Uma casa encantadora!

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Loading admin actions …

O homify 360º de hoje leva-nos até Coimbra, a bela cidade dos estudantes! Uma cidade histórica, cheia de vida e juventude, mas também de doutores e engenheiros que por ali se fixam quando acabam os seus cursos.

É lá, na Cumeada, a zona mais alta da cidade, pertinho da Faculdade de Economia, que fica a casa que lhe vamos mostrar. Uma casa simples mas repleta de ideias de design interessantes, com o cunho da ’Consigo Interiores, Designers de Interiores’.

Fundada em 1987, esta empresa foi um dos primeiros espaços inteiramente dedicados ao design de interiores em Portugal, proporcionando além da venda, diversos serviços nesta área aos seus clientes.

Na realidade esta casa e os seus interiores fazem parte de um dos projetos representativos destes profissionais, e quando os ficar a conhecer perceberá porquê. Mas chega de apresentações, e passemos às fotografias!

Um vislumbre da sala de estar

Só uma espreitadela à sala de estar para a apreciar um pouco mais desta decoração tão simples e tão bem conseguida! Aqui cada peça foi criteriosamente escolhida para se encaixar, para fazer um todo com a decoração. Desse trabalho de conceção estética resultaram espaços agradáveis, onde nos podemos imaginar a construir uma vida, onde conseguimos vislumbrar conforto se chegarmos de um dia de trabalho difícil.

Entrada principal

Se a fachada é o cartão de visita de uma casa, e a primeira demonstração do seu estilo interior, então esta fachada não deixa muitas dúvidas sobre o que vamos encontrar lá dentro. A escolha de cores é moderna, em branco e cinzento, mas a porta clássica tem um ar retro e até um pouco revivalista. As trepadeiras adicionam um pouco de verde à casa, ao mesmo tempo que reforçam o seu ar de clássico revisitado.

O conjunto tem um ar composto e harmonioso, mas muito simples e despretensioso que agrada à primeira vista.

Podemos dizer que, na avaliação à primeira vista, esta casa promete!

Uma cozinha retro-chic!

Entremos então em casa, e comecemos esta visita pela cozinha. E não é uma cozinha qualquer… É definitivamente especial!

Todo o estilo desta cozinha tem um tom deliciosamente antiquado, mas não se deixe enganar… Aqui não há nada velho! Aliás esta cozinha tem tudo o que é necessário para a vida moderna. Simplesmente a interessante mistura de tendências e estilos resulta num ambiente com um tom vintage muito apreciado e moderno.

O pavimento muito ao estilo usado em meados do século passado impõe a tendência, secundado pelos armários, pelo fogão e pelas cadeiras. E não podemos deixar de salientar a curiosa iluminação de teto, num estilo antiquado, muito rústico e enganadoramente rudimentar. Definitivamente original!

Um frigorífico com muita classe

Nesta fotografia podemos apreciar em pormenor a singela decoração da varanda, mas em especial podemos suspirar de inveja por este frigorífico verde-água, com o seu estilo vintage, muito retro, mas tão atual. Não é bonito?

Subimos?

As escadas são de origem, mas foram recuperadas e agora brilham, com as suas madeiras restauradas e o seu ar deliciosamente antiquado. É fácil imaginar uma família a utilizá-las diariamente…

Um espetacular móvel de casa de banho

Agora espreitamos uma casa de banho!

O pavimento, idêntico ao da cozinha, precisava de ser complementado com móveis simples. Mas este armário, embora seja muito simples na essência é absolutamente original e diferente no aspeto e conceção.

Não há pedra, não há tampo. Há apenas uma linda taça que apara a água de uma torneira de aspeto bem antigo, mas muito moderna.

O tapete de fibras naturais, manufaturado, é singelo e rústico, combinando perfeitamente com o resto da divisão.

E num rasgo de genialidade, fazendo uma concessão à modernidade aparece-nos o original espelho em forma de bolinhas de sabão!  Fica uma casa de banho notável, não é?

Simplicidade encantadora

A decoração é simples e o estilo é eclético, mas os materiais são nobres e as texturas determinantes.

As pesadas cortinas de veludo interiores defendem olhos sonolentos da luz da manhã, enquanto as leves cortinas brancas, exteriores, permitem a entrada da luz quando é precisa.

Uma colcha de linho e um tapete de lã rústica contrastam toques e texturas. Mas a peça que realmente se destaca pelas suas formas airosas e a sua originalidade é sem dúvida o candeeiro de teto. Um misto de vela ao vento e corola de uma estranha flor, é sem dúvida uma peça marcante.

Há outra casa de banho

De novo, como no resto da casa, a mistura de estilos conseguida com peças de design súper moderno, aliadas a peças de valor histórico.

O armário tem um ar antigo, mas é feito de materiais muito atuais, assim como o conjunto de torneiras e chuveiro, que fazem lembrar os primitivos chuveiros, quando o banho era ainda um privilégio de poucos. A dar o tom antigo, sob o moderno espelho, vemos peças de decoração verdadeiramente antigas, como o pincel da barba ou a bacia de cobre…

Uma banheira linda!

Nesta casa de banho há um chuveiro é certo, mas quem reina é a banheira! Uma banheira linda, diferente do que é habitual tanto na cor como na forma. Com o seu esmalte castanho e branco e os seus pés em garra, num estilo muito retro, muito chique, esta banheira impressiona, mas conjuga-se harmoniosamente no estilo impresso em toda a casa.

Uma vista extasiante da varanda

Por último, em jeito de conselho e curiosidade para ver a vista, mostramos esta foto do arranjo paisagístico da pequena varanda. A ideia de um jardim de plantas suculentas na varanda é excelente para quem tem uma vida agitada, mas não quer deixar de usufruir do efeito ornamental e relaxante que o verde exerce nas nossas mentes. Estas plantas compõem qualquer pequeno jardim e são perfeitas para ambientes secos. Como não requerem grandes cuidados de manutenção estas plantas são muito simples de cuidar! Pedem pouca manutenção e integram a lista de plantas fáceis de cuidar, à prova de novatos!

Esta pequena visita pelos interiores da Casa da Cumeada termina aqui. Mas não nos deixe já. Se esta ideia para um jardim em miniatura na varanda o inspirou, veja mais aplicações para a sua varanda no artigo ’Design de varandas pequenas’.

Acertámos? Este é mesmo o seu estilo de decoração? Deixe-nos a sua opinião na caixa de mensagens!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!