acumulação de humidade continuar a ocorrer é certo que ele vai continuar a aparecer. Se a causa das manchas de humidade são canalizações danificadas ou outro tipo de infiltrações acabe já com o problema antes que aumente, se espalhe e fique ainda mais caro. Se o problema é mais profundo e tem a ver com a falta de ventilação ou de isolamento das paredes vá limpando, mas tem mesmo de solucionar essa falha!

Para remover as manchas de bolor já instaladas comece por remover o revestimento afetado, ou substituir a selagem de silicone, e aplicando outro no seu lugar. Onde isso não for possível pode utilizar algumas receitas caseiras como o bicarbonato de sódio, o peroxido de hidrogénio ou o vinagre, ou recorrer a produtos antifúngicos de compra. Mas comece sempre por escovar a mancha a seco com uma escova de dentes velha, por exemplo, e só depois aplique o produto escolhido, pois assim consegue penetrar mais fundo na mancha. Se o revestimento for de tinta opte por pintar com tinta antifúngica.

Quer saber em detalhe como travar a guerra contra o bolor? Então leia também o artigo ’5 formas de se ver livre de bolor em sua casa’!

Como melhorar a qualidade do ar na sua casa de banho

Porto Lounge Hostel: Casas de banho modernas por aaph, arquitectos lda.
aaph, arquitectos lda.

Porto Lounge Hostel

aaph, arquitectos lda.

Uma ventilação adequada é um passo extraordinariamente importante no caminho para controlar o excesso de humidade na sua casa de banho. 

A ventilação pode ser natural ou forçada. A ventilação natural é feita através de portas e janelas, mas também chaminés e grelhas de ventilação. 

Claro que somos imediatamente tentados a pensar que uma janela resolve o problema, mas quando a humidade exterior é muito elevada e a temperatura é muito inferior, abrir uma janela pode na verdade empurrar o vapor para dentro e ainda trazer mais humidade consigo. Entreabrir a janela é eficaz mas muitas vezes o problema resolve-se mais eficazmente com um extrator de ar, optando por ventilação forçada.

A ventilação forçada é feita através de ventiladores, extratores e exaustores. Em zonas onde a produção de humidade é maior, como a casa de banho e a cozinha, a ventilação deve ser especialmente eficaz para poder retirar a maior parte do vapor de água produzido.

Este artigo acaba aqui, e embora o tema seja aborrecido sabemos que as imagens não são. Portanto se quer continuar a ver boas ideias para a sua casa de banho não deixe de visitar o nosso site!

Tem métodos próprios para lidar com este problema? Não deixe de os partilhar connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!