Adapte a sua casa à sua idade

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Sabemos que os anos passam… e mais rápido que pensamos. O que fazia a um bom par de anos atrás com facilidade, hoje poderá não ser bem o caso. As pernas ficam presas e custa subir escadas, tem menos equilíbrio, menos força para tomar banho ou para exercer outras atividades. O facto de poder viver sozinho ou em casal, poderá comprometer a sua segurança física, pois a verdade é que os reflexos não são os mesmos.

Enfim, há imensas questões que devem ser consideradas e sobretudo valorizadas, de acordo a sua idade, para poder viver melhor, descansado e confiante, sem ansiar possíveis quedas ou assaltos, que lhe causarão um grande transtorno. 

Neste sentido, decidimos partilhar convosco caros leitores, seis soluções que devem (re)pensar para a sua casa e consequentemente para uma maior qualidade de vida. Não é nem um desperdício de dinheiro, nem tão pouco inútil, porque a sua vida importa e muito. Queremo-lo bem e feliz! 

Então siga os nossos sábios conselhos…  

Alterar o pavimento da casa de banho se a superfície for escorregadio

w.c da suite: Casa de banho  por CASA MARQUES INTERIORES

Aqui falamos de um perigo iminente, que é muitas vezes uma das causas de acidentes domésticos, nomeadamente quando as forças são menos. 

Uma saída da banheira ou do chuveiro com os pés ainda molhados do banho, ou porque o piso ficou molhado de quem acabou de se lavar, pode ser fatal para uma queda. Com alguma sorte, não passará de um pequeno hematoma, mas com menos sorte poderá partir um pé, um braço ou darem mau jeito na cervical. Repetimos é muito comum! 

Como tal e de forma a evitar estes acidentes, que só causam transtornos, é melhor alterar o pavimento da sua casa de banho. Sim, é uma despesa acrescida, mas sabemos que todos os cuidados são poucos e que esta é uma prioridade.  Escolha um tipo de piso que não seja tão escorregadio, como o mármore, o granito, a madeira, o mosaico ou ainda a cerâmica. Pode ainda colocar um tapete no chão (desde que esteja bem fixo, como o do exemplo), que servirá de saída de banho e amortece quedas.

Anexar uma barra de apoio na zona do banho

Uma barra de apoio na banheira é o item que não pode deixar escapar. O custo não é assim tão excessivo, para não apostar nela. 

Elas são de facto, indicadas para pessoas com mobilidade reduzida, doentes e idosos, por auxiliarem e facilitarem a mobilidade na banheira, quer da entrada, da saída ou de pequenos ajustes quando sentado.  A banheira é algo de bastante escorregadio e mais quando acrescentamos o gel de banho ou o shampoo, toda aquele sabão pode causar um grande deslizo. Como tal, nada melhor do que ter mais um auxílio para agarrar.

O design da casa de banho não fica por isso comprometido, pense nisso!

Instalar um elevador se for uma casa duplex ou superior

Há trinta, vinte ou mesmo dez anos atrás apostámos numa casa bonita, grande e com andar, sem pensar ao certo dia do amanhã. Durante aqueles anos subia-se e descia as escadas e milésimos de segundos, sempre que necessário, lembra-se? Mas o problemas é que os quartos, o escritório e a casa de banho, estão no andar de cima…  

E agora que os anos passaram, não dá jeito nenhum subir e descer com tanta ginástica, mas também não se pode vender a casa… não. Apenas tem de adaptá-la à nova realidade e às suas necessidades. É uma pena não poder aproveitar mais do andar de cima, que adorava ir para contemplar a vista. 

Por isso e para não depender de ninguém, a melhor solução será de instalar um elevador na sua casa. É verdade tem os seus custos, mas já pensou que a longo prazo irá render-lhe imenso, além de não se sujeitar a cair pelas escadas abaixo. 

Peça orçamentos a profissionais da área e ponha esta questão em cima da mesa. Por outro lado, terá uma outra possibilidade, como a da cadeira elevador nas escadas, não é tão estético, é certo, mas também servirá perfeitamente.

Livrar-se das cortinas extravagantes

Londres . Interdesign: Sala de estar  por Interdesign Interiores
Interdesign Interiores

Londres . Interdesign

Interdesign Interiores

Não é só a segurança que deve ser considerada quando avançamos na idade, mas também a estética de casa. 

É importante que adeque a sua decoração ao seu presente, à realidade de hoje. Talvez aquelas cortinas extravagantes que faziam sentido há cinco anos, agora já não o fazem. Assim, umas cortinas com um ar mais sóbrio e sofisticado darão uma aparência mais adequada ao vosso estilo de vida atual. 

Uma cor neutra, clara é por exemplo uma boa aposta. Pode optar por opacas, para deixá-las abertas durante o dia, tal como nesta sala da Interdesign Interiores, ou por cortinas transparentes, que trarão privacidade sem por isso quebrar a luz solar. Uma questão de gosto e do ambiente onde está a sua casa inserida. 

Certificar-se de ter uma porta segura

Truz, truz!! (É a homify)

Certifique-se que a sua porta de entrada tenha segurança o suficiente, para poder viver com toda a tranquilidade, sem o medo de…

Se a sua porta for oca, feita apenas de folhas de madeira, é imperativo trocá-la. Todas as portas de entrada devem ser sólidas e reforçadas por dentro. Uma boa porta de entrada pode ser feita de fibras de vidro, de madeira sólida ou de metal. 

Instalar uma câmara de videovigilância na entrada

E para rematar a segurança, não poderíamos terminar este artigo sem falar de alarmes ou de uma câmara de videovigilância. Infelizmente, vivemos numa época em que os assaltos fazem parte das notícias diárias e geralmente, as pessoas de idade são alvos mais susceptíveis, devido a uma menor reação e capacidade de movimento. 

Se a sua casa for equipada com um material de videovigilância, os ladrões já irão temer e a sua casa será sem qualquer dúvida muito mais segura. 

Já diz o ditado vale mais prevenir do que remediar, como tal repense em adaptar a sua casa.

Já tinha ponderado alguma destas questões?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!