Uma moradia fora do vulgar

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

Há projetos enigmáticos, que nos deixam a pensar, a refletir sobre a forma e sobre a intenção. Estranhos e mesmo um pouco extravagantes, impõem-se e não deixam ninguém indiferente. Goste-se ou não, é impossível não apreciar e comentar.

O projeto que a homify lhe quer apresentar hoje é precisamente assim, e nós vamos apreciar, refletir e comentar, porque é disso que se trata nos artigos 360º!

Construída em Agilde, uma freguesia de Celorico de Basto, em 2013, esta moradia destina-se à habitação de uma família com certeza muito especial, a avaliar pela originalidade da arquitetura da casa que sonharam. Um projeto da autoria do gabinete de arquitetura Hugo Pereira Arquitetos.

Acha que exageramos? Venha connosco e confira por si próprio!

Fachada lateral em perspetiva frontal

Se tentássemos procurar definir esta moradia numa só palavra pensamos que assimetria lhe assentaria na perfeição. Na verdade o mais vulgar em projetos de arquitetura é a noção instalada de simetria, uma espécie de tirania que nos empurra para objetos simétricos.

Mas nem sempre assimetria implica falta de beleza como se vê nesta casa. Pelo mesmo exteriormente a construção baseia-se em ângulos definidos, posicionados de forma desigual. E no entanto a forma de implantação da casa no terreno e toda a sua geometria de base é a de um paralelepípedo horizontal… De onde vem a sensação de assimetria? Envolvendo uma estrutura interior simples existe todo um intrincado sistema de pilares que suportam uma estrutura exterior de varandas e placas de sombreamento formando longos vãos ao longo da casa, que lhe conferem a ideia de assimetria!

Fachada lateral em ângulo posterior

O programa habitacional distribui-se por dois pisos. No piso térreo situam-se a cozinha e todos os espaços sociais. No piso superior encontram-se as áreas mais privadas dos quartos.

As generosas áreas envidraçadas permitem, no piso térreo, um contacto estreito com o exterior e no piso superior uma entrada de luz natural muito importante, que é ligeiramente travada pelas guardas de proteção em forma de placa das extensas varandas. Este sistema evita o sobreaquecimento do interiores sem por em causa a penetração da luz solar, ao mesmo tempo que imprime o caráter à construção.

Fachada principal, perspetiva frontal

A fachada frontal terá vista espetacular e é completamente envidraçada. Afinal quem quer perder uma visão privilegiada do exterior?

Neste grande espaço envidraçado, quase que uma caixa em vidro e metal, ficará instalada a sala de estar, num aproveitamento único do espaço e da luminosidade. A envolver todo o piso térreo temos um passadiço de betão, estabelecendo a fronteira com o exterior. A forma em harmonia com a função…

Fachada principal em ângulo lateral

É por aqui que se dá a entrada principal na casa e esta extremidade é praticamente isenta de paredes reais para além do vidro.

Uma vez mais salientamos a estrutura exterior que envolve a casa, em que os vãos formam ângulos retos e figuras geométricas que embelezam e dão caráter a esta casa tão moderna.

Diz-se que a arquitetura moderna é o reflexo das grandes inovações técnicas que possibilitaram a criação de novas formas em materiais como o aço ou o betão armado, abrindo um mundo de possibilidades aos arquitetos criativos. E o design desta casa faz bom uso dessas possibilidades!

Os interiores, depois da construção

Passemos então aos interiores para um olhar rápido. 

A moradia é moderna por fora, e portanto não podia ser diferente por dentro. Os espaços são amplos e luminosos como já se previa pela extensão das áreas envidraçadas. A utilização da madeira contrabalança o frio do betão armado tornando o espaço mais acolhedor. Nesta fotografia podemos apreciar a cozinha e a sala de refeições, ainda que um pouco ao longe. A primazia da imagem vai toda para as imponentes escadas, que ligam os dois pisos.

Mas não conseguimos seguir em frente sem destacar o belo sofá, de um inusitado estilo clássico que vemos à direita na imagem. É muito bonito!

Passadiço interior

Nada nesta casa é comum, isso já percebemos. E como tal o acesso aos quartos também é muito original! Aqui não há passagens escuras nem corredores apertados. Todos os espaços são amplos e inundados de luz.

A escolha das cores claras na madeira e o branco nas paredes acentuam a sensação de espaço e de dimensão.

A entrada nos quartos é feita por este maravilhoso passadiço interior, com vista para o exterior. Como se estivéssemos a passear numa ponte ao ar livre, mas dentro de casa, no nosso ninho!

Imaginar o futuro

E por último projetamos o futuro! Embora pareça uma fotografia, a imagem acima é um render, uma imagem em três dimensões do projeto. Mostra como será a casa e as suas envolventes quando toda a obra estiver acabada, no interior e no exterior. Acesso direto da sala de estar para uma piscina de fazer inveja e um projeto de arquitetura paisagística simples mas muito bem planeado, a fazer a coroa de glória para esta moradia tão especial… Um sonho não é verdade?

Por hoje acabámos. Mas se não ficou satisfeito continue a ler e a ver imagens inspiradoras de casas modernas e luxuosas lendo o artigo ’Dez moradias de luxo ao redor do mundo!’.

Agradou-lhe esta casa, ou as suas preferências voltam-se para outro estilo? Deixe-nos as suas opiniões e preferências na caixa de mensagens!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!