Que sofá pode ser a estrela da sua sala de estar?

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Gosta de sofás e de passar largas horas lá sentado?! Óptimo, temos mais uma coisa em comum! Os sofás são assim uma espécie de abrigo com o qual não temos compromisso, tipo vou-me esticar aqui um bocadinho e ver o que acontece, e se for preciso ainda fazemos uma boa soneca, ou vou-me sentar a ler um livro e de repente passaram 3 horas! Pois é, tudo pode acontecer num sofá sem data ou hora marcada. Independentemente de tudo o resto há algo de que temos a certeza, queremos que o nosso sofá seja a estrela da sala de estar. Por esta razão temos alguns sofás para lhe mostrar de forma a perceber como é que esta peça de mobiliário, pode absorver o mais distraído dos olhares. Não temos grandes novidades para lhe dar, temos sim um artigo onde partilhamos algumas das coisas que sabemos no que diz respeito a ter um sofá que se destaque. Parece-lhe bem? Então venha connosco!  

Em estilo retro

O estilo retro está mais do que nunca na moda. Quer no que ao nosso guarda-roupa diz respeito, ou na decoração da nossa casa ele tem tido desde há algum tempo para cá um papel de relevo. Quanto a nós é fantástico aquilo que já foi moda no antigamente, voltar a ser moda agora, não só nos permite reciclar como criar combinações e contrastes que podem resultar super bem no âmbito da decoração da nossa casa. Quanto a sofás, tudo o que lhe dissemos até agora, também se aplica. Um belo sofá em estilo retro será com certeza algo que chamará a atenção das visitas que recebe em casa. O exemplo que escolhemos parece-nos muito bem conseguido e é a ter em conta. Uma sala com um equilíbrio pleno onde os sofás existem enquanto sinónimo de sofisticação e bom gosto.

Com uma cor surpreendente

Já todos sabemos que o uso da cor pode criar resultados magníficos no contexto da decoração da nossa casa e que, é sempre algo a ter em conta em todos os espaços que queremos decorar. Não existe uma regra para a escolha da cor do seu sofá, normalmente aquilo que acontece é que escolhemos uma cor que ligue bem com a restante decoração, ou se estamos a escolher enquanto decoramos a sala, queremos que decoração e sofá coexistam em harmonia. Neste caso concreto vemos que é pela presença do vermelho que a sala ganha vida, já que as restantes cores não fogem muito do espectro cinzento. Esta é uma óptima forma de dar um lado surpreendente à sua sala, se optar por uma decoração que não misture demasiadas cores, arrisque num sofá colorido, o resultado está à vista!

Padrões interessantes

Tão poderosos como a cor são os padrões – sim, claro que os padrões também apresentam cor, mas percebe o que lhe queremos dizer! – um padrão é sempre uma forma fácil de trazer dinâmica e movimento a um espaço. O exemplo que aqui lhe mostramos resulta muitíssimo bem de uma forma dupla, primeiro apresenta um padrão fora do vulgar e depois conjuga esse padrão com um outro padrão, e isto é bastante mais difícil de fazer do que à partida podemos imaginar. A forma como sofá e tapete estão conjugados é simplesmente maravilhosa e não podia estar mais bem feita já que as cores usadas são as mesmas em ambos, dando espaço a que um padrão de linhas curvilíneas e um de rectilíneas casem na perfeição.

Num estilo moderno

Quinta de Santana-Moledo-JCF: Salas de estar industriais por Mercado da Pedra
Mercado da Pedra

Quinta de Santana-Moledo-JCF

Mercado da Pedra

Se é mais  adepto de um estilo moderno esteja descansado o que não falta é mercado para satisfazer o seu gosto. O design moderno apresenta exemplares fantástico de sofás que aliam estética e bom gosto de forma única – já lá vai o tempo em que um sofá de design era apenas bonito mas muito pouco confortável – o exemplo que aqui vemos é paradigma disso mesmo. Não temos a menor dúvida em afirmar que é um sofá super moderno e de um design bastante arrojado, mas também não temos dúvidas quanto ao seu conforto – a quantidade de almofadas que vemos deixam-nos essa certeza! Se acha que na sua sala era um destes sofás que ia assumir o papel principal, não hesite, esta será sem dúvida uma óptima aposta!

Estilo minimalista

Salas de estar modernas por homify

Dentro do estilo moderno, temos o estilo minimalista, que apesar vários traços comuns com o primeiro, tem as suas especificações. A melhor forma de percebermos isto é mesmo olhando para o sofá que vemos na imagem. Num exemplo de design minimalista as linhas são sempre mais rectilíneas e o design em si, mais simples, exactamente como vemos no exemplo. A não ser pelas duas almofadas que criam um pouco mais de ruído este sofá é de uma simplicidade extrema. Quanto a isto nada contra, pelo contrário o resultado é aquele que temos vindo a falar ao longo do artigo, ele é sem sombra de dúvida para onde o nosso olhar converge quando olhamos para esta sala. O facto de a decoração ser bastante sóbria, ajuda a que este efeito se faça sentir ainda mais, uma vez que está tudo em equilíbrio. Um óptimo exemplo de como mobiliário de design minimalista pode brilhar numa casa.

Estofos surpreendentes

Apartamento T2 - Povoa de Varzim: Salas de estar modernas por B3C
B3C

Apartamento T2 – Povoa de Varzim

B3C
B3C
B3C

Já mesmo a chegar ao fim do nosso artigo, falamos-lhe do estofamento, já que em certa medida este também acaba por condicionar o design do seu sofá. De uma forma muito simples podemos por as coisas desta forma: se apostar num estofamento que privilegie o conforto, o resultado pode ser muito semelhante àquele que vê na imagem e na prática em que é que isto se traduz? Traduz-se na impossibilidade de lá sair uma vez que se sente! É piada, claro, mas é um facto que o sofá deste género, mais que não seja pela aura de conforto que tem, será sempre a estrela principal da sua sala. As opções são muitas como pôde ir constatando ao longo deste artigo, agora só tem de escolher a sua!

Gostou do nosso artigo?! Converse connosco!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!