Está cansado que a sua cozinha pareça pequena? Faça mudanças!

Agata Alencoao Agata Alencoao
Loading admin actions …

Gosta imenso de cozinhar e de passar largas horas na cozinha, mas infelizmente a área disponível que tem não é assim tão grande e ultimamente isso tem-no perturbado? Pois bem, temos um artigo cheio de dicas pra lhe dar em que vai perceber de que forma pode dar à sua cozinha mais espaço. Muitas vezes é na própria organização que está a grande diferença. Claro que não há truques de magia que aumentem áreas mas há formas de contornar algumas questões e de fazer com que determinadas zonas respirem de forma diferente. Para que a nossa criatividade esteja totalmente lá em cima é super importante que nos sintamos bem no local em que estamos a trabalhar e claro que a noção de espaço é super importante, ninguém se sente 100% livre num sítio em que  se sente restringido. Se quer que a sua cozinha seja um lugar onde se sente ainda melhor, leia o nosso artigo até ao fim, temos – como de costume – óptimas sugestões para lhe dar.

Crie uma mistura entre moderno e rústico

Cozinhas modernas por Moran e Anders Arquitetura
Moran e Anders Arquitetura

Retrofit – Residência Alphaville

Moran e Anders Arquitetura

Saber juntar dois estilos totalmente diferentes, não é tão simples como à partida pode parecer, mas que é completamente possível, isso é! Começamos por lhe mostrar um exemplo em que dois estilos totalmente diferentes, existem em harmonia perfeita. Se por um lado temos uma parede revestida a pedra, por outro lado temos electrodomésticos num alumínio super moderno. É precisamente no contraste que aqui está criado que reside o encanto desta cozinha, ela não é rústica, mas também não é moderna. É uma mistura dos dois e isso resulta de forma perfeita.

Adopte o minimalismo e esconda os espaços de arrumação

O armário que vemos na imagem é simplesmente fantástico. Repare que ele para além do espaço normal que é suposto um armário ter, tem ainda duas portas – sim, esta parte continua a ser algo que deve existir – onde há mais um tanto de arrumação. Ainda que tudo esteja organizado de forma exímia há algo que podemos fazer e que nos vais fazer esquecer tudo aquilo que ali existe. Sabe o que é? Nem mais! Fechar as portas! Quanto menos elementos tivermos à vista, menos cheio nos parecerá o espaço e  sendo que neste artigo o propósito é dar-lhe dicas de como tornar a sua cozinha maior, este não podia vir mais a calhar. Tudo para trás das portas sff!

Faça o melhor que puder de todos os cantos

Porque todos os cantos contam não deixe escapar nada em falso e olhe bem para o espaço que tem. Acabamos de lhe dizer para não se esquecer de ter em conta a economia do espaço e aquilo que agora lhe vimos dizer, não vai absolutamente nada contra isso, pelo contrário. O que lhe queremos dizer é que não pode descurar o lado decorativo e estético e portanto há que fazer algo quanto a isso. O exemplo que lhe mostramos funciona particularmente bem nesse aspecto, já que tem um recanto onde nada ficaria melhor do que um apontamento decorativo desta feita, na forma de um coração. Até mesmo na colocação de elementos decorativos tem de ser ponderado e por isso mesmo é que os recantos são um bom sítio para isso.

Evite o monocrómatico

Laranja mecânica: Cozinhas minimalistas por FABRI
FABRI

Laranja mecânica

FABRI

Opções monocromáticas e espaços pequenos também não são uma boa opção, já que o espaço fica com uma aura meia claustrofóbica. É importante que use a cor mas que ainda assim também tenha conta, peso e medida no uso da mesma. O exemplo que aqui escolhemos ilustra bem o que lhe queremos dizer, temos duas cores principais que preenchem grande parte da cozinha sem que a tornem demasiado pesada. Não opte só por mais do que uma cor, mas por cores mais claras que transmitam uma sensação de espaço, a forma como apreendemos visualmente é super condicionante na forma como nos sentimos. 

Personalize a sua cozinha

Remodelação de cozinha: Cozinhas modernas por Architect Your Home
Architect Your Home

Remodelação de cozinha

Architect Your Home

Nomeadamente se tem uma cozinha que existe no mesmo espaço que a sua sala de estar, há algo muito interessante que pode fazer  que é personalizar o espaço de uma forma única em que não tem apenas cozinha ou apenas sala mas tem uma sala-cozinha. Confuso? Olhe para a imagem, como pode ver as fronteiras entre uma e outra são muito ténues e começam logo pelo facto de termos um chão envernizado onde assenta um tapete vermelho, ou então um candeeiro de pé alto. Estes são elementos que não costumamos encontrar numa cozinha mas que dentro deste contexto muito específico, não ficam nada mal. Uma vez mais o segredo está em olhar para o espaço e ver as possibilidades que este lhe oferece.

Maximize o espaço vertical

Cozinhas modernas por 한글주택(주)
한글주택(주)

풍경,그곳에 살어리 랏다

한글주택(주)

A nossa cozinha também pode existir em altura, não só pelos armários, mas também por soluções como as que vê na imagem. Se tem um pé direito que lhe permita este tipo de opção, não hesite pois para além de rentabilizar o espaço vai dar um toque super moderno à sua cozinha e terá a salvo os seus copos de pé alto. A única coisa a que deve dar alguma atenção é a manutenção desta zona, isto porque se não usar os copos durante algum tempo estes vão, inevitavelmente, acumular pó, por isso e antes de os usar, convém passá-los por água.

Use os diferentes espaços

mesa de  Cozinha: Cozinhas modernas por CASA MARQUES INTERIORES

Tanto quanto possível, use os espaços que tem disponíveis e crie zonas distintas. Por exemplo se tem espaço suficiente para uma mesa, deixe claro na sua cozinha aquilo que é a parte onde se cozinha e aquilo que é a parte onde se come. Na verdade o que isto vai fazer é que, dentro de uma mesma divisão, tenha dois espaços diferentes, e portanto automaticamente vai ter a sua cozinha rentabilizada e a sensação de maior área vai também estar presente.

Gostou do artigo?! Partilhe a sua opinião na caixa de comentários!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!