Um antes e depois que tem que ver para crer

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje, convidamo-lo a conhecer a remodelação e restauração de uma pequena casa na cidade de Puebla, devolvida à vida após anos de abandono. A casa deixou de ser utilizada pelos seus proprietários, sobretudo pelo seu tamanho e distribuição espacial pouco prática. A deterioração da construção e acabamentos em geral comprometeu a funcionalidade da habitação. Os arquitectos do estúdio NONWARP, também em Puebla, foram os responsáveis para resgatar este edifício antiquado, mas com potencial. O conceito original foi redesenhado e deu lugar a dois extraordinários e modernos lofts fruto de uma simples, mas encantadora intervenção.

Cinzento e sem vida

Casas industriais por NonWarp

Começamos pela cobertura. Nesta imagem, vemos o seu mau estado de conservação antes da intervenção. Totalmente em desuso, a deterioração é visível, com superfícies destruídas e paredes cheias de humidade, assim como uma rede oxidada. O piso está igualmente em mau estado. A pouca vegetação existente está seca e descuidada. Vamos ver como ficou.

Reconceptualização do espaço

Salas de estar industriais por NonWarp

O terraço, que antes era um espaço exterior, passou a ser parte do interior uma vez que os arquitectos optaram por cobri-lo, aumentando o espaço habitável no interior, criando uma nova fachada e uma área totalmente banhada por luz natural, graças às amplas janelas. Renovaram-se, claro está, os revestimentos da parede e do chão. A estética minimalista foi balançada com a adição da madeira que torna o espaço mais cálido.

Um pátio totalmente abandonado

Casas industriais por NonWarp

Como podemos ver nesta imagem, o espaço encontrava-se totalmente abandonado. Esta área era muito importante uma vez que todos os espaços da casa confluíam para ela, criando-se uma zona de distribuição. As portas e as janelas encontravam-se em muito mau estado, assim como as paredes. Uma cobertura em zinco protegia o espaço da chuva e do sol, mas tornava o lugar lúgubre e inestético.

Uma grande mudança

Casas industriais por NonWarp

Nesta fotografia, podemos apreciar perfeitamente a intervenção e remodelação da casa. Vemos como se transformou num excelente loft e cresceu em altura ao alojar um espaço extra no terraço, como víamos na primeira imagem. Agora, o pátio tem mais iluminação e espaço, seguindo o mesmo estilo de desenho simples e limpo que prevalece em todo o projecto com revestimento em branco. Esta área não perdeu a sua hierarquia dentro da casa, mantendo a função de centro de distribuição entre as distintas áreas que formam esta pequena casa. 

As grandes janelas deixam passar luz e dão uma sensação de maior amplitude. A escada metálica cria uma conexão entre ambos os níveis desde o espaço central da casa, permitindo uma comunicação total entre o piso inferior e superior, tanto no interior como no exterior da casa.

O interior

Janelas   por NonWarp

Aproveitando a renovação da casa, os interiores foram reparados e contam com acabamentos simples e modernos caracterizados principalmente pela utilização de materiais expostos que oferecem um carácter mais cálido e acolhedor. O uso de madeira, aço, tijolos e betão dão uma nota industrial ao projecto que contrasta com a intenção original com que foi concebida esta casa, mas que funciona na perfeição para lhe dar uma maior sensação de amplitude nos espaços reduzidos, assim como uma nova funcionalidade, outrora abandonada.

O que achou desta transformação? O terraço está especialmente irreconhecível! Deixe-nos a sua opinião. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!