Os elementos essenciais que não podem faltar no seu banheiro!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Wellness Bad, Design Manufaktur GmbH Design Manufaktur GmbH Casas de banho modernas
Loading admin actions …

Existem banheiros de todos os tipos, tamanhos, estilos, simples ou luxuosos, ambientes prioritariamente práticos ou verdadeiras odes ao prazer e à beleza. No entanto, nenhum deles pode abrir mão de alguns elementos essenciais a esse espaço e à sua função mais primordial.

Um grande espelho é indispensável em qualquer banheiro para que possamos acompanhar nossos rituais de beleza e higiene ao nível do rosto. Ele, portanto, tem que ser corretamente iluminado, garantindo a realização correta dessas práticas. 

Outra coisa necessária é o gabinete da pia, que serve para guardar produtos de higiene e beleza e abriga a fonte de água que nos ajuda a limpar o rosto e as mãos. Também outros armários, prateleiras e nichos acomodam produtos, toalhas, aparelhos e outros objetos que utilizamos nas nossas atividades de higiene e beleza.

O chuveiro exige privacidade e proteção e, assim, demanda a presença de um box ou cortina, além de tapetes antiderrapantes. O cesto de lixo também não pode faltar, já que descartamos coisas todos os dias. Porta-toalhas são úteis e organizam esses artigos. 

Por fim, quadros e plantas dão um toque decorativo ao banheiro, pois os primeiros imprimem um estilo, enquanto as segundas dão vida ao ambiente.

Na seleção a seguir, conheça melhor esses elementos essenciais em todo e qualquer banheiro e deixe o seu perfeitinho! 

Espelho amplo

Um grande espelho é imprescindível em qualquer banheiro. É claro que banheiros menores podem recorrer a espelhos proporcionais ao ambiente, mas é fundamental que haja um espelho especialmente nesses banheiros de menores dimensões, pois ele tem a qualidade de passar a sensação de amplitude do espaço. Além disso, um espelho proporciona brilho e leveza ao espaço, tornando-o agradável para se estar. Mas o principal motivo para se ter um espelho no banheiro é de ordem prática: auxiliar nos rituais de higiene e beleza, permitindo que se acompanhe o processo de maquiagem ou de fazer a barba. A iluminação certa faz toda a diferença: no projeto de Tania Bertolucci Arquitetos Associados, há a combinação de luz natural e luz artificial e projeto de luminotécnica que torna a luz homogênea no ambiente, suave mas precisa. A imagem é de Eduardo Liotti.

Gabinete da pia

O gabinete da pia do banheiro é peça que não pode faltar nesse ambiente. Além de abrigar as cubas e as torneiras, suas gavetas e armários acondicionam produtos de higiene e beleza, aparelhos, papel higiênico, toalhas, artigos de limpeza, entre tantos outros objetos. Por outro lado, o gabinete da pia tem um papel decorativo, revelando o estilo do ambiente, de acordo com os materiais utilizados na sua confecção e com o design que apresenta. Eles podem ser de madeira, espelhados, em laca, mármore ou granito, com nichos abertos ou portas discretas, modernos ou rústicos, enfim, a gama de modelos é enorme. A escolha de um determinado modelo deve levar em conta as dimensões do banheiro, as cores predominantes, os revestimentos de parede e piso, o estilo e cor das louças e a própria decoração do espaço. 

Espaço de armazenamento

Nunca é demais, se o banheiro é amplo, ter mais espaço para acondicionamento de produtos, aparelhos e toalhas. Nesse caso, uma estante de parede inteira pode cumprir essa função e ainda exibir objetos decorativos. Em banheiros menores, o uso de prateleiras e nichos de parede é ideal para se conseguir mais espaço de estocagem de produtos e toalhas. Essas peças complementam muito bem o espaço do gabinete da pia, permitindo que tudo fique organizado e à mão sempre que se precisar. Pode-se ainda usar cestos de fibras naturais nas estantes e prateleiras, dando um ar rústico e natural ao ambiente.

Box ou cortina para o chuveiro

A área do chuveiro precisa estar isolada de alguma maneira do resto do banheiro para evitar uma molhadeira indesejada no chão, que pode causar até acidentes. Tem gente que prefere cortinas de plástico coloridas, com padrões ou estampas, ou transparentes, mas elas geralmente não são muito eficientes para impedir que a água escorra para fora da área. Assim, o mais recomendável é um box de vidro temperado, cujas portas fechadas vedam bem o espaço. Para os mais discretos e recatados, existem boxes com vidro fosco, que impedem que se tenha uma visualização clara de quem está dentro deles. Não se esqueça também do tapete antiderrapante dentro e fora do boxe, para garantir maior segurança no piso escorregadio. 

Cestos

Se você procurar em imagens de banheiros de revistas e sites de decoração, não vai encontrar jamais um cesto de lixo. Por quê? Provavelmente, por tabu, já que o cesto de lixo do banheiro remete ao descarte de papéis higiênicos usados, que nos lembra da trivialidade das nossas necessidades fisiológicas. Culturalmente no Brasil, a maioria das casas tem um cesto no banheiro com essa finalidade. A desculpa mais frequente é que os papéis entopem os canos. Agora, na França, em outros países da Europa e até na Índia, as pessoas ficariam horrorizadas por guardarmos os papéis usados em cestos de lixo. Independentemente dos seus hábitos de higiene, no entanto, o cesto de lixo no banheiro tem sua função: receber o descarte de inúmeras coisas, como embalagens de produtos, algodão, cotonete, frascos vazios de produtos de beleza, entre outras. O cesto de lixo pode simplesmente receber produtos recicláveis, facilitando na hora de dispor do lixo. Outro cesto que é útil, se houver espaço no banheiro, é o cesto de roupas sujas, que concentra essas peças em um só lugar antes de ir para a máquina de lavar.

Suporte para toalhas

O suporte para toalhas é uma peça muito útil no banheiro para organizar toalhas limpas ou mesmo deixar secar as toalhas molhadas. Eles podem ser feitos com materiais como aço, ferro, alumínio, madeira, cerâmica e plástico, entre outros. Geralmente, o suporte para toalhas não ocupa muito espaço e, em alguns casos, pode ser bem decorativo. 

Quadros e murais

Se você quer dar um toque sofisticado ou ousado ao seu banheiro, pode recorrer à exposição de quadros ou murais gráficos, que contribuem para enfatizar o estilo do ambiente. Apenas certifique-se que a umidade local não é suficiente para destruir esses elementos com manchas e bolhas. No caso dos quadros, escolha peças resistentes, sem molduras em papel. Já os murais gráficos podem ser impermeabilizados para torná-los imunes à umidade. 

Plantas

homify Casas de banho campestres

Para dar vida ao banheiro, a presença de plantas pode ser uma ótima solução. Novamente, verifique quais são as plantas mais indicadas a um ambiente úmido e quente como o banheiro. Existem vários arbustos e pequenas árvores, além de plantas em vasos menores, que podem decorar seu banheiro sem perder o viço. Para outras dicas sobre banheiro, leia este artigo

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista