Aprenda a incluir espelhos e a tirar o maior partido dos mesmos na decoração de sua casa

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Residência MC, UNISSIMA Home Couture UNISSIMA Home Couture Adegas modernas
Loading admin actions …

Desde que que se inventaram as superfícies espelhadas que o homem se sente atraído por elas… Pelo seu próprio reflexo, pela luz que emitem e pelo brilho que têm. Mas, a sua utilização em decoração não é consensual.

Há quem ame o bling bling e adore ter muitos espelhos ou superfícies espelhadas em casa. Há quem deteste os jogos de luz e o brilho excessivo dos espelhos, preferindo ambientes mais sóbrios e discretos. E depois há quem, como nós na homify, pense que tudo é belo desde que seja equilibrado e bem executado!

Hoje, apresentamos-lhe algumas ideias para incluir espelhos na decoração e vamos tentar perceber o que essa adição fez pelo estilo no conjunto. Se adora espelhos e busca o equilíbrio, venha ver connosco!

1 – Um hall de pura luxúria

Começamos por um trabalho executado pelo gabinete UNISSIMA HOME COUTURE, que mostra bem o que um espelho pode fazer pelo seu hall de entrada, mas num nível à frente.

Ter um espelho nesta área da casa faz todo o sentido, pois é muito bom poder avaliar rapidamente a nossa aparência antes de sair. Pode, também, aproveitar o espelho para dar mais amplitude a uma área normalmente pequena e ainda mais carácter ao estilo.

Neste trabalho, o espelho biselado em losangos proporciona o efeito voluptuoso do interior das malas das melhores marcas e o luxo do veludo com estofado capitoné. Um toque de glamour, num trabalho aprimorado!


2 – Está lá mas não parece

Continuamos no hall de entrada, agora para falar de uma tendência marcante, que ou se ama ou se detesta: os móveis espelhados!

O apartamento da imagem acima era pequeno, e depois da remodelação não ficou maior fisicamente, mas ganhou um espaço enorme. A primeira responsável por essa sensação é a cor fria e clara que revestiu as paredes mas, logo a seguir, vem o incrível aparador espelhado.

Este móvel, apesar de algo volumoso para um espaço tão apertado, mal se vê e praticamente não interfere com a sensação espacial por causa do seu revestimento espelhado.

A utilização de móveis espelhados tem o condão de manter intacta a amplitude e de contribuir para a luminosidade em áreas pequenas. Mas repare que, aqui nesta decoração, se resumiu a apenas mais dois elementos, para evitar uma grande confusão nas retinas!

3 – Divisões que desaparecem

Aqui temos os espelhos levados quase ao limite!

Neste quarto, os espelhos envolvem a cabeceira da cama e revestem uma boa parte da divisória sólida que separa a área de dormir da casa de banho.

Esta é uma escolha arriscada mas que pode resultar em cheio, criando uma atmosfera sensual e simultaneamente requintada, digna de um hotel de cinco estrelas. Afinal estamos numa suíte, um pouco de luxúria nunca fez nenhum mal nestes espaços!

O que correu bem, evitando que o quarto ficasse com um ar pouco refinado? A cor acinzentada dos espelhos e os tons neutros e discretos, que pautam todas as escolhas cromáticas do quarto, contribuem para atenuar o brilho intenso das superfícies brilhantes!

4 – Elegância reflectida

Repare que, neste quarto, os espelhos são mais pequenos mas, em compensação, as cores são mais arrojadas e os acessórios mas detalhados. Tudo se resume ao equilíbrio!

5 – Expandindo o corredor

Moldura de Espelho Entalhada Oporto homify Casas modernas antarte mobiliário,design for life,molduras,espelhos,moderno,decoração,Acessórios e Decoração

Se tem um corredor, por esta altura já deve ter-se apercebido da dificuldade que há em decorar este tipo de espaços. São estreitos, corridos e com pouca luz natural… Enfim o habitat natural para um bonito espelho!

Os espelhos de moldura, não ocupam praticamente espaço mas adicionam muito estilo pela moldura em si e melhoram a distribuição da luz, pelos reflexos. Se, mesmo assim, acha que uma moldura pode sobrecarregar esse espaço muito estreito, opte por espelhos sem molduras.

6 – Aumentando o espaço da sala de refeições

Se pensa que uma cozinha não é sítio para um espelho, afaste essa ideia da sua mente. Estes acessórios são insubstituíveis na tarefa de tornar visualmente mais amplos os espaços pequenos e, se for a cozinha, isso não muda. Apenas aconselhamos a evitar os espelhos comuns à área de preparação de refeições porque a humidade, os salpicos e os embates vão acabar com eles rapidamente!

7 – Apontamentos espelhados

Nem sempre os espelhos precisam de ter uma grande área ou de apresentarem reflexos perfeitos para terem um efeito drástico na sua decoração.

Alguns apontamentos espelhados vão fazer maravilhas na distribuição da luz natural, dando mais brilho aos espaços.

Não precisa de exagerar mas, se gostar, quem somos nós para criticar?

Nesta sugestão do gabinete Sizz Design, um pequeno tabuleiro forrado com um espelho é uma nota de luz que aviva e refresca a decoração na estante.

Puxadores com espelho? Original e extravagante, perfeito para quem gosta de inovar, numa decoração realmente brilhante!

Uma jarra a lembrar as antigas bolas de espelhos das discotecas? Muito bom! Repare no jogo de luzes reflectido na parede por trás: os espelhos também proporcionam efeitos visuais, para além do simples reflexo.

Uma jarra com flores é um acessório barato mas que pode dar um toque especial a qualquer ambiente, Quer descobrir muito mais ideias de decorações baratas para fazer já? Leia também o artigo ’21 ideias de decoração que não custam nem 1 euro


Gosta de espelhos na decoração ou prefere ambientes menos brilhantes?

Precisa de ajuda com um projeto em sua casa?
Entre em contacto!

Destaques da nossa revista