Ideias fantásticas para o espaço morto atrás do seu sofá!

Mariana Garcia – Homify Mariana Garcia – Homify
Loading admin actions …

Nos dias que correm, qualquer espaço da nossa casa é importante e não queremos desperdiçar nenhum centímetro quadrado, certo? Preocupamo-nos por isso mesmo em dispor o mobiliário e a decoração de maneira a não termos espaços mortos que nos fazem falta, mas que não servem para nada. Revê-se nesta situação? Então continue connosco!

No artigo de hoje, vamo-nos focar naquele espaço que teima em ficar atrás do sofá e que, das duas uma: ou fica vazio ou é ocupado e bloqueia a passagem. Tantas vezes que isto acontece ou que deixamos de dar um novo ar à nossa sala por sabermos que esse bocadinho vai acabar por sobrar e fazer comichão aos nossos olhos. Bem sabemos como isso nos pode causar impressão e limitar-nos a liberdade de escolha dentro da nossa própria casa. Assim sendo, hoje vamos dar-lhe algumas dicas sobre como ocupar da melhor forma este espaço, sem que para isso fique com passagens bloqueadas ou zonas inúteis. Quer saber mais sobre isto? Então veja as nossas sugestões e no final dê-nos a sua opinião!

Zona de estudo ou de trabalho

Blanco Interiores - Projecto Habitação: Salas de estar modernas por Blanco Interiores
Blanco Interiores

Blanco Interiores – Projecto Habitação

Blanco Interiores

A primeira dica que lhe damos é a criação de um espaço de trabalho, que poderá ou não englobar uma estante. Dependendo do espaço que tem disponível, pode ter uma secretária grande que lhe permita ter o seu portátil, uma zona de artes manuais, a sua máquina de costura ou ainda o sítio ideal para os mais pequenos fazerem os trabalhos de casa. Além de dar uso a este espaço, faz com que a família esteja mais tempo junta, pois com uma zona destas na sua sala de estar evita-se que haja isolamentos, principalmente dos adolescentes. No caso de haver mais um pouco de espaço, opte por adquirir uma estante ou um pequeno armário onde ganhe arrumação de apoio à secretária.

Área para relaxar

Outra opção que temos para si é a instalação de uma chaise longue, preferencialmente com um candeeiro de pé. Desta maneira, criará facilmente uma zona onde o relaxamento é a palavra de ordem! No final de um dia de trabalho, chegue a casa e permita-se ter um momento de tranquilidade consigo próprio. Pode também utilizar esta zona para uma leitura calma ou para brincar com o seu animal de estimação. Há ainda a hipótese de recorrer a almofadões ou mantas para decorar o espaço e ter uma zona mais chill out. De qualquer maneira, o importante mesmo é ter esta área o mais relaxada possível, para que transmita tranquilidade e calma. Se ainda tiver espaço, coloque uma pequena mesa de apoio ou uma prateleira com a mesma função para ter onde pousar a sua chávena de chá ou um queimador de incenso!

Um aparador estreito com flores

Apartamento Matosinhos Sul: Salas de estar modernas por Kohde
Kohde

Apartamento Matosinhos Sul

Kohde

Outra solução que funciona muito bem é a utilização deste espaço para dar uma ar (ainda mais) bonito à sua sala! Como? Com a colocação de um pequeno aparador atrás do sofá com flores ou plantas! Bem sabemos como estes elementos refrescam e embelezam qualquer espaço, por isso mesmo aconselhamos vasos com plantas suficientemente grandes para que se vejam, mas sem que para isso a sua sala se torne numa floresta amazónica! Portanto, dependendo da sua decoração, escolha o que melhor se enquadre nesta. E se precosar de alguma ajuda nesta escolha, veja quais são as melhores plantas de interior para a sua casa! Entre begónias, heras-do-diabo e orquídeas, de certeza que encontrará uma que será a planta da sua eleição e que assentará que nem uma luva atrás do seu sofá!

Espaço decorativo

Apartamento Estoril: Salas de estar modernas por Artica by CSS
Artica by CSS

Apartamento Estoril

Artica by CSS

No caso de não ser um grande amante de plantas, pode sempre decorar este aparador com elementos como souvenirs das suas férias, fotografias, candeeiros ou outros ornamentos que sejam da sua preferência!

Prateleiras para os seus livros preferidos

Esta é a solução ideal, do nosso ponto de vista, para espaços realmente pequenos e que por isso mesmo rapidamente perdem toda e qualquer utilidade. O único espaço de que precisa é do suficiente para ter uma ou duas prateleiras e um corredor onde uma pessoa possa passar e baixar-se para escolher livros. Uma vez que pode adaptar a profundidade das prateleiras à área útil que tem disponível, é uma questão de fazer umas contas de cabeça… et voilá! De um momento para o outro, não só dá vida a este espaço morto, como ainda ganha arrumação para os seus livros preferidos, para elementos decorativos ou ainda para aquelas coisas das quais não se desfaz, mas que ao mesmo tempo não utiliza.

Mesa de refeições ou ilha para a cozinha?

Moradia: Salas de estar modernas por Maqet
Maqet

Moradia

Maqet

Apresentamos-lhe agora aqui a nossa quinta sugestão que lhe irá resolver dois problemas de uma só vez. Dependendo da arquitectura da sua casa, poderá ter duas hipóteses: ou utiliza o espaço atrás do sofá como zona de refeições ou então dispõe a sua sala de maneira a que o sofá fique de costas para a cozinha/kitchenette. Com a primeira solução, define logo a zona de estar da zona de refeições, sendo que para isto basta colocar a mesa e os assentos atrás do sofá. Se for um espaço mais apertado, opte naturalmente por uma mesa mais pequena e por bancos; caso tenha um pouco mais de espaço, pode adquirir uma mesa extensível que lhe permitirá maior versatilidade em relação ao número de pessoas que poderá sentar numa refeição. No que toca à ilha, basta que a sua cozinha seja aberta para a sala, ganhando espaço para a colocação de um módulo de cozinha atrás do sofá: ganha mais arrumação e uma cozinha menos vazia!

Espelhos grandes

Espelho : Casa  por Second Life

E que tal aumentar a área da sala? Ou pelo menos criar a ilusão de ter um espaço maior! Consegue fazê-lo facilmente através da colocação de um espelho de corpo inteiro na parede atrás do sofá! E não só ficará com a sensação de que a sala é maior do que realmente é, como ainda fica com uma zona funcional para os mais vaidosos!

Qual a ideia que melhor se enquadra na sua sala?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!