Casa moderna e ecológica cheia de luz

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma antiga casa, datada de 1907, foi demolida e, no seu lugar, construído este edifício de dois andares com duas garagens. O projecto é da autoria do gabinete Puschmann Architektur que desenhou uma casa unifamiliar com um telhado plano e terraço. Os profissionais foram buscar inspiração ao modernismo clássico dos anos 1920, reinterpretando o estilo Bauhaus.

A casa, com uma estrutura em madeira, ficou pronta em apenas cinco meses e abriga agora uma família com três filhos. O custo da construção foi de 313 000€.

Vamos conhecê-la.

Fachada moderna e luminosa

Custa-nos a acreditar que se trata de uma casa pré-fabricada que se constrói na fábrica e se monta no terreno escolhido pelos proprietários. Este tipo de construção é económica e eficaz, mas, em determinado momento adquiriu má publicidade pelo aspecto frágil. Porém, com o passar do tempo e a crescente optimização de recursos, especialmente energéticos, o mercado dos pré-fabricados voltou a abrir caminho com passos agigantados no mercado internacional. Como veremos neste livro de ideias, uma moradia construída com este método pode ser tão apelativa como qualquer outra construída através de um método tradicional.

Fachada ziguezagueante

A fantástica fachada recebe-nos com a sua forma surpreendente na qual sobressaem dois volumes, um alto, branco e ziguezagueante que parece emergir por detrás de um outro, mais baixo, pintado em cinzento azulado. Com este jogo, forma-se a zona de acesso, semicoberta, que oferece um efeito de profundidade à fachada.

Interiores com ar escandinavo

Com superfícies brancas, madeira e luz, os espaços comuns desta casa, tal como vemos na fotografia que nos mostra a escada, potenciam uma ideia de equilíbrio no interior. Um espaço com estas características – amplo, claro e despojado, mas com a calidez e suavidade da madeira – inspira harmonia e remete-nos para a estética do minimalismo escandinavo que tanto agrada aos leitores da homify.

Habitação com tecnologia moderna

Quanto à tecnologia incorporada, a casa inclui caldeiras de condensação a gás e aquecimento e aquecimento de pavimentos. Além disso, o ambiente é controlado através de um sistema de ventilação central com recuperação de calor. Uma característica muito especial é o sistema de vácuo que facilita o trabalho doméstico. As persianas são controladas electronicamente.

Planta aberta

A imagem moderna e contemporânea deste ambiente deve-se à abertura dos espaços. A disposição aberta, integra a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha e, visualmente, o jardim. Desta forma, não há constrangimentos à entrada de luz natural e à comunicação entre os membros da família. As superfícies alternam entre o branco e a madeira e a decoração é simples, confortável e natural.

O jardim

No exterior, há uma zona pavimentada, ideal para a colocação de uma mesa para a família poder fazer refeições no exterior nos dias mais quentes. As paredes, os tectos e o telhado consistem em estruturas de madeira isolado com ISOFLOC à base de celulose. Esta é uma casa eficiente classificada com a sigla KfW 55.

Dá para acreditar que é um pré-fabricado? Pois é. Não dá, mas é mesmo! Como avaliaria este projecto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!