Finalmente pode escolher a almofada perfeita para si!

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
Google+
Loading admin actions …

Hoje não falamos de móveis, nem de cama, nem tão pouco de decoração, mas vamos à mesma até ao quarto… é algo que está na cama, hum… Será que adivinhou? Não! Então demos mais uma pista… . 

Qual é coisa, qual é ela que quando vamos dormir pousamos a cabeça? É isso mesmo, estamos a falar da almofada. Boa!!

Debruçamos todo um artigo sobre este detalhe da nossa cama, que tem afinal o seu grau de importância na hora de dormir, pois sem esta o sono e o descanso não seriam bem iguais. Há quem a prefira alta, mas há quem a irá escolher baixa. E você como a prefere? Será que a sua almofada é neste momento a ideal para si? Será que tem dores na nuca sempre que acorda de manhã? E há quanto tempo não troca de almofada? Bom, talvez esteja na hora de apostar na almofada perfeita para si. Afinal, ela é tão importante para uma noite bem dormida, como para a nossa saúde física e consequentemente psicológica. 

Explicamos neste artigo alguns pontos que deve considerar quando for comprar a sua almofada. Existem tantas e variadas no mercado, que pode ficar confuso na hora de comprar e pensar que são todas iguais, mas não. Leia este artigo para perceber que afinal uma almofada é bem mais do que um simples retângulo branco e fofo.

Escolha o enchimento

Já diz o ditado que a almofada é boa conselheira, depois de uma noite bem dormida claramente que o nosso estado de espírito será diferente, mais calmo e com uma perspetiva mais positiva, sobretudo se o dia anterior foi daqueles para esquecer. O peso, os problemas, as dores de cabeça são assim passadas para a almofada e respetivo colchão da cama, sendo que depois disso a nossa perspetiva para a vida é melhor, os conselhos foram positivos e resta-nos dizer: obrigada D. Almofada!

Sabe de que material é feita a sua almofada? É que na verdade as almofadas são divididas em dois tipos de materiais: os naturais e os sintéticos. E a variedade no mercado tem crescido bastante nos últimos anos. 

Ora vejamos o que pode encontrar no mercado:

- Almofadas de espuma: poderão ser mais ou menos duras, pois são comercializadas com diferentes tipos de espessuras. 

- Almofadas visco-elásticas: são de espuma especial, que se adaptam bastante bem à anatomia, porque copiam a forma do pescoço e da cabeça. Porém, nem todos a acharão confortável, nomeadamente quem dormir de lado.

- Almofadas sintéticas: feitas de espuma de poliéster ou acrílico. São fáceis de manipular, mas deformam-se rapidamente, além de não serem tão suaves como as de origem animal ou vegetal.

- Almofadas de origem animal ou vegetal: possuem um enchimento de fibra duradoura (plumas ou penugem). Aguentam e mantém a sua forma e firmeza durante muito tempo.

- Almofadas de trigo: hoje em dia encontra almofadas neste material e garantem um bom suporte ao pescoço. 

- Almofadas de látex: adaptam-se bastante bem ao pescoço e à cabeça, têm textura suave. São transpiráveis. São anti-alérgicas e acumulam menos pó do que as sintéticas. 

Um pequena dica para si – faça o teste na loja antes de comprá-la, de forma a conferir se o seu conforto é bom para si. Uma almofada é sem dúvida uma questão pessoal.

Decida sobre o tamanho

Venice - Almofadas decorativas: Quarto  por Home Concept
Home Concept

Venice – Almofadas decorativas

Home Concept

Quadrada? Retangular? Pequena? Grande? Comprida? 

É verdade existem imensos modelos de almofadas e não estamos a falar das decorativas, mas sim daquelas para dormir.

Há almofadas retangulares compridas e outras mais pequenas, talvez estas são as mais comuns. Mas também, pode optar por umas quadradas… Bom no caso, de estar indeciso, pode até escolher várias e colocar fronhas bonitas, para ficarem a decorar a cama e conforme a sua vontade troca de almofada. 

A forma do material

Quartos clássicos por Gingerlily
Gingerlily

Gingerlily silk bedding cupboard

Gingerlily

Sabia que as almofadas devem ser substituídas a cada dois ou três anos? É verdade, uma vez que exercemos uma pressão enquanto dormimos, o que altera a sua forma e as suas características, tornando-as menos confortáveis. 

Por outro lado, recomenda-se lavar a almofada, de acordo com as indicações do fabricante para manter durante maior tempo as suas propriedades. Aconselha-se ainda, o uso de um protetor de almofada para aumentar a durabilidade da mesma, garantindo também a máxima higiene.

Quanto à forma do material, esta irá depender do enchimento que optou e do seu respetivo tamanho. As almofadas mais tradicionais e usadas no mercado são as retangulares. Umas serão mais finas, outras médias ou ainda espessas.

Selecione a suavidade certa

Almofadas decorativas Lovely: Quarto de crianças  por Lovely
Lovely

Almofadas decorativas Lovely

Lovely

E como uma almofada bem fofa, suave e delicada é tudo para um descansar perfeito e repousante. Escolha uma almofada com estas caraterísticas, não se irá arrepender.

É claro que pode adornar as suas almofadas com bonitas fronhas, de modo a protegê-la, mas também sentir a suavidade do tecido sempre que pousar a sua cabeça. E prefira lençóis e as respetivas fronhas lisas, caso contrário a sua cara ficará com as marcas da fronha, ainda que temporariamente. 

Considere o factor de qualidade

pormenor do quarto princesa: Quarto  por CASA MARQUES INTERIORES
CASA MARQUES INTERIORES

pormenor do quarto princesa

CASA MARQUES INTERIORES

Há determinadas compras para a nossa casa, que o factor qualidade deve ser considerado, por ser imprescindível. É verdade, poderá custar mais caro, mas neste caso falamos em bem-estar e em questões de saúde. E não há nada melhor do que apostar em nós, para vivermos bem e com a máxima qualidade (pensar hoje para um futuro melhor). A verdade é que gastamos dinheiro em coisas bem menos irrelevantes, passando assim a saúde em último lugar. 

Dormir é  o momento em que se deve recuperar a 100% do cansaço ou de possíveis dores. Poderá pensar que é uma almofada e que não tem grande importância, mas se pensar bem, talvez seja ela a causadora de dores de cabeça, de costas, de coluna ou de torcicolos. Pense nisso!

Considere a sua posição de dormir

Quarto  por Mr&Mrs Sleep
Mr&Mrs Sleep

One Pillow Mr&Mrs

Mr&Mrs Sleep

Antes de comprar a sua almofada deve perceber da forma como dorme. Se é de lado, de barriga para baixo ou para cima, uma vez determinada a posição só terá de escolher a almofada certa, veja as nossas indicações:

- se tiver tendência a dormir para baixo, a almofada deve ser macia e fina, para permitir o maior alinhamento horizontal, possível, da coluna vertebral. 

- No caso de dormir para cima, a almofada deve ser firme e com uma espessura média, de modo a adaptar aos contornos da cabeça. 

- Se por outro lado, dormir de lado, a almofada deve ser firme/média e espessa, se possível com contorno para o encaixe da cabeça e do pescoço.

Tenha em conta cuidados especiais

Grey Bay - Roupa de cama 100% algodão Egipto penteado / Almofadas decorativas / Manta: Quarto  por Home Concept
Home Concept

Grey Bay – Roupa de cama 100% algodão Egipto penteado / Almofadas decorativas / Manta

Home Concept

Uma almofada tem contacto direto com o nosso corpo e isto diariamente, entre seis a oito horas por dia, logo são necessários alguns cuidados de higiene. Como lavá-la de acordo com as instruções de lavagem, protegê-la com uma capa, antes de colocar a fronha e deixá-la arejá-la todas as semanas.

É importante também, como já referimos, que substitua a sua almofada todos os 2 ou 3 anos, uma vez que depois desse tempo a almofada fica deformada e torna-se menos confortável. 

Não poupe demasiado na altura de comprar uma almofadas nova. Lembre-se que ela afeta diretamente a sua qualidade de vida. 

Agora sim, está pronto para dormir descansado ...

As nossas dicas irão ajudá-lo na próxima compra da sua almofada? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa? Entre em contacto!

Encontre inspiração para casa!