Solicitar cotação

Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.

O que deve saber sobre portas de madeira para casas modernas

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

porta é uma transição, uma pequena passagem que nos leva não de uma divisão para outra, mas sim de um mundo para outro. Esta pequena ponte conecta os espaços e esconde os segredos da decoração e da arquitectura no interior. A porta exterior é a guardiã da família. Assim, escolher uma porta, especialmente para o exterior, é uma tarefa que deve ser levada com seriedade. Por este motivo, o material, tamanho e design são aspectos significativos.

Antigamente, as casas tinham enormes portas em madeira com preciosos e elaborados detalhes. Ter uma grande porta significava estatuto e poder. Com o tempo, a sociedade mudou e, com ela, as preferências arquitectónicas. Agora, os desenhos são mais funcionais, mas a madeira continua a ser o principal material.

Se planeia mudar a porta de sua casa ou se está a construir uma moradia de raiz, então veja e leia, com atenção, o nosso livro de ideias e deixe-se envolver com a beleza dos projectos dos nossos profissionais.

Porquê eleger a madeira?

Casas  por homify

Actualmente, há uma ampla gama de materiais que servem para construir uma porta. Mas, a madeira continua a ser o mais comum, o que não é uma coincidência. A madeira é como uma folha em branco que permite ao artista expressar-se e criar preciosas obras de arte. Pode encontrar uma infinidade de desenhos e propostas de portas com aplicações em madeira ou todas em madeira que se adaptam a vários estilos. Do tradicional ao rústico até aos estilos modernos com um design mais simples como este da ADI/Arquitectura y Diseño Interior.

A que estilos melhor se adapta?

Casas  por r79
r79

Por ahí

r79
r79
r79

Se é certo que a madeira pode adaptar-se perfeitamente a qualquer estilo, não é menos verdade que se pode adaptar a uns mais que a outros. A madeira é, por excelência, o material do estilo rústico pelo que se adapta facilmente a casas de campo rústicas, coloniais ou clássicas. Porém, considerando a sua versatilidade, também combina muito bem com o estilo moderno, ainda que com acabamentos mate e cores neutras ou preto para projectos que vão ao encontro das tendências.

Vantagens

De entre todas as qualidades da madeira, destacamos a sua resistência, durabilidade, solidez, acessibilidade e, claro, versatilidade. A madeira é um material que se encontra facilmente, independentemente do país onde vivemos. Para além disso, encontrará, seguramente, alguém que saiba trabalhá-la. Com o tratamento adequado, a madeira pode ficar mais resistente aos efeitos climáticos erosivos. Por fim, os seus tons quentes oferecem conforto e um aspecto natural aos espaços.

Desvantagens

Casas  por Arki3d

A grande desvantagem da madeira é a sua falta de resistência ao fogo e à humidade. É de conhecimento geral que a madeira é um excelente combustível e que, ao entrar em contacto com água, o seu aspecto e estado altera-se. Mas, não se preocupe. São características que pode solucionar através de novos produtos químicos, revestimentos e seladores para a madeira. Não se esqueça que a aplicação destes produtos deve ser reforçada com regularidade. 

A enorme variedade

Existem tipos de madeira distintos, ainda que, a um nível geral, tenham características intrínsecas muito similares, sendo que as suas principais diferenças residem na cor, na textura e, evidentemente, no preço. Para o fabrico de portas, a madeira deve ser suave, no sentido de ser fácil de trabalhar como é o caso do pinheiro, do abeto ou do choupo.

A segunda característica a ter em conta é a escolha da cor. As cores escuras são muito elegantes, mas, com o passar do tempo, irão ficar desbotadas devido à incidência do sol. Evite madeira de cerejeira, muito propensa a caruncho e a alterações de cor. As madeiras de carvalho, pinheiro e álamo são as mais recomendadas.

E depois de escolher?

Casas  por GRUPO VOLTA

Depois de eleger a madeira e o design ideal, tem tempo para pensar como vai mantê-la bela por mais tempo. Como dissemos anteriormente, a madeira, ainda que bonita, exige um cuidados especiais quando utilizada no exterior. 

Como cuidados básicos, devemos procurar limpá-la uma vez por semana – em seco – e, de vez em quando, com um produto específico que lhe ofereça mais brilho ou realce a cor. Nunca a lava com sabão ou produtos que não são próprios. Por fim, não se esqueça de lhe aplicar um bom acabamento impermeabilizante.

Como é a porta de sua casa? Achou alguma destas inspirações particularmente inspiradora? 
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!