Como se livrar dos mosquitos?

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
homify Quartos ecléticos
Loading admin actions …

Ninguém merece uma casa cheia de mosquitos, pois dá impressão sujeira no ambiente, mas, às vezes, o problema nem seja falta de limpeza, porém desatenção! A melhor maneira de reduzir o número desses insetos é evitar que eles se reproduzam. Por exemplo, a fêmea do mosquito pode colocar até 200 ovos de uma vez em qualquer recipiente com água limpa, ou seja, uma loucura! Em poucas semanas aqueles ovos se transformam em adultos. Para ficar livre disso, procure e elimine pontos de água parada no seu quintal, principalmente depois de chuvas: baldes, vasos, garrafas e qualquer outro objeto que acumule água e sirva de criadouro para os mosquitos, além disso, evite também deixar resíduos de comida na lixeira por muito tempo.

Recolha o seu lixo semanalmente e também remova o prato sob os vasos de plantas ou preencha-os com areia. Você precisa trocar a água de fontes e de bebedouros de animais de estimação todos os dias, pois é muito importante que faça disso uma rotina. Certifique-se de que calhas e dutos estejam desentupidos, aparelhos de ar-condicionado sem vazamentos, e piscinas estejam limpas e cloradas, caso você tenha na sua propriedade.

Não há nada tão irritante quanto o zumbido do mosquito próximo de sua orelha e a certeza de que, daqui a alguns minutos, você terá uma bela picada em sua pele exposta. Mosquitos invadem áreas com grande umidade são responsáveis pela transmissão de doenças em muitas partes do mundo. Independentemente de você estar determinado a permanecer sem picadas em sua próxima viagem de acampamento ou de desejar manter baixa a população de mosquitos em sua casa, este artigo tem um método que pode ajudá-lo. Continue lendo para aprender a se livrar de mosquitos!

Feche as janelas no pôr do sol

Por incrível que pareça se você ama o pôr do sol, não aprecie com sua janela aberta, pois, assim você evita que o mosquito entre na sua casa e infernize sua paz.  Então, se você tem telas em suas janelas, certifique-se de que elas não possuem quaisquer buracos pelos quais os mosquitos possam esgueirar-se através. Mesmo se forem pequenos, pelo tamanho dos insetos, por vezes conseguem passar.

Cuidado dobrado ao nascer e pôr do sol, ocasiões em que estes insetos são mais ativos. Portanto, nesses momentos evite estar próximo a águas paradas, jardins, plantas, ou seja, lugares propícios ao surgimento de mosquitos. 

Circulação de ar

Uma boa ideia é o uso de spray de alho concentrado, pois provou ser efetivo em repelir mosquitos e pode ser usado em áreas maiores, como jardins e quintais. Deve ser aplicado periodicamente sobre plantas, árvores e gramados, em especial durante o verão. O uso do repelente é eficaz e aprovado!

Além disso, uma solução também antiga e eficaz são as espirais à base de piretróides, composto químico sintético usado em inseticidas e repelentes. Essas espirais queimam como um incenso, produzindo uma fumaça, assim espanta os mosquitos.

O bacana é sempre você optar e escolher os mata-insetos naturais, pois os elétricos, bastante populares, podem ser considerados um desperdício de energia – produzem um ruído alto e desagradável e matam indistintamente insetos perigosos, além dos do bem, por exemplo, as abelhas. Então, escolha aquele que não agredia a natureza!

Proteção contra mosquitos

homify Quartos ecléticos

Geralmente a proteção de véu para cama é usado no campo, mas o uso constante também faz parte da cidade grande. Agora, se você estiver dormindo numa área infestada por mosquitos, pegue um véu e passe-o ao redor da cama ou colchão, deixando-o chegar até o chão em todos os lados. Esse é o único jeito eficiente de realmente impedi-los de picá-lo, especialmente se houver janelas ou portas abertas no ambiente. 

Ah, também verifique o véu para encontrar buracos regularmente. Até mesmo véus longos podem conter buracos, que servem de entrada para os mosquitos. Certifique-se de que você não esteja tocando no véu durante o sono, assim você terá uma noite tranquila e longe dos mosquitos.

Abrir as janelas e fechar as cortinas no calor!

Os mosquitos tendem a sair ao amanhecer, ao anoitecer e quando está escuro. Portanto, se você puder permanecer seguro dentro de casa durante tais momentos, melhor. Quando sair durante momentos de maior atividade de mosquitos, use mais camadas de roupa para proteger sua pele e também creme corporal.

O matador de mosquitos, normalmente feito de metal/plástico mais grosso que o mata-moscas tradicional, é montado na extremidade de um arame grosso semelhante ao de molas. Isso dramaticamente aumenta suas chances de matar um mosquito parado ao elevar o impulso do matador. E para você evitar que isso aconteça experimente abrir as janelas e fechar as cortinas no calor, assim você preteje a sua casa.

Ter plantas anti-mosquito em torno da casa: manjericão, alecrim, tomilho ou eucalipto

Uma dica maravilhosa é você ter algumas plantas anti-mosquitos, pois naturalmente os 'danadinhos' evitam certos tipos de ervas, especialmente a sálvia e o alecrim. Considere também investir em repelentes naturais à base de óleo. Estes incluem: canela, óleo de alecrim, óleo de citronela, óleo de cedro, óleo de cravo e óleo de hortelã-pimenta.

Você pode fazer uma mini horta dentro da sua casa ou até mesmo no redor da residência. O projeto da foto foi criado por MC3 Arquitetura, Paisagismo e Interiores, localizado em Santo André – Grande São Paulo. 

Use iluminação baixa

homify Salas de jantar industriais

Coloque luz baixa perto de portas, janelas e varandas. Mosquitos não se aproximam de luzes produzidas por lâmpadas de LED. Luzes anti-insetos amarelas ou lâmpadas de sódio também os afastam. E você pode esborrifar um pouco do óleo de citronela nas lâmpadas, pois os mosquitos não gostam e se afastam. 

O uso do óleo é diversos, além do uso corporal, o óleo de citronela pode ser utilizado das seguintes maneiras para manter mosquitos longe de sua casa: queime uma vela de citronela ou tocha – a fumaça no ar manterá alguns insetos longe.

Você pode plantar uma planta de citronela em um vaso perto da entrada da sua residência. Para usar, você pode remover um galho e esfregá-lo na pele ou ao redor do perímetro do vaso – o cheiro pode desencorajar mosquitos, alem disso, use incenso de citronela. É importante verificar a composição dos outros ingredientes desses produtos e não fique na linha da fumaça, pois pode ser potencialmente prejudicial para sua saúde. E para a sua lâmpada não ficar repleta de mosquitos tente sempre deixar a iluminação da sua casa baixa. 

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista